Náutico e Santa com moral para o novo clássico

Vitória sobre o Sport colocou o Santa na ponta do Estadual (Genival Paparazzo/cortesia)


Vitória do Náutico sobre o Flamengo de Arcoverde por 4x2 e triunfo do Santa Cruz em cima do Sport por 1x0. Os dois jogos valeram pelo Campeonato Pernambucano e deram crédito a alvirrubros e tricolores para o Clássico das Emoções desta quarta-feira (20), às 21h30, no Arruda, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Nos Aflitos, sábado, 2.290 pagantes; no Mundão neste domingo (18), 16.845. Pouco, muito pouco. Mas é bom lembrar o embalo carnavalesco que já está espalhado por aí, transmissão pela TV paga e receio de muita gente de ir ao estádio por causa dos malfeitores que se metem nas torcidas organizadas, uniformizadas ou não.

O placar de 4 x 2 na vitória do Náutico sobre o Flamengo pode até dar a impressão de que o jogo foi fácil. Triunfo merecido do Timbu, porém, em alguns momentos, o time dos Aflitos viveu momentos inseguros. Ganhava por 1x0 (André Krobel aos 9) e permitiu o empate (Pedro Maycon, 17). Chegou a 2x1 (João Victor, contra, 32), e Thiago, este aos 13 do segundo tempo, aumentou para 3x1 numa alarmante falha do goleiro Lucas Peixe. – este, pelo lado negativo, e o goleador Pedro Maycon pela parte positiva, chamaram a atenção na equipe interiorana.

O Flamengo voltou a marcar, novamente com o ‘desaforado’ Pedro Maycon aos 19. Placar de 3x2 e haja preocupação na timbuzada até que o zagueiro Rafael Ribeiro definiu o jogo, porém, só aos 45. Saliente-se que o impetuoso Wallace Pernambucano e o experiente Jorge Henrique desfalcaram o Timbu, que assumiu a quarta posição, com 9 pontos.

Como se sabe, os oito primeiros colocados no fim da primeira fase do Estadual estarão classificados para as quartas de final. Destes, os que chegarem até o quarto lugar terão a vantagem de jogar em casa. Como nesta fase, jogo único.

Quarta-feira, o empate não dá vantagem a ninguém. Se isso acontecer, a decisão da vaga para a terceira fase da Copa do Brasil se dará nos pênaltis. Afinar a artilharia, tanto de um lado, como de outro, é uma tarefa a mais para os técnicos Leston Júnior, do Santa, e Márcio Goiano, do Timbu.

POLÊMICA NO MUNDÃO

Deu pena ver a sombria fisionomia de Magrão após mais um frango, que determinou a derrota do Sport para o Santa Cruz. Tentativa de Allan Dias, com Magrão ajudando a bola entrar, como já fizera no meio da semana, na derrota de 3x0 para o Tombense, em Minas Gerais.

Jogo equilibrado, com muitas faltas e afobação nas finalizações de ambos os lados. O gol do Santa, assinalado aos 26 minutos do segundo tempo por Allan Dias, incendiou mais o Clássico das Multidões, que terminou com os jogadores do Sport partindo acintosamente para cima do árbitro Luiz Cláudio Sobral, tão logo o jogo terminou.

A polícia teve que entrar em campo, e o atacante Juninho, do Sport, foi expulso, com a partida já encerrada.

A confusão, surgida no fim do jogo, foi causada por um lance em que a bola, cabeceada por Allan Dias dentro da área tricolor, deslizou pelo braço do meia, tendo os jogadores do Sport reclamado a cobrança de um pênalti. Aquele é o tipo do lance interpretativo por isso, polêmico. Para o árbitro tratou-se de um lance de bola na mão; já os rubro-negros consideraram mão na bola. Vai ser discussão para a semana inteira. Eu teria marcado o pênalti, pela minha interpretação, é claro.

O SANTA NA FRENTE

O Santa Cruz assumiu a liderança. Tem os mesmos pontos do Central, levando vantagem no saldo de gol. Confira a classificação:
1 Santa Cruz, 13
2 Central, 13
3 Sport, 12
4 Náutico, 9
5 Afogados, 8
6 Salgueiro, 7
7 Flamengo, 4
8 Vitória, 3
9 América, 1
10 Petrolina, 1






Comentários