ESTADUAL TERÁ CLÁSSICOS NOS FINS DE SEMANA

Treze datas, uma a mais do que estava previsto inicialmente, terá o Campeonato Pernambucano de 2019. Pode parecer um ganho insignificante, mas o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, está vibrando. É a maneira de compensar a impossibilidade de realizar jogos durante o Carnaval, não exatamente no Recife, mas no interior do Estado. É que as atenções da Polícia Militar estarão voltadas inteiramente para as festas carnavalescas. Assim, seus homens não poderão atuar nos estádios.

– Estava confiante de que conseguiria mais uma data para o Estadual. Voltei da CBF com essa boa notícia para os clubes. O fato de poder colocar os clássicos nos fins de semana já é uma conquista muito grande. Vamos poder fazer um campeonato equilibrado, sem preocupação com datas – disse Evandro, nesta quinta-feira (25).
QUEM ENTRA – Com o Náutico, atual campeão, buscando mais um bicampeonato para enriquecer ainda mais sua história, o certame de 2019 terá 10 clubes, a saber: Afogados da Ingazeira, América, Central,  Flamengo, Náutico, Salgueiro, Santa Cruz, Sport, Vitória das Tabocas e o campeão da Série A 2, que surgirá do confronto Petrolina versus vencedor da disputa desta sexta-feira (26) em Limoeiro, entre Centro Limoeirense e Serrano, de Serra Talhada. Portanto, quatro da Capital e seis do Interior. O início será em janeiro.
COMO VAI SER – Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em jogos de ida. Os oito melhores colocados classificam-se para a segunda fase, as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados para a Séria A2 de 2020.
Nas quartas de final também haverá um jogo único, com o 1º colocado enfrentando o 8º, o 2º jogando contra o 7º, o 3º encarando o 6º e o 4º duelando com o 5º. Os times de melhores campanhas na primeira fase fazem a partida como mandantes. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Nas semifinais também só haverá jogo de ida, com os clubes de melhor campanha atuando em seu campo. Em caso de igualdade, decisão nos pênaltis.
Nas duas partidas finais, aí sim, haverá ida e volta, com o time de melhor campanha fazendo o segundo jogo na condição de mandante. Para a definição do campeão, será considerada a soma da pontuação nos dois jogos. Em caso de igualdade no número de pontos, o primeiro critério será o saldo de gols na fase (sem gol qualificado). Persistindo o empate nos 180 minutos, o campeão sairá nos pênaltis.

A BOLA – A FPF postou no seu site a bola, da marca Penalty, a ser usada no próximo campeonato. A cor laranja predomina, mas há detalhes em azul e branco, com a logomarca da competição. 

Comentários