Futebol e essa coisa toda...


Delinquentes que agiram de maneira criminosa após a decisão do Pernambucano Sub-20 criaram novas e cruciais dificuldades para o Santa
EM CIMA DA QUEDA, COICE 
O Santa Cruz já não vai bem, relegado novamente a um pouco honroso lugar na terceira divisão do futebol brasileiro, e envolve-se numa confusão que só lhe traz prejuízo. A sangrenta agressão ao árbitro Tiago Nascimento de Oliveira, efetuada, segundo a FPF, por gente diretamente ligada ao clube, só faz aumentar o martírio pelo qual a Cobra Coral vem passando.
Talvez o pessoal que partiu raivosamente para cima do quarteto da arbitragem ignorasse que não ficaria imune ao foco das câmaras internas da Arena de Pernambuco. Nem impune. Tanto a turba, como o Santa Cruz, que era o mandante do jogo.
Por azar dos agressores, o novo presidente da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), Salmo Valentim, empossado no dia 2 de novembro, mora no Recife, e se não viu o ato criminoso, acompanhou e foi protagonista dos acontecimentos posteriores.
Salmo Valentim: a ANAF por perto

Salmo agiu imediatamente, juntamente com o presidente da Ceaf (Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol), Emerson Sobral, no sentido de levar a FPF, através do presidente Evandro Carvalho a tomar as medidas disciplinares cabíveis.
É bom lembrar que neste sábado, o Santa Cruz recebe o América, às três da tarde, no Arruda, pela Copa do Nordeste Sub-20. O torneio é organizado pela CBF e no caso, o buraco é ‘mais em cima’.
DAQUI NÃO SAIO
Não é confortadora a situação do goleiro Jefferson. Emprestado pelo Náutico ao Atlético Goianiense, chegou a fazer 25 jogos pela Série B. Mas foi devolvido. Vai se apresentar ao Timbu após as férias, sabendo que seu ex-reserva Bruno é o dono da posição, e deve estar cantando aquela música “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. O segundo homem da posição é Luís Carlos. Este, por sua vez, encontra-se na ponta dos cascos, tal qual um touro miúra esperando seu momento de entrar na arena.   
PELANCA
Este é um goleador que vai dar as caras neste domingo (2), no Grito da República, em Olinda. Lá, a partir de 9h, Centro Esportivo do Pina e Botafogo da Estância buscam o título de campeão pernambucano, categoria amador. Pelanca é a grande atração do Botafogo, e para vê-lo não precisa pagar. É na base do 0800.
A equipe do Pina reage com uma trinca que gosta de balançar as redes: Felipe, cinco gols na competição, Alison e Guilherme, quatro, cada. Quem não puder ir ver Pelanca em carne e osso, pode fazê-lo pela TV FPF.
METEORO
O fixo Cadu Lima, do futebol 7 do Sport, foi convocado para defender o Brasil na primeira Copa do Mundo da modalidade, a se realizar em Curitiba, a partir do dia 11 deste mês. Anteriormente, Cadu esteve na Copa Intercontinental, Copa América e Copa das Nações. Tudo isso no ano passado. 
LÁ E LÔ
Interessante é que outro jogador do Sport, William Vassoura, também foi convocado, só como atleta do Zaragoza. É que ele, embora atualmente defenda o Leão, joga também pelo clube espanhol
TIRO CURTO

GENA e Adelson Wanderley serão homenageados in memoriam no Dia do Boleiro, sábado que vem (8), no Centro de Esportes Santos Dumont. *** O PORTO ainda festeja a conquista do título de campeão pernambucano sub-20. O Santa Cruz ficou com o vice-campeonato e com o vice-artilheiro da competição, Adriano Napão. O principal goleador foi Ramildo, do América. *** LEVA o nome de Francisco Pereira de Melo, Tico, o troféu a ser entregue à seleção campeã do interior, Cachoeirinha ou Paulista. É uma homenagem a um ex-jogador, do Náutico e do Ferroviário, que presidia a liga do Cabo de Santo Agostinho, com grande zelo. *** MESMO sem ter praia, Belo Horizonte sedia neste fim de semana o BH Open de Beach Tennis. Ceará e Bahia representam o Nordeste. Cadê Pernambuco? Demais participantes são Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. *** DÁ GOSTO ver a movimentação dos clubes, do Recife e do Interior,  no sentido de arrumarem a casa para a disputa do Campeonato Pernambucano 2019, ano do centenário do Central.

AO REDOR DO TEMPO

Anualmente ano, o radialista Washington Ramos premia “os melhores da crônica esportiva” e sempre dá o nome de algum cronista ao evento.  Louve-se o esforço do companheiro em segurar essa barra, que certamente não é fácil. Este ano, o troféu distribuído aos laureados levou o nome de Amaury Veloso, veterano cronista ao lado de quem convivi vários anos na redação do Diario de Pernambuco e que continua dando suas opiniões através do facebook. Homenagem mais do que merecida. Parabéns aos dois, Washington e Amaury.
Washington e Amaury


O TIME DELES

Maciel Melo (cantor e compositor) – Santa Cruz
Roberto Magalhães (ex-governador de Pernambuco) – Sport
Samir Abou Hana (jornalista) - Náutico




Comentários