Futebol e Essa Coisa Toda


O estádio do governo do Estado, em São Lourenço da Mata, está quebrando um galho danado. Santa e Sport jogam lá neste fim de semana. / Já o Náutico, seu usuário permanente, está longe. / Veja quem joga pela Copa do Nordeste e pelo Campeonato Pernambucano / Tem desportista chegando ao poder e outros continuando.

PIPICO NA ARENA

O Santa Cruz não conseguiu aprovar o gramado do Arruda para o encontro deste sábado, 2, contra o ABC pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Vai jogar outra vez na Arena de Pernambuco. É o quarto jogo que o Tricolor realiza ali num curtíssimo espaço de tempo. A Cobra Coral serpenteou pela grama de São Lourenço da Mata, na derrota para o Bahia (1x3), em 26/01, pelo torneio nordestino, e nas vitórias no Campeonato Pernambucano sobre o América (3x0 em 20/01) e em cima do Afogados (4x1 em 29/01).

Tudo porque o gramado do gigantesco Estádio José do Rego Maciel não foi habilitado a tempo pelo clube. Apesar do período de férias do futebol. O presidente Constantino Júnior fala das dificuldades por causa de algumas peculiaridades do solo no Mundão. E a Arena, que já foi a casa do Náutico, agora é, momentaneamente, o lar do Santa Cruz.

Pipico, esperança da torcida tricolor (Foto internet)


Quanto a esse jogo contra o ABC, o Santa Cruz espera mostrar o futebol envolvente apresentado na vitória sobre o Afogados. A torcida está animada e, apesar das dificuldades para chegar lá, deve comparecer em bom número ao jogo. A prevista volta de Pipico é dada como certa. O Santa é o 6º do Grupo A, com 1 ponto – 1 empate e 1 derrota, enquanto o ABC está em 3º lugar no B, com 4 pontos, decorrentes de 1 vitória e 1 empate.


O LEÃO TAMBÉM VAI LÁ

O Sport estará também na Arena de Pernambuco, mas só que domingo, 3.  Como convidado. O mandante América, que normalmente utiliza o Ademir Cunha, em Paulista, levou seu encontro com a equipe leonina para a Arena. O jogo, marcado para 16h, será válido pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano, no qual o Sport ocupa o 4º lugar e o América está em 8º.

RESERVA DE LUXO

Aliás, a Arena tem sido uma festa só, constituindo-se numa ótima opção para o MSC, o Movimento dos Sem Campo.  Além dos jogos do Santa Cruz e este do América contra o Sport, o estádio do governo de Pernambuco está sediando o Vitória, de Vitória de Santo Antão, que lá já recebeu o Sport (0x2) e o líder Central (0x1). A Arena está situada, para o futebol de Pernambuco, como um autêntico reserva de luxo.

TIMBU LONGE

O Náutico, que já foi seu hóspede durante cinco anos, está longe dela, literalmente. Neste sábado às 16h, o Timbu encara o Salgueiro, no Sertão. Fala-se que alguns jogadores serão poupados por causa do vaivém do time. Os alvirrubros chegam ao Cornélio de Barros embalados pela goleada de 5 x 0 contra o Petrolina, nos Aflitos. Aquele jogo foi pelo Campeonato Pernambucano. Este contra o Salgueiro é pela Copa do Nordeste. No chamado Nordestão, o anfitrião Salgueiro é vice-líder do Grupo A, com 4 pontos, 1 vitória e um empate. O visitante é o 4º colocado do Grupo B, com 3 pontos, 1 vitória e 1 derrota.

RUBRO-NEGRO NA FUNDAJ

Meus comprimentos ao professor Alfredo Bertini, o homem do festival de cinema, que acaba de assumir a presidência da Fundação Joaquim Nabuco-Fundaj, que se origina do antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Este foi criado pelo sociólogo Gilberto Freyre, um apaixonado pelo Sport, como Bertini.

RUBRO-NEGRO NO TRABALHO

Antônio Júnior


Antônio Júnior é outro rubro-negro apaixonadíssimo que, inclusive, participou das reuniões que atravessaram meses e culminaram com o lançamento da candidatura vencedora de Milton Bivar, o candidato eleito, à presidência do Leão. Júnior foi nomeado secretário de Trabalho e Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife.

TRICOLOR NO MEIO AMBIENTE

O ex-presidente do Santa Cruz, José Neves Filho, consagrado pelo povão como “o presidente arretado”, deixou a presidência do Procon/Recife e está assumindo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da municipalidade recifense.

José Neves e Mirinda, dois ex-atletas e ex-presidentes do Santa


ALVIRRUBRO NO CAMPO

Um apaixonado pelo Náutico, Dilson Peixoto foi nomeado pelo governador Paulo Câmara, um tricolor, para o cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco.

MAIS ALVIRRUBRO

Permanece em atividade na Prefeitura, o ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol Fred Oliveira, que exerce a chefia da Assessoria Especial do prefeito Geraldo Júlio. Além da FPF, Fred presidiu o Náutico, o clube de sua paixão.

Fred Oliveira


ESSE JOGO NÃO É 1X1

O rojão consagrado pelo inesquecível Jackson do Pandeiro cai inteirinho na cúpula da Secretaria Executiva de Esportes municipal. A secretária Yane Marques é alvirrubra e tem duas assessoras de peso. Uma é a alvirrubra e atleta de marcha atlética Cisiane Dutra, e a outra é a consagrada nadadora Joanna Maranhão, rubro-negra. Nesse jogo deu Náutico 2x1 Sport. Vale salientar que as três já participaram de olimpíadas.

Secretária Yane Marques



Comentários