Futebol e Essa Coisa Toda


(Semifinais, Sertão x Agreste, Frustração, Campeão do Centenário, Torja, Cabanga, Desempate, Beto Monteiro, Feminino, O Íbis alvirrubro)

SEMIFINAIS
Já são conhecidos dois semifinalistas do Campeonato Pernambucano, o Náutico e o Salgueiro. Nas quartas de final, o Náutico teve seu favoritismo confirmado ao vencer o Vitória, com relativa facilidade, por 3 x 0. O campeão pernambucano espera o embate Santa Cruz x Afogados, quarta-feira, 27, no Arruda para saber quem vai enfrentar nas semis.

Robinho, arma alvirrubra (Foto Divulgação)


SERTÃO X AGRESTE
O Salgueiro capacitou-se ao vencer o duelo Sertão x Agreste, este representado pelo Central.  O time sertanejo jogará contra o vencedor de Sport x Petrolina, marcado para este domingo, 24, na Ilha do Retiro.

FRUSTRAÇÃO
O Central completará 100 anos de fundado no próximo 15 de junho. Por isso formou-se uma verdadeira corrente de empolgação em Caruaru. A Patativa, que está no campeonato desde 1961, jamais teve o sabor de levantar a taça. O título de campeão cairia como uma luva nas comemorações do centenário. Imagino o troféu desfilando pela Agamenon Magalhães, Manuel de Freitas, Matriz – na verdade. Av. Rio Branco – e outras artérias da Capital do Agreste. A essa altura, o que se vê é tristeza. O que aliás, começou três dias antes, com a derrota para o Sport, lá mesmo em Caruaru.

CAMPEÃO DO CENTENÁRIO
Em Pernambuco, só o Náutico foi campeão no ano de seu centenário. Isso aconteceu em 2001, quando o Timbu era presidido por André Campos e tirou o pé da lama após um jejum que estava para completar 12 anos. O clube dos Aflitos fora campeão pela última vez em 1989, justamente no ano do centenário da Proclamação da República.

TORJA
O esperto fotógrafo José Araújo flagrou o torcedor alvirrubro José Carlos Pedrosa, legitimamente paramentado, torcendo pelo Náutico nesse jogo contra o Vitória. Foi oportuna a foto feita por Araújo, que tomei a liberdade de publicar. Nos tempos em que torcidas organizadas agiam civilizada e educadamente, Zé Carlos fundou a Torja – Torcida Jovem Alvirrubra.

Zé Carlos da Torja (Foto José Araújo)


CABANGA
Folgo ao ler reportagem na Folha de Pernambuco, dando conta do progresso pelo qual está passando a prática do remo no Cabanga Iate Clube. À frente do setor está Marcos Melo, que já foi do futebol, mas que com o tempo se aprimorou na preparação de atletas para o “esporte da palamenta”, como gostava de escrever o jornalista Edvaldo Leandro, um ex-remador.

DESEMPATE
Domingo passado (17), o tradicional clube náutico recifense, que se destaca no iatismo, levantou a 1ª Etapa do Circuito Pernambucano de Velocidade de Remo. Tendo vencido seis das 11 provas disputadas – double skiff misto estreante, single skiff feminino sênior, dois sem masculino sênior, quatro sem masculino máster,  four skiff masculino sub-23 e 0ito com máster,  o Cabanga obteve o mesmo número de pontos do  Clube Náutico Capibaribe. Levou a melhor pelo critério número de vitórias.
Oito com vitorioso, com Dirceu Leitão Neves, Cláudio Fernandes Ramos, Emanuel Felipe de Souza, Caio César Rabelo Lopes, Bruno Galindo Barros, Fernando Pinto Neto, Paulo Lima Neto, Cleyton Ferreira de Souza e Sérgio Roberto de Miranda.

BETO MONTEIRO
Neste domingo, 24, realiza-se em Goiânia a prova de abertura da Copa Truck 2019. A nova categoria substitui a extinta Fórmula Truck. Antes, a competição nacional que reúne potentes caminhões, começava em Caruaru, que, terminou abdicando do privilégio. A capital de Goiás espera um grande número de visitantes. O pernambucano Beto Monteiro continua firme, como sempre, como um dos favoritos. Nas corridas em Pernambuco, ele era muito badalado pelos conterrâneos.

Copa Truck começa em Goiás (Divulgação)


FEMININO
Pernambuco teve um mau início no Campeonato Brasileiro Feminino, uma vez que o campeão estadual Sport e o vice-campeão Vitória das Tabocas, foram derrotados. As rubro-negras jogaram em São Francisco do Conde/BA, a 67 quilômetros de Salvador. e perderam para o São Francisco por 3 x 0. As representantes de Vitória de Santo Antão levaram uma goleada do Internacional por 5 x 0, na Arena de Pernambuco. Neste sábado, 23, o Vitória enfrenta o Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro às 15h. Domingo, 24, o Sport recebe o Kindermann-Avaí/SC, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, no mesmo horário.

O ÍBIS ALVIRRUBRO
O árbitro internacional carioca Mário Vianna, com dois enes, como gostava de enfatizar, era do tipo autoritário, que não arredava um milímetro quando tratava de fazer cumprir a lei. No Campeonato Pernambucano de 1958, contratado pela FPF, foi escalado para dirigir Íbis x Sport, nos Aflitos. Ambos são rubro-negros e entraram em campo com camisas absolutamente iguais. Uma equipe teria que trocar as camisas, avisou Mário aos dois capitães. O Sport alegou que não podia porque a Ilha do Retiro era “muito longe” e ficava complicado ir apanhar novas camisas. O Íbis informou que não tinha outras para mudar. Não haveria jogo, disse o árbitro, e com muita razão. 

Mário Vianna

Para evitar um adiamento e muita confusão, o Náutico, dono do campo, cedeu um terno de camisas ao Pássaro Preto, com o consentimento do juiz. Os “falsos alvirrubros” foram goleados por 9 x 0. É possível que quem chegou ao estádio com o jogo em andamento, tenha se assustado ao ver o ‘Náutico’ levando uma tremenda surra de seu velho rival, se bem que em passado longínquo já tenha havido escores parecidos. Para um lado e para outro.






Comentários