Sport com mais chance de cair do que sobreviver



A frase imortalizada pelo jornalista e treinador João Saldanha de que “a vaca está indo pro brejo” cai neste momento, com todo peso, sobre a Ilha do Retiro. A derrota para a Chapecoense foi fatal. Enquanto o time catarinense saiu da zona de rebaixamento, a equipe pernambucana voltou. Muita gente acha que para ficar.

O time de Milton Mendes tem, a essa altura, duas equipes poderosas a enfrentar. Segunda-feira (26) é contra o São Paulo, no Morumbi, e na rodada de encerramento do Brasileirão diante do Santos, em casa.

O encontro com o time de Diego Souza vai exigir muito, principalmente em se falando de um time irregular, como tem sido o do Sport neste Campeonato Brasileiro.

Em Chapecó, o Sport viu a banda passar (Sirli Freitas/Divulgação)

Para se ter uma ideia da natureza do confronto, o São Paulo, quinto colocado, tem 62 pontos, com 16 vitórias, 4 empates e 6 derrotas; fez 46 gols e levou 33, ostentando, portanto, o saldo de 13.

Já o Sport chega à penúltima rodada em 17º lugar, abrindo, assim, o grupo da degola. Tem 38 pontos, com 10 vitórias, 8 empates e 18 derrotas, 33 gols a favor e 56 contra, o que dá um saldo negativo de 23.  

Na rodada passada, o Vasco da Gama, que vinha lutando com unhas e dentes para não cair no quarteto dos desvalidos, obteve uma confortável vitória contra exatamente o São Paulo. Dessa forma, o Almirante afastou-se mais um pouco do Z 4 e tornou uma vitória são-paulina no jogo de segunda, em São Paulo, de extrema necessidade. E de muita cobrança da torcida.

O Ceará também pulou fora da área tortuosa, com sua vitória, esperada, sobre o lanterna e já rebaixado Paraná.

Para se ter uma ideia aqui está a situação para esta penúltima rodada das equipes que lutam contra o rebaixamento:

Vasco (14º/42) x Palmeiras (em casa)
Ceará (15º/42) x Atlético Paranaense (fora)
Chapecoense (16º/40) x Corinthians (fora)
Sport (17º/38) x São Paulo (fora)
América-MG (18º/37) x Bahia (em casa)
Vitória (19º/36) x Grêmio (em casa).

Pela linguagem fria dos números, as chances do Sport são muito poucas, mas, como em futebol nunca existe a verdade absoluta, resta à torcida leonina torcer para que uma zebra apareça pastando no gramado do Morumbi.

Por enquanto, segundo os especialistas, as possibilidades os times situados no rebolo de baixo caírem para a Série B são estas:

Vitória 97%
América MG 87%
Sport 73%
Chapecoense 31%
Vasco 4%
Ceará 3%

Comentários