Futebol e Essa Coisa Toda


CAMPEONATO DE TIRO CURTO

Num campeonato de tiro curto como estes que reinam em todos os Estados do Brasil, há que se aproveitar a oportunidade de pontuar. Em Pernambuco, o quase centenário Central está absorvendo essa prática. Com dois jogos disputados, tem duas vitórias, sobre o Náutico (2 x 1) e Salgueiro (3 x 2) e está na liderança. Sua torcida se alegra, embora muita água ainda vá correr sob as pontes sobre Rio Ipojuca, que corta Caruaru. É importante manter o otimismo.

CAMPO NEUTRO
O Sport reabilitou-se da derrota que havia sofrido em seu domínio para o Flamengo de Arcoverde. Jogou fora de casa e derrotou o Vitória por 2 x 0. O Tricolor das Tabocas também estava fora em território alheio, embora o mando de campo lhe pertencesse. O campo era neutro: Arena de Pernambuco.

Embora tenha lutado, o Vitória se rendeu ao Sport (Foto de Genival Paparazzo/Cortesia)


NA TERRA DO CARDEAL
O Santa Cruz foi a Arcoverde já esperando dureza. O time dirigido pelo ex-goleiro Nilson (Corrêa Júnior), que defendeu o Santa e o Náutico, mostrou que a vitória em cima do Sport não tinha sido à toa. Desta vez, jogando no Estádio Áureo Bradley, o rubro-negro da terra do cardeal Arcoverde segurou um empate com o Santa Cruz por 1 x 1. Vai bem.

É DE FAZER RIR

Ao contrário do célebre frevo-canção de Luís Bandeira “É de Fazer Chorar”, isso que aconteceu com Milton Cruz provoca gargalhadas. Na estreia do Sport no Estadual, além da inesperada derrota para o Flamengo de Arcoverde, em plena Ilha do Retiro, o técnico deu pela ausência do celular. Como o aparelho tem rastreador, a polícia logo chegou ao seu portador, que era nada mais nada menos do que um dos gandulas que trabalharam no jogo. A FPF é quem controla a partida, por intermédio do delegado do jogo, mas os gandulas são contratados e pagos pelos clubes.

CARNEIRÃO JÁ ERA

Pelo terceiro ano consecutivo, o Vitória se vê impedido de usar o Carneirão, de sua cidade, para os jogos em que é mandante no Campeonato Pernambucano. Está utilizando a Arena de Pernambuco. O estádio municipal de Vitória de Santo Antão continua impossibilitado. “O prefeito diz que não vai gastar o dinheiro da prefeitura com o Carneirão porque futebol é coisa pra maloqueiro”, disse-me Fernando Nogueira, presidente do Vera Cruz, também da terra da aguardente e do bom carnaval. O Vera Cruz está na Série A 2 e pensa também na Arena. Tome gasto.

Quem era o Carneirão? ( Foto da internet)
)


EVALDO DE VOLTA

O jornalista Evaldo Costa tomou posse nessa quarta-feira, 23, na direção do Arquivo Público Estadual de Pernambuco Jordão Emerenciano, função que já exerceu. Portanto, está de volta à casa, que um, entre outras funções, abrigou uma cadeia e “hospedou” o da Revolução Pernambucana Frei Caneca nos dias que antecederam seu fuzilamento.
O paraibano pernambucanizado José Evaldo Costa é um velho companheiro de redação. Começou no jornalismo no antigo Tabloide Esportivo, do qual eu era cofundador. Depois voltamos a estar juntos no Jornal do Commercio e noutras publicações. Percorreu outros caminhos sem deixar o ramo que escolheu. Conhece futebol, como ninguém, e é apaixonado pelo Santa Cruz. No Arquivo substituirá o também jornalista Felix Filho, que não deixa a Casa.

DE TRICOLOR PARA TRICOLOR

Quem atuou como mestre de cerimônia na (re) posse de Evaldo foi um funcionário do Arquivo, tricolor, como o empossado. Falo de Fred Carvalho, ex-dirigente coral, com uma importante atuação no futsal, depois de ter sido jogador. Também foi presidente da Federação Pernambucana de Futsal.

CLÁSSICO BOM DE BOLA

É o que se espera para este domingo (27), na Ilha do Retiro. Sport e Náutico reeditam o tradicional Clássico das Emoções. Tradição e rivalidade em jogo. Quem perder não terá oportunidade de dar o troco, pelo menos nesta primeira fase, que só tem ida, sem volta. Talvez na segunda etapa – quartas de final – dependendo das colocações.

O IMPARÁVEL

Mesmo já oitentão, o ex-jogador e empresário de futebol – mais diletante do que profissional –Ita Francelino é imparável. Está sempre em movimentação. Há duas semanas, na estação do metrô, no bairro de Afogados, surgiu uma grande confusão, com correria para todos os lados, principalmente depois que tiros foram ouvidos. No tumulto, Ita foi ao chão e sofreu uma fratura de fêmur, segundo me informa o também empresário Nivaldo Gomes após conversar com pessoa de família. Foi operado na Santa Casa de Misericórdia, de onde já está saindo, graças a Deus.

NOVO SÉCULO

Está longe, mas é bom a colônia recifense de Santa Cruz do Capibaribe botar logo na agenda. No dia 27/12/2019, a Sociedade  Musical Novo Século, fundada em 04/10/1900, fará uma exibição especial no Teatro de Santa Isabel, onde se apresentará pela primeira vez.

A banda santa-cruzense tem sua ligação com o futebol. Em tempos longínquos, além da recepção á delegação visitante, “a banda”, como é popularmente tratada, deslocava-se, com os músicos uniformizados até o “campo”, fora da cidade, para animar os jogos do Ypiranga, executando dobrados, marchas e frevos, principalmente quando a hoje Máquina de Costura fazia um gol.  

REGISTRO FINAL




Jogo do Central no campo do  Sport Club Caruaru. Este, durante vários anos rivalizou com o próprio Central. A torcida está praticamente dentro da cancha. Esse amistoso transcorreu em 1927. Décadas depois, na época da Segunda Guerra Mundial, o Exército ocupou as dependências do Sport. Lá ainda está hoje. O clube levou a União à Justiça e após uma longa batalha, terminou sendo indenizado.

O TIME DELES
Ivan Maurício (jornalista) Santa Cruz
Leonardo Sullivan (cantor e compositor) Sport
Maurício Rands (advogado e político) Náutico






Comentários