Nordeste na Copinha: Fortaleza é o time cearense mais presente



No próximo ano, na realidade, na próxima semana, o centenário Fortaleza Esporte Clube, fundado em 18 de outubro de 1918, começará a disputar a Copa Cidade de São Paulo de Futebol Júnior pela 15ª vez. O time cearense que mais participou da competição, será um dos três representantes da Terra de Iracema na 50ª edição da chamada Copinha, ao lado do Ceará Sporting Club e do Horizonte Futebol Clube.

O Tricolor do Pici, como é conhecido, por ser localizado no bairro do mesmo nome, está em grande evidência após a volta à primeira divisão nacional e pela conquista do título de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2018.  


O Fortaleza, que leva o nome da capital cearense, quinta cidade mais populosa do Brasil, com 2,6 milhões de habitantes, está colocado no Grupo 19. Este terá como sede Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas, com 247 mil habitantes e a 99 quilômetros de São Paulo.

Os adversários da equipe cearense serão o Primavera local, o Sertãozinho, da cidade paulista do mesmo nome e o Queimadense, de Queimadas, Paraíba. Sua estreia será na quinta-feira 3 de janeiro, às 15h (horário do Nordeste), contra o Queimadense. Na preliminar, às 12h45, Primavera x Sertãozinho.

CEARÁ

O alvinegro de Porangabuçu, terá sua 11ª participação na Copinha. Também sediado em Fortaleza, o Ceará foi fundado em 2 de junho de 1914. Seus jogos na primeira fase, pelo Grupo 1, serão disputados em Andradina, 56 mil habitantes, a 630 quilômetros da capital paulista.


Só numa ocasião, no ano passado, o Ceará conseguiu passar da primeira fase, mas foi eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas de final.

O Vovô medirá forças com os paulistas Andradina, o clube anfitrião, e Ponte Preta, e com o Ceilândia, de Brasília. Na primeira rodada, na quinta-feira 3 de janeiro, enfrentará o Ceilândia, às 15h. Antes disse haverá Andradina x Ponte Preta, às 12h45.

HORIZONTE

Os 66 mil habitantes de Horizonte, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, 40,1 quilômetros da capital, estão ansiosos pela segundo envolvimento na Copinha do time que leva o nome do município, e que foi fundado em 3 de julho de 2004.

O Horizonte, oriundo da terceira divisão cearense, que de acesso em acesso chegou à Série A 1, está incluído no Grupo 9, com localização em Franca, a 400 quilômetros da capital paulista, com 313 mil habitantes.



Além do clube cearense compõem o pelotão francano, o Botafogo e a Francana, da cidade, e o Cuiabá, de Mato Grosso.

Na primeira rodada, em 3 de janeiro, Botafogo/SP x Horizonte/CE (17h) e Francana/SP x Cuiabá/MS (19h15).




Comentários