Futebol, essa coisa toda

Pernambuco terá quatro equipes na 50,ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. A coluna traz mais coisas, como boleiros, futebol feminino e o Central 

QUARTETO NA COPINHA

Pernambuco estará presente à Copa São Paulo de Futebol Junior de 2019, com Náutico, Porto, Santa Cruz e Sport. Ao todo, 128 clubes, divididos em 32 grupos. A disputa do torneio será de 2 a 25 de janeiro. Sport e Náutico jogarão no Interior; Porto e Santa Cruz farão parte de grupos sediados na Capital. Vejamos:

Sport-Grupo 4, em Assis, 103.666 habitantes, a 434 km de São Paulo. Demais equipes: Vocem (SP), Vitória da Conquista (BA) e Sport (AL).

Náutico-Grupo 8, em Rio Claro, 178.613 habitantes, 173 km para a Capital. Os outros são: Rio Claro, local, Velo Clube (SP) e Marília (MA). 

Porto-Grupo 18, em São Paulo, 12,1 milhões de habitantes. Demais equipes: Paulista (SP), Vila Nova (GO) e Red Bull Brasil (SP).

Santa Cruz-Grupo 31, também na capital paulista. Demais equipes: Nacional (SP), Goiás (GO) e São Bento (SP).

CINQUENTENÁRIO

A Copa Cidade de São Paulo viverá em 2019 uma edição histórica, pois comemorará seu cinquentenário. Em 1969, disputada pela primeira vez, fez parte dos festejos do 415º aniversário da cidade de São Paulo. Destinava-se a equipes paulistas. Só Corinthians, Palmeiras, Juventus e Nacional participaram. A ideia era reunir times profissionais, porém, como os jogadores estavam de férias, o jeito foi acionar os juvenis. O campeão foi o Corinthians. Meio século depois, a Copinha, como também é chamada, abrange todos os Estados do Brasil.

.

CENTENÁRIO
Site do Central

Numa criação do seu diretor de marketing, Caetano Neto, o Central Sport Club já tem o selo que marcará seu centenário a transcorrer em junho de 2019.  A marca do alvinegro secular "100TRAL - Um século de paixão" vai ser colocado nos uniformes da Patativa, bem como em camisas e produtos outros que lembrarem o grande acontecimento. Até o fim do ano haverá o lançamento de uma terceira camisa relativa aos 100 anos.

ITAMAR DOS ANOS 50

Morreu esta semana em Maceió, Itamar, ex-jogador do Sport nos anos 50. Tinha 83 anos e era filho de Dengoso, campeão pelo Santa Cruz em 1946, antes de defender o Leão, também na década 50. Outro filho de Dengoso, Humaitá, igualmente saiu de Alagoas para brilhar no Santa Cruz, tendo ido depois jogar em Portugal.

BOLEIROS

Pela primeira vez, o Dia do Boleiro, cuja 18ª edição está marcada para o sábado 8 de dezembro, será no Centro do Esportes Santos Dumont. Este, depois de remodelado tem recebido muitos eventos. Agora é a vez da turma de ex-craques chegar por lá. Está programado um torneio de futebol, reunindo veteranos – antigamente eram os caducos, hoje são másters – de América, Central, Náutico, Santa Cruz e Sport. A partir das 9 horas, a bola rola. Mais tarde haverá a tradicional feijoada, regada a água que passarinho não bebe. A diretoria da Associação Craques Eternos esteve na FPF convidando o presidente Evandro Carvalho, ele que é um indomável peladeiro. Mas só vai assistir.






ELAS COM A BOLA

Rodada dupla neste domingo (25), no Estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca, no futebol feminino. Primeiro, às 15h, haverá o duelo entre o time da casa, o Ipojuca, e o Centro Limoeirense. Depois, às 17h, Náutico e Sport se enfrentam em igualdade de condições. Por ter uma equipe montada há mais tempo, as leoas são apontadas como favoritas. Mas a timbuzada está preparada para ir à luta. A entrada custa um quilo de alimento. É para o Hospital do Câncer de Pernambuco.


O TIME DELES

Ivan Morais (jornalista e vereador do Recife) – Sport

Luciana Santos (vice-governadora eleita de Pernambuco) – Santa Cruz

Luciano Siqueira (vice-prefeito do Recife – Náutico.




Comentários