Futebol e Essa Coisa Toda


EMPATE NAS QUARTAS PUXA PÊNALTIS

Uma possibilidade que certamente passa pela cabeça dos quatro técnicos envolvidos nos jogos dessa quarta-feira, 20, abrindo as quartas de final do Campeonato Pernambucano é a decisão pela cobrança de pênaltis. Isso acontecerá se houver empate nos 90 minutos, aumentando a dose de emoção e de sofrimento entre treinadores, jogadores e torcedores.
Náutico e Salgueiro certamente estarão mais à vontade. Ambos jogarão em casa. Isso ajuda, mas não é definitivo. Nenhum dos dois pode achar que a classificação às semifinais já está no papo. Trata-se de mata-mata, o que exige muita cautela e ao mesmo tempo ofensividade. Não há segundo jogo, portanto, quem vencer está lá, como dizia o saudoso Ivan Lima, quando a bola chegava à rede.
O jogo dos Aflitos, reunindo Náutico e Vitória, está marcado para 21h30 e será arbitrado por Diego Fernando Silva de Lima. Assistentes, Clóvis Amaral e John Andson. Quarto árbitro, José Woshington Silva.  
Para o jogo no Cornélio de Barros, às 19h, entre o Salgueiro e o Central, estão escalados: Luiz Cláudio Sobral, árbitro; Ricardo Chianca e Marcelino Castro, assistentes; Gleydson Leite, quarto árbitro.
SURPREENDEU
Foi uma surpresa a súbita saída de Sebastião Rufino Filho do quadro de árbitros da federação Pernambucana de Futebol. Ele, que estava em plena atividade, sequer esperou o encerramento do atual Campeonato Pernambucano, que está entrando na sua fase final.
Sebastião Rufino Filho: saída inesperada
AGRESSIVIDADE
Por falar em arbitragem, causa espanto o tom agressivo com que os jogadores dirigem-se ao árbitro e seus assistentes durante as partidas. Quando são advertidos ou expulsos ficam dando uma de inocentes, alegando não saber o motivo da punição.
SERÁ?
A dispensa do técnico Estevam Soares, às vésperas das quartas de final do Campeonato Pernambucano, dá a impressão de que a diretoria do Central jogou a toalha. O time alvinegro tem uma missão difícil em Salgueiro, mas ainda está na briga.
BOCÃO
Através de um aviso de Willame Rocha, ex-jogador do América, estou sabendo da morte de Valdir Bocão, também ex-defensor do clube alviverde. A última vez que o vi foi em 2014, na festa do centenário do clube periquito. Valdir também jogou futsal.
QUINA

Causou um grande impacto a goleada sofrida pelo Vitória das Tabocas na sua estreia no Campeonato Brasileiro Feminino. A equipe vitoriense, mesmo atuando na Arena de Pernambuco, levou uma surra do Internacional/RS pelo placar de 5 x 0. No fim de semana, o Vitória vai encarar o Flamengo, na Gávea.

LEOAS

O torcedor pernambucano espera agora um bom desempenho do Sport, no seu jogo desta quarta-feira, 20, contra o São Francisco, da Bahia, no campo adversário. O danado é que o clube da Ilha do Retiro desmontou seu time e teve que refazê-lo às pressas.

TIMBUZADA

As garotas alvirrubras estão em plenos preparativos para sua estreia na Série A 2 do Brasileiro Feminino. Jogarão na quinta-feira da próxima semana, 28 de março, contra o Cruzeiro do Rio Grande do Norte. Jogo programado para os Aflitos, às 18h. São 36 equipes, divididas em seis grupos. O Náutico faz parte do Grupo 3 e tem como adversários, além do Cruzeiro/RN, Botafogo/PB, Lusaka/BA, Canindé/SE e UDA/AL.  



RUA DO JOGO DA BOLA

Oficialmente, o futebol só chegou ao Brasil no ocaso do século XIX, mas aqui, acolá pipocam algumas dicas a respeito de sua prática, bem antes, em alguma parte do País, embora de maneira não organizada. No livro Memorial do Dia Seguinte – A Revolução de 1817 em ´Documentos da Época, de Evaldo Costa, Hildo Leal da Rosa e Débora Cavalcantes de Moura, há um indício de que a bola já rolava em solo pernambucano naquela época.



Nas páginas 104/105 há a reprodução de um documento de 24 de setembro de 1817, dirigido pelo governador Carlos César Burlamack à Câmara de Olinda, solicitando providência “para alojar as tropas que, vindas de Portugal, nas casas de alguns habitantes que devem ser desalojados, cujos nomes são citados e referidas suas localizações.” Entre as residências requisitadas para abrigar os soldados que vinham consolidar a vitória do Reino sobre os revolucionários de Pernambuco, era citada uma localizada na Rua do Jogo da Bola, na Marim dos Caetés. Não se pode assegurar que nessa rua se jogava exatamente futebol, mas que há uma evidência não resta a menor dúvida.

Comentários