Futebol e essa coisa toda


(Sumário da Coluna: o choro de Jorge Henrique; Sport e Porto também sobraram; jogadores levam o Sport à Justiça;Augusto volta a balançar a rede do velho rival; Dodô a caminho da Ilha; paraibanos repudiam torcidas organizadas do Santa); Copa do Brasil; Copa do Nordeste; Campeonato Pernambucano; Jucélio, Bola de Ouro).

LÁGRIMAS SINCERAS

O meia atacante Jorge Henrique não escondeu a emoção e foi às lágrimas quando de sua apresentação oficial, novamente como jogador do Náutico. Estava ao lado do hoje auxiliar Kuki, com quem fez uma valiosa dupla de área no início de sua carreira, nos Aflitos. Jorge Henrique, nascido no Rio, saiu da base alvirrubra para brilhar no time principal. Depois de andar por aí, encantando torcedores de vários clubes, o craque está de volta ao ambiente onde tudo começou. Chorou ao recordar a época em que os amadores ores dormiam em alojamentos improvisados sob as arquibancadas. Nesse tempo, o CT era apenas um sonho. Inúmeras vezes, como destacou, Kuki quebrava seu galho na lanchonete de Americano situado na sede do clube. A torcida deve dar o desconto para o fato de Jorge Henrique não ter mais a jovialidade de tempos idos.
O LEÃO E O GAVIÃO JÁ ESTÃO EM CASA
O Sport e o Porto passaram para a segunda fase da Copa São Paulo Júnior, mas foram despachados pelo Cruzeiro e pelo Corinthians, respectivamente. O time rubro-negro saiu de cena de maneira honrosa. Suportou o bom futebol da equipe mineira e, depois de um empate por 1x1 no tempo normal, levou o mata-mata para os pênaltis. Por azar, desperdiçou uma cobrança e dançou.  
Trágico mesmo foi o adeus do Porto à competição, levando uma goleada de 6x0 do Corinthians, um dos candidatos a dar a volta olímpica no dia 25 de janeiro. Embora o Gavião do Agreste seja destacado como formador de jogadores, o Timão também cultiva a sua horta, e bem. Mas, convenhamos, aquela chuva de gols não estava nas cogitações nem de Zé Porfírio, o dono do Porto, nem de seus meninos. Foi uma pena. Vale salientar que o Porto é o atual campeão pernambucano sub-20, justamente a categoria que se enquadra na Copinha.

RAPOSEIROS

No recente amistoso em que o Santa Cruz empatou com o Treze por 1x1, em Campina Grande, o atacante Augusto, ao marcar o gol dos tricolores, reviveu sua época em que enfrentava o Galo da Borborema sob os aplausos dos raposeiros. É assim que são chamados os torcedores do Campinense, a Raposa, o velho rival do Treze, o Galo da Borborema.
DE NOVO?
Gabriel, Deivid, Max, Ferreira, Jair, Fabrício e Elias. Estes jogadores levaram o Sport à Justiça, em busca de seus direitos trabalhistas. Esperava-se que esta fase já estivesse definitivamente superada pelos rubro-negros. Mas, não, O presidente Milton Bivar, que ainda está tomando pé da situação, tem à sua frente, um abacaxi de casca grossa para descascar. Ou um caçuá de abacaxi. Pelo menos o caso de Jair já foi resolvido.
DEU NO JORNAL
Lembram-se do Dodô, não craque, contudo bom jogador, mais regular do elenco do Fortaleza? Dificilmente retornará, pois  Sport entrou na jogada e o Atlético-MG resolveu emprestá-lo ao clube pernambucano. Mesmo pra jogar Série B onde ele vestiu a camisa tricolor por tantas vezes. (Allan Neto, cronista cearense, na sua coluna no jornal O Povo)
MALDIÇÃO
A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba dirigiu-se ao Ministério Público do vizinho Estado, pedindo providências para evitar a presença de torcidas organizadas do Mais Querido, na próxima terça-feira (15), no Almeidão, quando o Botafogo/PB recebe o Santa Cruz pela Copa do Nordeste. Teme-se, em João Pessoa, o confronto dos “organizados” daqui com os de lá. Na verdade, de Norte a Sul do Brasil, esses grupos de torcedores, aos quais se juntam desordeiros das mais diferentes espécies e são muito bem aceitos, tornaram-se uma maldição no futebol brasileiro.
COPA DO BRASIL
Vem aí mais uma edição da Copa do Brasil, com 91 clubes. Na primeira fase, com jogo único, o vencedor, é claro, passa para a segunda etapa. Empate beneficia o mais bem colocado no ranking da CBF. Jogos dos pernambucanos:
06/02-Central (88º) x Ceará (23º)
06/02-Imperatriz/MA (111º) x Náutico (36º)
06/02-Sinop/MT (89º) x Santa Cruz (28º)
13/02-Tombense/MG (56º) x Sport (16º)
COPA DO NORDESTE
Na próxima terça-feira, 15, tem início a Copa do Nordeste, com estes jogos, todos às 21h30, no horário da Região:
CSA x Vitória, Rei Pelé, Maceió
Botafogo/PB x Santa Cruz, Almeidão, João Pessoa
Náutico x Fortaleza, Aflitos, Recife
O Salgueiro estreará no dia seguinte, quarta-feira, 16, que terá estas partidas, às 20h.
Bahia x CRB, Fonte Nova, Salvador
Confiança x Salgueiro, Batistão, Aracaju
Ceará x Sampaio Corrêa, Castelão, Fortaleza
PERNAMBUCANO 2019
Primeira rodada
19/01   Sábado
Sport x Flamengo, 16h, Ilha do Retiro, Recife
Central x Náutico, 16h, Lacerdão, Caruaru
20/01 Domingo
Santa Cruz x América, 16h, Arruda, Recife
Afogados x Petrolina, 16h, Vianão, Afogados da Ingazeira
Salgueiro x Vitória, 16h, Cornélio de Barros, Salgueiro
JUCÉLIO, BOLA DE OURO

Abril de 2006. Entrega do prêmio Bola de Ouro, no Maria José Recepções, em Caruaru. Wilson Piazza, campeão mundial em 1970, no México, Vavá, ex-presidente do Central, capitão José Luiz, Jucélio, mostrando seu diploma, o ex-jogador  Borges, e, agachado, o ex-meia Paulinho, revelado pelo Central, com passagem pelo Náutico, e campeão brasileiro em 1985 no Coritiba. 



Jucélio é um dos poucos jogadores brasileiros a possuir o Prêmio Belfort Duarte, que contempla jogadores que em 200 jogos ou num espaço de dez anos não tenham tido uma expulsão, o que é difícil para um jogador de defesa.

O TIME DELES

Belo Xis (sambista, um dos homenageados no carnaval recifense de 2019)-Sport
Márcio Maia (jornalista da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros de Pernambuco)-Náutico
Teresa Duere (Tribunal de Contas do Estado)-Santa Cruz




Comentários