Futebol e essa coisa toda



Em Pernambuco,com os clubes em baixa é fácil tirar jogadores para outros times, mesmo que sejam titulares, principalmente agora, sem nenhum na Série A. Este e outros assuntos estão na coluna, como a entrega de um troféu pelo inesquecível Jota Soares a Dario Peito de Aço.  


NOVO MAPA

O mapa do futebol do Nordeste está mudando. Pernambuco já não é mais aquele polo de atração absoluto. O técnico Roberto Fernandes não pensou duas vezes para renovar o contrato com o CRB, onde estará mais em foco do que se estivesse trabalhando no Náutico ou no Santa Cruz, clubes da famigerada Série C. Já o CRB por ser da Série B, estando, portanto, numa divisão superior, terá bem mais foco do que alvirrubros e tricolores. Foi por isso que Jhonatam decidiu trocar o Náutico pelo CSA, que está na Série A. Até Jobson deixou o Timbu pelo Red Bull, de São Paulo, onde se encontra o goleiro Júlio Cesar, que saiu do Náutico praticamente execrado.

Jhonatam (Divulgação)


POR FALAR NISSO...

O próprio Sport, cujos convites os jogadores atendiam de olhos fechados, já não tem mais poder de fogo para atrair a boleirada. Ao ser rebaixado para a CBF vai ganhar o mesmo que o CRB, por exemplo, como participação na cota da TV. Em vez de 40/50 arrecadará 7/8 milhões. Tanto que a conversa salarial agora é outra.

SANTINHA EM CAMPO

O Santa Cruz joga nesta quinta-feira, 6, mas trata-se do time sub-20, que enfrenta o Bahia. O jogo, único, está marcado para 20h e terá como palco o Estádio Lourival Batista, o Batistão, em Aracaju. A partida reunindo os tricolores de Pernambuco e da Bahia, pelas semifinais da Copa do Nordeste Sub-20 levará o vencedor para a final da competição, no próximo sábado, contra o vencedor de Fortaleza x River, também nesta quinta, no Batistão, mas às 15h.  

A ESTRELA SOBE

Mesmo tendo sido repudiado pela torcida do Sport e recebido críticas acerbadas, o lateral esquerdo Renê se deu muito bem ao mudar de clube, embora mantendo as cores da camisa. No Flamengo passou  a ser respeitado e admirado, tanto que foi escolhido como o jogador da posição na seleção do campeonato, cujos integrantes foram premiados segunda-feira (3) pela CBF.

Renê, na seleção do Brasileirão


FESTA DE ARROMBA

É o que está sendo preparado para domingo que vem bem, o Ademir Cunha, em Paulista, quando será conhecida, entre Paulista e Cachoerinha, a seleção campeã do interior, de 2018. Haverá a entrega solene de troféu e medalhas, tudo conforme o figurino.

TIRO LIVRE

COM uma programação dupla, está marcada para 15 e 16 de dezembro, sábado e domingo, a inauguração do primeiro campo do CT do Santa Cruz. *** UMA coincidência, pois no dia 16, o Náutico reabrirá com muita festa e um amistoso internacional contra o Newwees Old Boys, da Argentina, o renovado Estádio Eládio de Barros Carvalho.*** TERMINADA a Copa do Interior, o diretor de Futebol Amador da FPF, Jorge de Araújo Vieira Júnior. Vai tomar novos ares, nos Estados Unidos. Em Atlanta manterá contato com Zé Roberto, técnico e estudioso do futebol. Júnior Parafina, como é conhecido, busca novos conhecimentos na área. *** AS ELEIÇÕES do Sport esquentam. Milton Bivar e Eduardo Carvalho se digladiam, até agora, de maneira civilizada, como não poderia deixar de ser.

AO REDOR DO TEMPO

O comentarista Jota Soares é uma das figuras inesquecíveis da crônica esportiva pernambucana pela maneira bastante peculiar de comentar uma partida de futebol, quando se dirigia diretamente a uma pequena plateia que se formava diante da cabine que ocupava. Entusiasmado, Jota esquecia-se do tempo e prolongava seu comentário. Em alguns momentos era aplaudido pelos espectadores. E haja falação. Eclético, foi galã de cinema, na época do Ciclo Pernambucano, juiz de luta de boxe. etc. Sabia tudo de cinema. Criou o Troféu Jota Soares, que era entregue todos os anos ao artilheiro do Estadual. Na foto, ele aparece ao lado de Dario, o Peito de Aço (Sport, Santa Cruz e Náutico), depois de passar-lhe o galardão. Jota Soares atuou em várias emissoras de rádio e tevê do Recife.


 
Dario e Jota Soares


Comentários