Futebol, essa coisa toda......


Amistoso da Seleção, a agonia para não ser rebaixado, final do Pernambucano Sub-17, decisão do Feminino, Copa do Interior e a história de um goleiro declaradamente homossexual são assuntos abordados.

MISTÉRIO SEM SENTIDO

Cada um, seja em que profissão for, tem sua maneira de trabalhar. Porém, às vezes, grandes ou pequenas atitudes provocam polêmica. No encerramento de suas atividades deste ano, a Seleção Brasileira enfrenta a de Camarões nesta terça-feira, 21, em Londres, às 16h30, no horário do Nordeste. Trata-se de um simples amistoso, como foi o da semana passada com o Uruguai, quando vencemos por 1 x 0. Não vamos dizer que o jogo não tem importância, que tem. Pátria de chuteiras ou não, qualquer partida da Canarinha para mim é importante, principalmente porque, mesmo fora de competição, o técnico precisa estar sempre girando seu periscópio para sentir o que se passa com seu pessoal dentro de campo. Mas, vamos e convenhamos, fazer mistério em torno da escalação para um amistoso sem maiores consequências, deixando para anunciar a formação da equipe em cima da hora, é um tanto exagerado. Com isso, Tite levou os jornais a anunciarem o time do Brasil, como “provável”, a exemplo do que se fazia quando eu comecei a trabalhar. Se fosse final de Copa do Mundo até que se justificaria. Todavia, como eu disse lá em cima, cada um tem seu modo de agir. Portanto, vamos à equipe verde e amarela, que o pessoal que acompanha a Seleção lá na terra do rei Arthur, acredita que vai começar o amistoso: Ederson; Danilo (Fabinho), Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Allan, Walace (Rafinha) e Arthur; Neymar, Firmino e Richarlison (Willian).

O REBOLO DA SÉRIE B
Essa briga para se saber quais são os três clubes a fazer companhia ao rebaixado Paraná, na Série B, está provocando muitos calafrios Brasil afora. Se a coisa fosse resolvida hoje, cairiam, além do lanterna paranaense, que é dirigido pelo pernambucano Dado Cavalcanti, que nada tem a ver com o descenso, estariam rebaixados América, do também pernambucano Givanildo Oliveira (17º/37), Chapecoense (18º/37) e Vitória (19º/36). Faltando três rodadas, estão fora do Z 4, mas correndo perigo, Ceará (14º/39), Vasco (15º/39) e Sport (16º/38). O Ceará obteve um expressivo empate (0 x 0) com o Fluminense, no Maracanã, e espera o Paraná, seu adversário de quinta-feira. No mesmo dia, o Sport encara a Chapecoense, em Santa Catarina. Ali até um empate sai de bom tamanho, embora o ideal seja a vitória. Depois de  Chapecó, o rubro-negro pernambucano irá a São Paulo encarar o São Paulo, encerrando sua campanha na Ilha do Retiro contra o Santos.   
PRIMEIRA QUEDA
A seleção de Paulista estava invicta havia nove jogos na Copa do Interior. Classificada para as semifinais, de onde sairão os dois finalistas, coube-lhe encarar Belo Jardim em busca da vaga. O primeiro jogo, domingo passado (18), no Sesc/Mendonção, mostrou uma realidade antiga no futebol. Não existe time imbatível.  


Assim, os paulistenses sofreram sua primeira derrota na competição. Esperam ir à forra domingo que vem (25), em casa, ou seja, no Ademir Cunha, e se classificarem para a grande final. O técnico Larry Gomes vai poder contar com os jogadores que integram a equipe sub-20 do América. No dia do jogo de ida, eles estavam enfrentando o CSA, no Rei Pelé, em Maceió, com a camisa alviverde, pela Copa do Nordeste Sub-20.
BONS DE BOLA

Nesta quarta-feira, 21, será conhecido o campeão pernambucano da categoria sub-17. Náutico e Sport enfrentam-se, às 15h, no Estádio Gileno de Carli, Cabo de Santo Agostinho. No primeiro jogo da decisão houve um empate sem gols, na Ilha do Retiro. Neste novo encontro leva a taça o time que vencer. Um novo empate motivará cobrança de pênaltis para se conhecer o campeão

BOAS DE BOLA
O Sport sapecou uma ‘lavagem’, como se dizia no tempo do arco da velha, no Ipojuca e classificou-se para disputar com o Náutico o título de campeão pernambucano feminino de 2018. As garotas da Ilha do Retiro venceram por 8 x 0, gols de Karla (3), Ingryd, Paloma, Bruna, Otília e Crisciane. A decisão começa domingo que vem (25). O primeiro mando de jogo é do Timbu, e o segundo, quarta-feira (28), é do Sport. As leoas levantaram há pouco tempo a Copa Cidade do Paulista, uma espécie de Nordestão, com equipes dos nove Estados do Nordeste. Sobre o primeiro jogo da final, informa Luís Cláudio, o mesmo do futsal, que coordena o futebol das mulheres, nos Aflitos, o local deve ser o Estádio Ademir Cunha, em Paulista. “Nossa escolha foi para lá, mas está havendo um problema de logística, que esperamos resolver”, afirmou o dirigente. Também domingo, Centro Limoeirense e Ipojuca decidem o terceiro lugar, em Limoeiro.
GOLEIRO ANTIGAYS
Há algum tempo, o FC Midtjylland, equipe da Primeira Divisão do futebol dinamarquês, demitiu o goleiro polonês Arek Onyszko, que em sua autobiografia dizia abertamente que odeia os homossexuais. “Após ter a oportunidade de ler o livro e de discutir seu conteúdo, não vemos outra saída senão demitir Arek” - expressou o clube em um comunicado. Na época, 2009/10, Onyszko era  um dos melhores goleiros do Campeonato Dinamarquês. Ele já tinha sido dispensado de um outro clube do país depois de ter sido condenado a três meses de prisão por agredir a ex-mulher.


Comentários