A ACDP está caminhando para o centenário


A Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco-ACDP, primeira entidade do gênero fundada na América do Sul, caminha para o centenário. Foi fundada em 1º de dezembro de 1921, na redação do extinto Jornal Pequeno, que se situava na Rua do Imperador, onde funcionaram também o Jornal do Commercio, o Diário da Noite, vespertino da Empresa Jornal do Commercio, hoje Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e o Diário da Manhã.

Antes, houvera duas tentativas fracassadas, no sentido de criar um órgão classista, em 13 de julho de 1918 e 5 de março de 1920. Numa e noutra situações, o movimento não passou dos discursos acalorados. Ou seja em ambas as ocasiões, a ideia morreu no nascedouro.

OS FUNDADORES

Quando da fundação, em 1921, estavam presentes os jornalistas Américo Magalhães (Jornal Pequeno), Antônio Almeida (Diario de Pernambuco), Hercílio Celso (A Província), Moraes Oliveira (Jornal do Recife), Arnaldo Constantino (Correio do Povo), Otávio de Moraes (A Noite), João Cruz Ribeiro (Jornal do Commercio) e Antônio Chaves Martins (correspondente em Pernambuco d’O Pará).

A primeira diretoria, aclamada para funcionar provisoriamente até que fossem elaborados os estatutos, tinha esta composição: João da Cruz Ribeiro, presidente; Américo Magalhães e Moraes Oliveira, secretários; Otávio de Moraes, tesoureiro.

André Luís e Anderson Gomes, a dupla que comanda a ACDP (Foto Divulgação)


Hoje, a ACDP é presidida por André Luís Cabral, tendo como vice-presidente, Anderson Gomes, ambos da Rádio Transamérica.

DIFICULDADES

Desde que foi fundada, a ACDP, que reúne os profissionais ligados às organizações de comunicação do Estado, no segmento esportivo, as quais multiplicaram-se, em número e diversidade,  vive com dificuldades.

Isso obriga sua diretoria a realizar um verdadeiro malabarismo, no sentido de proporcionar aos associados as melhores condições possíveis para a realização de seu trabalho.   

A ACDP funciona em sede própria, no Edifício Solimões, situado à Rua Nova, 225, esquina com a Camboa do Carmo, nas salas 707 e 708.

Solenidade nos anos 60. Na primeira fila José Luiz de Moura, Jason Melo e Adonias de Moura; a seguir, Luiz Miranda, André Beda Cavalcanti, (ABC), Rildo Uchoa e Sinésio Santa Clara



Comentários