Bosque da Fama entre a memória esportiva e a consciência ecológica

 
Ex-árbitro Nilton Agra, entre os ex-técnicos de basquete Fernando Viana e Rivaldo Paiva, será um dos homenageados 
                                                          
                                                 

Apoiado pela Prefeitura do Recife, pela Secretaria
   de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e pelo Jardim Botânico, o Panathlon Recife instituiu o Bosque da Fama, inaugurado em março de 2016. Localizado no Jardim Botânico, no Curado, à margem da BR-232, o projeto ocupa uma trilha com um espaço adequado de integração entre o esporte e a conscientização ecológica, como diz um comunicado oficial.
O Panathlon Recife, presidido pelo desportista José Pinto Lapa, é uma instituição não governamental, filiada ao Panathlon internacional, que tem sede na Itália, e é constituído de 36.626 voluntários espalhados por 24 nações, em vários continentes.

MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO

Os grandes feitos dos maiores dirigentes, atletas e jornalistas especializados que desempenharam suas atividades esportivas em Pernambuco, serão evidenciados a cada dois anos e perpetuados através desse movimento, que estimula a preservação das espécies nativas da flora brasileira, resgatando a memória do esporte no Estado. Os homenageados recebem a medalha do Mérito Panathlético e plantam uma árvore.
 – Fundamentado no parecer técnico do Jardim Botânico, no que se diz respeito ao plantio de mudas no período de verão, ficou acordada a data de 23 de março de 2019 para a segunda edição do projeto, quando cada homenageado plantará uma muda ao lado da sua placa. A data escolhida coincidirá com o encerramento da Semana da Árvore, tendo sido o evento inserido no calendário da Prefeitura do Recife e do Jardim Botânico – afirmou José Pinto Lapa, o presidente do Panathlon Recife.

PRÓXIMOS AGRACIADOS

Abraão Joaquim do Nascimento Irmão – atletismo paraolímpico; Ayrton Pedro Santa Rosa (in memoriam) – dirigente esportivo; Edinilton Vasconcelos Aquino – voleibol; Edvaldo Leandro dos Santos (in memoriam) – jornalista esportivo; Iberê Caldas Souza Leão – handebol; João Reinaldo Costa Lima (Nikita) – natação; Josenildo José da Rocha Carvalho – voleibol; Lenivaldo Moraes Aragão – jornalista esportivo;  Nilton Agra Vasconcelos Galvão – dirigente esportivo; Tavanes Melo Lopes – desporto escolar; Marco Antônio Hazin Asfora – xadrez e Warlindo Carneiro dos Santos – atletismo.





Comentários