A dupla Pelé-Coutinho desfeita para sempre




Gente de todas as camadas tem acorrido à sede do Santos Futebol Clube, na cidade de Santos/SP, onde, no Salão de Mármore, está sendo velado o corpo do ex-atacante Coutinho, que fez a célebre dupla Pelé e Coutinho no ataque de uma das mais famosas equipes do mundo, naquela época.

Mengálvio e Dorval, seus ex-companheiros de time, foram os primeiros a chegar para reverenciar o ex-craque, vitimado, nessa segunda-feira, 11, aos 75 anos de idade de um infarto agudo de miocárdio. Coutinho defendeu o Santos e foi campeão da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 1962, no Chile.

Coutinho morreu na casa da filha, com quem morava havia quatro meses, em Santos. O infarto foi decorrência de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, segundo informação do corpo médico que o atendeu. Em janeiro, Coutinho chegou a ser internado em um hospital na cidade. Por causa da diabetes, ele já havia tido três dedos do pé esquerdo amputados.

O velório ocorrerá às 18h desta terça-feira, 12, na Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos. O clube decretou luto de três dias.


(Reprodução internet)


A DUPLA FAMOSA

Antonio Wilson Honório nasceu em Piracicaba/SP, no dia 11 de junho de 1943, Coutinho formou com Pelé uma das maiores duplas de ataque da história do futebol. Atuaram juntos nas décadas de 1950 e 1960.

A famosa linha de frente daquele Santos bicampeão da Libertadores do Mundial em 1962 e em 1963 era formada ainda por Dorval, Melgálvio e Pepe. Pelo clube peixeiro, Coutinho ganhou ainda cinco títulos brasileiros e seis paulistas.

O atacante disputou 457 partidas pelo Santos, em duas passagens (1958/1967 e 1969/1970), e marcou 368 gols – é o terceiro maior artilheiro da história do time. Estreou em 17 de maio de 1958, quando tinha 14 anos. Foi o atleta mais novo a vestir a camisa da equipe profissional do Peixe.

Coutinho fez parte do elenco da Seleção que conquistou em 1962, no Chile, o bicampeonato da Copa do Mundo para o Brasil. Defendeu ainda Vitória, Portuguesa, Bangu, Saad e Atlas (do México).


Comentários