‘Gato’ cearense leva torcida do Sport a esperar um milagre


Quem achava que a agonia vivida pela torcida do Sport, nos últimos dias, tivesse desdobramento, mesmo com o rubro-negro rebaixado para a Série B, a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro? Quando a torcida do rubro-negro pernambucano, mesmo a contragosto, começava a absorver a queda, eis que surgiu uma notícia, provocando inquietação entre os torcedores do Sport, Ceará, Goiás e Ponte Preta.

Circula a notícia de uma possível perda de pontos pelo Ceará, que por isso terminaria rebaixado em lugar do Leão da Ilha do Retiro. Alega-se uma flagrante irregularidade na situação do jogador Ernandes, lateral que este ano defendeu o Ceará e o Goiás. O Esmeraldino, que emergiu da Série B para a A também corre perigo. Perderia a vaga para a Ponte.


DUAS IDADES

Ernandes surgiu como personagem indesejado de uma novela que ele espera tenha um fim menos traumático do que a trama que já tomou conta dos meios esportivos. O atleta seria mais um ‘gato’ entre tantos aparecidos no futebol brasileiro. Seus documentos, segundo a denúncia a ser julgada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) mostraria uma idade irreal. Ele é dois anos mais velho daquilo que está no papel.
Ernandes (Divulgação)


Nascido em Félix do Araguaia, em Mato Grosso, Ernandes tem duas idades. De acordo com o BID (Boletim Informativo Diário), publicado pela CBF,  ele nasceu em 11/11/1987, em vez do que traz a certidão de nascimento, que é 11/11/1985.

Pelo que determina o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) em seu artigo 214 poderá haver “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,000,00 (cem mil reais).”

EXEMPLOS

No caso do Ceará, o Sport, parte diretamente interessada acompanha a situação atentamente. Porém, os dirigentes do Ceará, assim como os do Goiás, mostram-se muito tranquilos.

Um caso parecido aconteceu em 2006, quando foi descoberto que o volante Carlos Alberto, do Figueirense, era um tremendo ‘gatão’, porquanto tinha cinco anos a mais do que constava na sua documentação. O clube foi inocentado, mas o jogador levou uma longa suspensão.

Na edição desta terça-feira, 4, o Diário do Nordeste, de Fortaleza, lembra uma situação havida em 2000, envolvendo Clodoaldo, fulgurante e polêmico atacante do futebol cearense. Sua documentação na Federação Cearense de Futebol dava o dia 22/12/1978, como a data do nascimento, porém, certidão fornecida pelo cartório de Ipu, a cidade onde o jogador nasceu, apontava 28/12/1978. Ou seja, a data tinha sido alterada. Na oportunidade, o presidente da entidade, Fares Lopes, puniu apenas o jogador, com uma suspensão de 29 dias.

Acontece, todavia, que no âmbito federal, que é o caso do STJD, a interpretação poderá não ser a mesma do cartola cearense.




Comentários