Jairo, ex-goleiro do Náutico, morreu em Curitiba


Depois do lateral Baixa, do Sport, enterrado nessa terça-feira, 5, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, outro ex-jogador nos deixou. Vítima de um câncer renal, morreu na manhã desta quarta-feira, 6, num hospital de Curitiba, o goleiro Jairo. Paranaense, Jairo brilhou no Corinthians, Coritiba e Náutico.


No alvirrubro pernambucano ele atuou em 1981 e 1982, tendo exibido seu talento para os torcedores do Estado. Num dos jogos em que tomou parte, o Clássico dos Clássicos de 31 de maio de 1981, na Ilha do Retiro, o grandalhão Jairo fechou a barra e contribuiu de maneira decisiva para a vitória alvirrubra sobre o Sport por 1 x 0, gol marcado por Valdir Lima. Arbitragem de Sebastião Rufino, com 14.247.

O Timbu alinhou: Jairo; Carlos Alberto, Dimas, Douglas (Nelson) e Carlinhos; Luciano, Valdir Lima e Lourival; Braz, Reinaldo e Marquinhos.

O time do Sport foi: País; Vílson, Pirulito, Ailton e Romero; Araújo (Esquerdinha), Givanildo e Edson; Nilson (Betinho), Denô e João Carlos.

O ex-volante Lourival estava no início da carreira e lembra que Jairo, vindo do Corinthians foi muito bem recebido nos Aflitos.
– Fizemos uma grande amizade, de frequentar a casa, um do outro. Eu sempre pegava carona com ele – disse Lourival, que lamentou a morte do amigo, mas não se surpreendeu, lembrando que ele estava doente e que há pouco foi feita uma campanha na internet, no sentido de arrecadar dinheiro para comprar medicamentos para minorar seu sofrimento.

Luciano conviveu profissionalmente com Jairo de duas formas, como jogador, no Corinthians e no Náutico, e como treinador, nos Aflitos. Lembra-se de Jairo como “gente fina, apesar de ter aquele tamanho.” Houve um momento que Luciano Veloso guardou na memória:
– Eu já era treinador. Estávamos ganhando do Vasco por um a zero, no Rio. Vilson (lateral direito) foi atrasar uma bola pra ele, mas deu de lado, um jogador do Vasco pegou a bola e empatou o jogo. O negão ficou brabo, mas aquilo foi só coisa de jogo.
   

Comentários