Fé, bola e matemática




Nunca se recorreu tanto às orações e à matemática, na Ilha do Retiro, como agora. O Sport joga sua cartada decisiva para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro e, além da bola, está de olho nos números. O Leão recebe o time reserva do Santos, que viajou ao Recife sem 10 titulares, incluindo o artilheiro do campeonato, Gabigol, com 18 gols. Mas não deixa de ser o Santos.

O técnico Cuca faz sua despedida, pois está encerrando a segunda passagem pelo Peixe,  para cuidar da saúde.

No jogo de ida, na Vila Belmiro, vitória santista por 3 x 0. A torcida, pelo movimento que se viu na compra antecipada de ingressos, vai encher a Ilha. Torcida, é verdade, não joga, mas ajuda.

O técnico Milton Mendes tem feito o maior esforço para manter o moral de sua equipe em alta.
– Nosso ambiente é muito bom. Os jogadores estão conscientes da responsabilidade. Em 12 rodadas anteriores, tínhamos 97% de chance de cair. Hoje, na última rodada, temos possibilidade de ficar. Os jogadores estão com muita vontade. O nosso torcedor tem sido extremamente leal – disse o treinador numa de suas entrevistas durante os preparativos para o encontro fatal.

Nessa tarefa, o comandante rubro-negro vem contando com um apoio importante saído do próprio elenco. É do goleiro Maílson, o substituto de Magrão, que deixou a equipe por causa de uma lesão grave e, no momento, recupera-se de uma cirurgia. Com magníficas atuações, o jovem valor se firma cada vez mais e tem respaldo perante a galera.

DE OLHO NOS OUTROS

O Sport entra em campo neste domingo (2), às 16h, no horário do Nordeste, com a missão de ganhar os três pontos. O problema é que mesmo que isso aconteça, o que está inteiramente na linha das probabilidades, a tarefa de Maílson e seus companheiros não estará encerrada. Outros times que estão em situação idêntica à do rubro-negro pernambucano, procuram igualmente salvar-se do naufrágio.

Dois já estão rebaixados, o Paraná e o Vitória, restando duas vagas para ser completado o quarteto da degola.

O drama começa com o 14º colocado, o Fluminense, que recebe o América mineiro, dirigido pelo pernambucano Givanildo Oliveira. Ambos estão no rebolo. Vejamos os jogos de cada equipe que faz parte dessa batalha para fugir do rebaixamento. Em negrito, os times que ainda lutam para sobreviver.

Fluminense (14º / 42 pontos) x América-MG (17º / 40)
Vasco (15º / 42) x Ceará
Chapecoense (16º / 41) x São Paulo
Sport (18º / 39) x Santos

No caso do Sport, uma vitória deixa o representante de Pernambuco com 42 pontos. A torcida é para que pelo menos dois dos quatro times em questão não avancem na pontuação. Vale salientar que no número de vitórias, o primeiro critério de desempate, só o Fluminense, com 11, tem vantagem sobre os outros quatro, todos com 10. O Sport só não pode se ater ao saldo de gols, uma vez que com menos 23 leva uma enorme desvantagem para todos.  

LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA

Com dois times já rebaixados – Paraná e Vitória –, o Campeonato Brasileiro chegará em sua rodada final com cinco ameaçados para duas vagas no Z-4. Sport, América-MG, Chapecoense, Vasco e Fluminense jogam pela permanência na Série A neste domingo. O Ceará está livre do risco de queda.

A equipe pernambucana, que empatou com o São Paulo por 0 a 0 no Morumbi, chegou a 67% de chance de ser rebaixada, de acordo com os cálculos de Tristão Garcia. O América-MG, mesmo com um ponto a mais, tem 77%. O Fluminense, melhor colocado entre os ameaçados, tem apenas 5%.

Comentários