O Campeão do Centenário


 
Campeões pernambucanos no ano do Centenário da Independência do Brasil

Campeonato Pernambucano de 1922. Como sempre, a Liga Sportiva Pernambucana, hoje Federação Pernambucana de Futebol, teve que se debruçar para resolver várias questões, como os jogos interrompidos pelos mais diversos motivos, principalmente porque o campo tinha ficado às escuras. Não havia iluminação nos estádios e, dependendo da estação do ano, o sol se punha mais cedo, como aconteceu num clássico América x Sport da primeira rodada, que terminaria decidindo o certame.

A rotina de jogos anulados também se fez presente, como numa partida que envolveu o Torre e o novato Equador.

Não faltou a tradicional entrega de pontos, um recurso muito utilizado na época, protegido pela Lei. Equador e Santa Cruz não foram a campo enfrentar o Sport por terem feito a entrega dos pontos. Aconteceu a mesma coisa com o Peres em relação ao Náutico.

Adiado por causa das chuvas que caíam intensamente, um encontro do Santa Cruz com o Flamengo terminou deixando de ser realizado porque os times não se interessaram mais em ir a campo. Certamente não tinham mais aspirações em torno da conquista do título.

INVERNO INTENSO

O ‘Senhor Inverno’, que duas décadas mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, terminaria provocando o fracasso das tropas de Hitler na sua incursão pela União Soviética, deu as cartas no nosso campeonato, justamente no ano em que o Brasil comemorava o centenário do grito de dom Pedro I, à margem do Riacho Ypiranga, estabelecendo a Independência do Brasil. Em todo o País havia eventos comemorando o nosso desligamento da Coroa.

O campeonato foi disputado em um turno único. Assim, tivemos apenas os jogos de ida. Mais uma vez, Sport e América surgiam como candidatos ao título de campeão. Os rubro-negros pretendiam interromper a marcha de seu maior rival, que buscava o segundo bicampeonato.

A Liga já tinha instituído o sistema de dois ou mais jogos por rodada. Logo de saída, Náutico x Peres deixou de ser disputado por causa do mau tempo. Tendo sido marcada para outra data, a partida terminou não sendo realizada porque o Peres entregou os pontos. Vitória do Náutico, portanto, por WO.
No mesmo dia, 7 de maio, o América estava derrotando o Sport pela contagem de 2 x 1, tendo sido o encontro suspenso por falta de claridade.

MINUTOS FATAIS

A direção da Liga determinou que os oito minutos restantes fossem disputados mais adiante, depois do cumprimento da tabela.

Assim, rubro-negros e alviverdes voltaram a campo em 19 de novembro. Local, Jaqueira, chamado de América Parque, onde a partida estava sendo disputada ao ser interrompida. Embora estivesse programado apenas um restinho de jogo, um grande público compareceu. É que estava em cena o pomposo título de Campeão do Centenário.

O América, que sofrera uma derrota em meio à sua jornada, ao perder para o Torre por 1 x 0, chegava àquele momento, com 10 pontos ganhos, enquanto o Sport tinha 11, sem incluir, é claro, os pontos daquela partida, que os americanos estavam ganhando por 2 x 1.
Foram instantes dramáticos. O Sport lançou-se furiosamente ao ataque. Se conseguisse pelo menos empatar o jogo, ficaria com 12 pontos, e deixaria o gramado festejando a conquista de mais um título. Já o América defendia-se com unhas e dentes, uma vez que se o placar fosse mantido, passaria a somar 12 pontos e levantaria a taça, pois o Sport permaneceria com 11. E foi o que ocorreu.

Final de jogo, vitória do América por 2 x 1. A torcida do Periquito fez muito barulho na comemoração da conquista que ainda é lembrada, quando a imprensa refere-se ao seu clube como o Campeão do Centenário.

A formação do Campeão do Centenário naquele jogo Nozinho; Rômulo e Cunha Lima; Lindolpho, Licor e Faustino; Meirinha, Fabinho, Zé Tasso, Juju e Matuto
           
JOGOS DO CAMPEÃO

07/05 América  2 x 1 Sport                       Jaqueira
Obs.: jogo suspenso, faltando oito minutos para o término. Concluído em 19/11, o placar se manteve inalterado.
21/05 América 4 x 0 Peres                       Jaqueira
04/06  América 2 x 1 Náutico        Jaqueira
23/07  América 3 x 1 Equador      Jaqueira
06/08  América 0 x 1 Torre             Jaqueira
22/10  América 2 x 1 Santa Cruz Jaqueira
05/11  América 4 x 2 Flamengo    Jaqueira



Comentários