Futebol e essa coisa toda...


Mais uma vez pinta uma oportunidade para o Sport ganhar mais espaço na luta contra o rebaixamento. A coluna também fala de futebol sub-20, Fernando de Noronha, Caruaru City e outras coisas mais.
 
Mailson busca a reabilitação (Williams Aguiar/Sport)

VAI QUE É TUA, LEÃO!
Vitória e América-MG, que, como acontece com o Sport, brigam acirradamente para não ser rebaixados no Campeonato Brasileiro, deram uma colher de chá ao rubro-negro pernambucano. Mais uma! O Vitória, do ex-alvirrubro Erich, foi ao Mineirão e levou um sonoro 3 x 0 do Cruzeiro. Já o América do nosso venerado Givanildo Oliveira tomou um vareio do Palmeiras de Felipão: 4 x 0. Cabe ao Sport pegar o ar e encarar a Chapecoense com muita garra nesta quinta-feira (22), às 19h (horário do Nordeste), na Arena Índio Condá, em Chapecó-SC. Paralelamente, corre Ceará x Paraná, em Fortaleza. Uma hora antes, Paraná x Vasco, no Morumbi. A situação dessa briga de foice, no momento, é esta: 14º) Ceará-39 pontos, 15º) Vasco, 39, 16º) Sport-38, 17º) América-37, 18º) Chapecoense-37 e 19º) Vitória-36. O Paraná já está eliminado.
REENCONTRO
O jogo em Chapecó marca o reencontro do ex-técnico Claudinei Oliveira com seus ex-pupilos no rubro-negro pernambucano. Como sempre, abraços, risos e tapinhas nas costas. Depois a conversa é outra. Salve-se quem puder.
 CSA X SANTA
 A dificuldade de arranjar um local para acomodar o jogo, fez a Diretoria de Competições da CBF mudar a data de CSA x Santa Cruz pela quinta rodada da Copa do Nordeste Sub-20. Anteriormente marcada para a próxima terça-feira, 27/11, a partida foi antecipada para segunda, 26, às 15h (do Nordeste), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Pela quarta rodada, o Santa perdeu para o ABC, no Arruda, por 1 x 0, mas com sete pontos, ainda lidera o Grupo D. Já o CSA fez valer o mando de campo e goleou o América-PE, no Rei Pelé, devolvendo o 5 x 0 que tinha sofrido do Periquito em Paulista e assumindo a vice-liderança, com seis pontos. 
TIMBUZADA 
Na expectativa da reabertura dos Aflitos, mais uma razão para a torcida do Náutico festejar. Depois de ter levantado o título pernambucano de profissionais, interrompendo um jejum que já ia chegar a 13 anos, o Náutico acaba de sagrar-se campeão sub-17. Decisão dramática com o Sport: 5 x 4 nos pênaltis após dois empates de 0 x 0.
NORONHA
Fernando de Noronha, que todos os anos recebe a Refeno, tradicional regata marítima, que parte do Recife, também curte futebol. E como! Vez por outra há torneios e peladas por lá. Agora existe uma novidade por lá. É o Campeonato Noronhense Sub-17, a ser realizado no próximo ano, sob a tutela da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A presença de Naldo Soares na organização é animadora. Trata-se de uma referência Da ilha, em se falando de esportes. É do ramo e sabe por onde pisa, pois há muito carrega sobre os ombros a responsabilidade de gerenciar ou colaborar com as atividades esportivas, emanadas do Palácio São Miguel, ou não. Ele é tipo aquele jogador pelo qual a bola tem que passar sempre. Conta com o apoio do empresário Lino Sultanum. A dupla já esteve na FPF inteirando-se das providências a serem tomadas. Agora vai!

DO AGRESTE PARA OS PAMPAS

Cauã,10 anos; Arnaldo, 12; Mayk e Julio Pedro, 13, são jogadores saídos do Caruaru City, que estão treinando nas equipes de base do Grêmio, onde são avaliados. O Caruaru City, cujo propósito é ‘fabricar’ jogadores para negociar, já engendra uma parceria com o tricolor gaúcho. De lá já saíram garotos aprovados em outras equipes do cenário nacional, como Atlético-PR, Atlético-MG e Corinthians.
O quarteto do Caruaru City em busca do futuro (ASCOM)


PERGUNTA

“O que você renderia no seu trabalho, com três meses de salários atrasados? Lembrem - se disso sempre que analisarem o rendimento dos jogadores do Sport.” (Hugo Benjamim, ex-técnico rubro-negro.)

MODERAÇÃO

Antigamente, no Jornal do Commercio, havia um rubro-negro, Cajá, que trabalhava na gráfica. e um tricolor, Bochecha, diagramador. Estavam sempre se digladiando, eticamente, é claro. Certa vez, no refeitório da empresa, eu jantava na mesma mesa deles. A conversa era a de sempre. A certa altura, Cajá fez uma crítica aos jogadores do Santa:
– É tudo um bocado de cachaceiro, e o Santa Cruz ainda quer ganhar com um time desse.
A reação de Bochecha não se fez esperar:
– Só quem bebe é jogador do Santa Cruz, os do Sport não bebem não?
– Bebem, mas bebem bem pouquinho – defendeu Cajá.  

ARGENTINOS NO RECIFE

O recorte, do Diario de Pernambuco, enviado pelo médico escritor Lucídio Oliveira, lembra a passagem do Velez Sarsfield pelo Recife, em dezembro de 1951.






Comentários