Bola, Frevo e Passo (2ª)




Recife, Carnaval de 1975. Ao entrar no Clube Português, na noite da segunda-feira, o presidente do clube, Carlos Costa, tremeu nas bases quando notou que boa parte da decoração com motivos carnavalescos estava encoberta por enormes bandeiras do Náutico, Santa Cruz e Sport, os três clubes que dividem a preferência dos pernambucanos no futebol.
Pendendo dos camarotes situados no primeiro andar, as bandeiras davam um colorido especial à festa, mas ao mesmo tempo deixavam no ar um certo prenúncio de tempestade.
Torcedor do Náutico, mais que depressa Carlos Costa conversou com os regentes das duas orquestras contratadas para animar o baile, proibindo a execução de qualquer música que dissesse respeito aos três times. Uma medida, à primeira vista antipática, mas que tinha sua razão de ser, conforme recordou certa vez, em entrevista a mim concedida, o então presidente do clube da Praça do Entroncamento.


–- Parecia uma praça de guerra, e se não tivesse tomado aquela providência, haveria muitas brigas. Era uma fase em que a torcida do Sport estava impossível, empolgada com a formação do time que passou a ser chamado de Seleção do Nordeste. E as outras torcidas não queriam ficar por baixo – disse Carlos Costa.
O Sport estava entrando no décimo terceiro ano sem comemorar o título de campeão pernambucano, vendo apenas os outros fazerem a festa: Náutico – 1963/64/65/66/67/68, Santa Cruz – 1969/70/71/72/73, e Náutico – 1974.
Os torcedores adversários, na gozação, já começavam a apelidar o Sport de  Leão XIII, referência jocosa a um papa da Igreja Católica, que se destacou como um defensor do operariado. Era também a denominação do time da Usina Catende, assim denominado por representar o círculo operário daquela importante organização da indústria açucareira de Pernambuco. O nome do grêmio dos trabalhadores tinha tudo a ver com o Sumo Pontífice que tanto defendeu o trabalhador do mundo inteiro.
No máximo, o Leão da Ilha podia se gabar, se é que havia motivo para isso, de ser heptavice, pois durante sete anos seguidos fora vice-campeão.
Foi quando o arquiteto Jarbas Guimarães assumiu a presidência do clube, disposto a levá-lo a tirar o pé da lama de qualquer maneira, inclusive, indispondo-se com parte da imprensa. Ao mesmo tempo fez valiosas contratações, tendo o centroavante Dario, o Dadá Maravilha, como carro-chefe. Náutico e Santa também tinham boas equipes, o que fez a rivalidade recrudescer, mas o objetivo do Sport terminou sendo alcançado.

BALDE DE GELO

Foi salutar a providência de Carlos Costa, sem dúvida, uma vez que nas duas noites anteriores o tempo andara esquentando por causa da guerra das torcidas, tudo em função da velha rivalidade entre Náutico e Sport, que existe desde as primeiras regatas no Rio Capibaribe, nos primórdios do futebol em Pernambuco, no início do século passado.

Houve um momento, no domingo, em que a orquestra tocou o Come e Dorme, frevo de rua dedicado ao Náutico, e um torcedor rubro-negro subiu ao palco para exigir a execução do Casá, Casá, música do mesmo estilo, só orquestrado, que glorifica o Sport. Ambos foram compostos pelo imbatível Nelson Ferreira, que não torcia por nenhum dos dois, porquanto era tricolor.

Até os irmãos Ribeiro, Reginaldo, na época conselheiro do Sport, e João de Deus, dirigente do Náutico, que ocupavam camarotes vizinhos, cada qual com a bandeira do respectivo clube, terminaram se estranhando.

Pedro de Paula Barreto, Pedrão, conselheiro do Náutico, e naquele tempo um dos advogados da transportadora D. Vital, da qual Reginaldo e João de Deus eram diretores, encontrava-se no recinto alvirrubro. Pedrão, como era popularmente conhecido, lembrou um incidente surgido a partir do momento em que alguém rasgou o pavilhão rubro-negro

– O pessoal de lá (Sport) veio tomar satisfação com a turma de cá (Náutico). Começou um bafafá, com muito empurrão. Quase termina em cacete, recorda Pedrão.

Pedrão, desportista e folião


Foi mais um, entre inúmeros entreveros surgidos naquele Carnaval, no Português. Naquele tempo, folião inveterado, Pedrão recordou tempos depois, que dois anos após a proibição imposta por Carlos Costa, as músicas dos times voltaram à cena no mesmo Clube Português do Recife, mas por pouco tempo:

- Tocaram o frevo do Náutico, e jogaram um balde de gelo, lá de cima, na orquestra. Na vez do frevo do Sport aconteceu a mesma coisa. Aí o maestro José Menezes desistiu.

Se o baile é num dos três clubes, logicamente só as músicas do dono da festa são tocadas. Aí, torcedor de outro time que por acaso esteja pisando o terreno alheio, respeita. Do contrário, já se sabe o que acontece.

A exemplo do Português, o Cabanga Iate Clube e o centenário Clube Internacional do Recife não são de futebol e reúnem gente de todas as tendências. Nos dias atuais já não existe aquele clima beligerante de 1975, quando os ânimos viviam acirrados e os torcedores se exaltavam facilmente. Mesmo porque os bailes nos clubes diminuíram sensivelmente.

Maestro José Menezes


Porém, há muita cautela e evita-se entrar na guerra musical futebolística. A música de um é automaticamente vaiada ou mesmo deturpada pelos torcedores adversários. E às vezes o pau come solto. Dessa maneira, o mais prudente é alijá-las do repertório.

Tornaram-se famosos os encontros, que não existem mais, na segunda-feira de carnaval entre os maracatus Timbu Coroado e Leão Coroado, reunindo remadores e torcedores do Náutico e do Sport, respectivamente. O mais das vezes ficava tudo nas chacotas, indo ao máximo a insultos mais ásperos.

BURUÇU EM CIMA DA PONTE

Numa certa ocasião, entretanto, a coisa esquentou. Foi em 1969. O Náutico havia sido hexacampeão pernambucano no ano anterior, decidindo com o Sport e conquistando um título que ainda hoje é festejado em verso, prosa, música e lorota por sua torcida, título que foi perseguido infrutiferamente três vezes por Santa Cruz (1974) e Sport (2001 e 2011). Todavia, ambos tiveram que se contentar com o pentacampeonato.

Naquele carnaval, a turma do Timbu Coroado aproveitou uma charge publicada pelo extinto Diário da Noite, na qual aparecia um leão miando, e levou-a pelas ruas da cidade, como estandarte. Os dois maracatus encontraram-se em plena Ponte Duarte Coelho, no centro da cidade, quando alguém do Leão Coroado achou de rasgar a charge. Houve um tremendo buruçu, com gente se engalfinhando e gente correndo para sair da confusão.

Timbu Coroado no passado (Divulgação)


Timbu Coroado, além de ser o nome do bloco alvirrubro, é um frevo-canção que passou a ter o significado de hino oficial para os torcedores do Náutico. Foi composto entre os anos 1938 e 1940 por um trio de remadores alvirrubros, com o propósito não apenas de enaltecer o Náutico, mas também de mexer com os rubro-negros.

Timbu Coroado hoje (Foto Divulgação)


O pianista Edvaldo Pessoa, um dos três autores, disse-me certa vez:

– Compus o Timbu Coroado com Jair Barroso e Samuel, conhecido como Turco, um carioca que vivia aqui e que remava com a gente. Fizemos a música a toque de caixa, na nossa garagem, que ficava junto de onde é hoje o Cinema São Luís. Era de lá que o Timbu Coroado saía. O pessoal decorou logo e saiu cantando. Foi um sucesso. Falamos em acordar cedinho porque remador treina de madrugada.

A letra traz alguma ironia com o casá, casá, grito de guerra da torcida rubro-negra, Vejamos:

O nosso bloco é mesmo infezado (sic)
É o Timbu, é o Timbu Coroado
Desde cedinho já está acordado
É o Timbu, é o Timbu Coroado

Entre no passo, que esse passo é de amargar
Essa turma é mesmo boa e no frevo quer entrar
Não queira bancar o tatu
Eu conheço seu jeito, você é timbu

Esse negócio de casá, casá, casá
É conversa pra maluco
Ninguém quer se amarrar
Timbu sabe isso de cor
Casar pode ser bom
Não casar é melhor.

Por LENIVALDO ARAGÃO

Comentários