Futebol e Essa Coisa Toda



(Já passa dos limites / A última vaga / Só se fala nele / E a Canarinhna? / Ela, de novo / Brasileiro Sub-17 / Pernambuco no Feminino A 1 / Pernambuco no Feminino A 2/ Museu da Fama)

JÁ PASSA DOS LIMITES
Oxalá, não fique apenas no terreno esportivo a agressão de um grupo de arruaceiros ao presidente do Náutico, Edno Melo. Segundo o dirigente alvirrubro, eram elementos ligados à famigerada Fanáutico. Acossaram-no após o jogo de sábado em que o Timbu derrotou o Altos do Piauí pela Copa do Nordeste. Procuraram achacá-lo em busca da garantia de liberação de ingressos para as próximas partidas do Timbu. De acordo com Edno, algo em torno de 500 bilhetes. Como se merecessem. Uma das câmeras situadas na sede dos Aflitos pegou alguns empurrões dados em Edno. Trata-se de um autêntico caso de polícia. Se havia algum laço entre o clube e as organizadas, tal relação foi extinta há muito tempo. Esse foi um ato desaforado e perigoso. A mensagem que deixa é que se as autoridades de Pernambuco não tiverem pulso para punir severamente esses desordeiros, até criando leis específicas, se for necessário, eles continuarão avançando cada vez mais e ultrapassando todos os limites de convivência social. E o que é pior, desafiando os poderes constituídos e amedrontando o povo.
O presidente Edno Melo, em foto de Antônio Gabriel, Rádio Jornal


A ÚLTIMA VAGA
O Santa Cruz estará muito à vontade no jogo desta quarta-feira, 27, às 19h15, no Arruda. Embalado, o Tricolor recebe o Afogados. Certamente terá o apoio, não maciço de sua torcida, pois isso há muito não ocorre, mas de uma boa parcela do povão que o acompanha. Em disputa a última vaga para as quartas de final. O vencedor enfrentará o Náutico no mata-mata. Empate, já se sabe, leva a decisão para os pênaltis. Pode ser que alguém pense que o Afogados entrará em campo já satisfeito por ter chegado à segunda fase. O time de Pedro Manta quer jogo, e o Santinha que se cuide.

O técnico Leston Júnior, de orelha em pé (Divulgação)

SÓ SE FALA NELE
Depois do jogo de sábado passado, 23, contra o Ceará, só se fala em Anderson, o ‘goleirinho’ que chegou ao time sob os olhares de desconfiança da massa, mas que, jogo após  jogo, passou a ser contemplado com olhos benfazejos. Depois das defesas que fez no Castelão diante do Ceará, não obstante os dois gols que levou, tem sido assunto obrigatório em todas as rodas em que o assunto seja futebol.
 E A CANARINHA?
Após o empate (1 x 1) com o Panamá, quando mostrou um futebol mequetrefe, como dizia o saudoso Barbosa Filho, a nossa Seleção Canarinha deixou uma impressão favorável contra a República Tcheca, quando transformou um perigoso 0 x 1 num convincente 3 x 1 (Gabriel Jesus-2 e Roberto Firmino). A Copa América está a caminho!

Se não foi bem contra o Panamá, Gabriel Jesus reabilitou-se diante dos tchecos

 ELA DE NOVO
Deborah Cecília, que tem se projetado cada vez mais na arbitragem pernambucana, está escalada para dirigir mais um jogo do Campeonato Pernambucano. Ela apita nesta quarta-feira, Santa Cruz x Afogados, que apontará o adversário do Náutico nas quartas de final. Será auxiliada por Bruno Vieira e Danielle Andrade, funcionando Diego Fernando, como o quarto árbitro. Desejo sucesso ao quarteto.
BRASILEIRO SUB 17
Com o Sport representando Pernambuco, o Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2019 começará na quarta-feira 17 de abril. Pelo grupo A, Sport-PE x Fluminense e Santos x Athlético-PR, Vasco da Gama-RJ x Palmeiras-SP e Coritiba-PR x Ponte Preta-SP. Pelo grupo B, Grêmio x Flamengo, campeão da Copa do Brasil Sub-17, e São Paulo-SP x Bahia-BA. Fechando o primeiro dia de jogos,  Chapecoense-SC x Corinthians-SP. No dia seguinte (18), pelo grupo A, Atlético-MG e Cruzeiro-MG. Pelo B, Vitória-BA x Internacional-RS e Botafogo-RJ x América-MG. 
PERNAMBUCO NO FEMININO A 1
O Vitória/Santa Cruz, que vem de duas lapadas daquelas (0 x 5 Internacional, em casa, e 0 x 10 Flamengo, fora), volta a campo nessa quinta-feira, 28, contra a Ponte Preta-SP, em Bálsamo-SP. O Sport, que também perdeu as duas partidas que disputou (0 x 3 São Francisco/BA, f, e 0 x 1 Kindermann-SC, c, só jogará quarta-feira da próxima semana, 3 de abril. Irá a Foz do Iguaçu-PR enfrentar o Foz Cataratas. Entre os 16 participantes do campeonato, o Sport é o 14º colocado e o Vitória, 16º.
PERNAMBUCANO NO FEMININO A 2
Será nessa quinta-feira, 28, a estreia do Náutico. Jogos nos Aflitos, às 18h, contra o Cruzeiro do Rio Grande do Norte. O quarteto da arbitragem é pernambucano. Luciano Luís de Castro Silva apita, assessorado por Karla Renata Santana e Damião de Andrade Felipe, com Débora Cecília Correia, como quarto árbitro.
MUSEU DA FAMA
Entrei de gaiato no seleto grupo indicado pelo presidente do Panathlon Recife, José Pinto Lapa, para ser homenageado na segunda edição do Museu da Fama. Trata-se de um evento que é realizado a cada dois anos. O deste ano foi sábado passado, 23 de março, no Jardim Botânico. O novo secretário municipal do Meio Ambiente, José Neves, estava lá, como desportista e titular da pasta ao qual o local pertence. O Panathlon é uma organização mundial surgida na Itália, que visa preservar os os princípios éticos e filosóficos do esporte, promovendo o relacionamento entre os militantes das mais diferentes localidades.

Na solenidade recentemente realizada, os homenageados receberam um diploma e plantaram e fincaram, cada um, a muda de uma planta nativa naquele pequeno, mas encantador pedaço da Mata Atlântica. Veja a relação dos agraciados: Abraão Joaquim do Nascimento / atletismo, Edvaldo Leandro / jornalista in memoriam, Edinilton Vasconcelos de Aquino / voleibol, Iberê Caldas de Souza Leão / handebol, João Reinaldo Costa Lima-Nikita / natação, Josenildo José Rocha Carvalho / voleibol, Lenivaldo Moraes Aragão / jornalista, Marcos Antônio Hazin Asfora / xadrez, Nilton Agra Vasconcelos Galvão / basquete, Tavanes Lopes Melo / desporto escolar e Warlindo Carneiro da Silva Filho / atletismo.


Comentários