Futebol e Essa Coisa Toda


Pernambuco enfrenta o Flu em duas frentes

LENIVALDO ARAGÃO


Com o Sport e o Santa Cruz, o futebol pernambucano tem um confronto duplo com o Fluminense nesta quarta-feira, 17 de abril.

À TARDE, NA ILHA
Às 15h, a bola rola na Ilha do Retiro. Sport e Fluminense estreiam no Campeonato Brasileiro Sub-17, enfrentando-se sob a arbitragem de Gleydson Ferreira Leite, da Federação Pernambucana de Futebol.

São 20 clubes no campeonato, divididos nos grupos A e B. Único representante pernambucano, o Sport está no Grupo A, que tem Athlético/PR, Atlético/MG, Coritiba/PR, Cruzeiro/MG, Fluminense/RJ, Palmeiras/SP, Ponte Preta/SP, Santos/SP, Sport/PE e Vasco da Gama/RJ.

À NOITE, NO MARACANÃ
Às 21h30 é a vez do Santa Cruz. Só que o Tricolor do Arruda pisará o gramado do consagrado e reformado templo do futebol brasileiro. Jogo de gente grande, valendo pela Copa do Brasil. Há uma enorme diferença entre as equipes, pois o Flu é da Série A e o Santa é da C. Mas os companheiros de Charles (foto), que eliminaram o ABC, na alta – o Flu alijou o Luverdense/MS –, vão procurar tirar leite de pedra, no Rio, para tentar impor seu ritmo na partida de volta daqui a oito dias, no Mundão. O juiz é do Distrito Federal, Sílvio Pereira Sampaio.



O FUTEBOL DELAS
As mulheres também têm vez. Com dois jogos envolvendo equipes de Pernambuco, a quinta-feira é do ex-sexo frágil. Às 18h, o Sport (16º) recebe o Vitória/BA (15º), no Ademir Cunha, em Paulista.  Arbitragem de Deborah Cecília Correia/PE. As leoas pernambucanas buscam a reabilitação da goleada por 7 x 0 que levaram do Corinthians. As leoas baianas vêm de um empate por 1 x 1 com o Iranduba/AM, em Manaus.

O Vitória das Tabocas-Santa Cruz (14º) joga fora de casa. Às 19h, em Osasco, na Região Metropolitana da cidade de São Paulo, encara o Audax/SP (6º). A arbitragem é de Regildânia Holanda Moura/SP. Últimos resultados: o Audax perdeu para o Flamengo, no Rio, por 1 x 0, e o Vitória-Santa Cruz empatou com o Minas Ipesp/DF por 1 x 1 em Chã Grande.

TIMBUZADA
Sábado é dia das meninas do Náutico. Pela terceira rodada da Série A 2 do Brasileiro
Brasileiro Feminino, Grupo 3, elas  encaram o baiano Lusaca (1º). O Náutico (4º) busca sua
primeira vitória, uma vez que vem de dois empates – 3 x 3 com o Cruzeiro/RN e 0 x 0 com 
o Botafogo paraibano. Local da sabatina, Estádio de Pituaçu, Salvador/BA, às 15h, sob o 
comando da baiana Reinaldes Silva de Santana/BA.

BÁRBARA
Justíssima a homenagem prestada à goleira Bárbara, da Seleção Brasileira feminina, na 
abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares de Pernambuco. Como vários outros 
atletas, foi nos Jogos que ela deu seus primeiros passos no esporte, inicialmente jogando 
handebol.




BASQUETE EM PERNAMBUCO (1)

Data de 22 de novembro de 1955, a fundação da Federação Pernambucana de Basketball  (FPB). Clubes presentes: Almirante Barroso, América, Atlético de Amadores, Estudante, Jet, Náutico, Sargento Wolff, Sport e Liga Olindense de Desportos.  Desportistas fundadores:  Heleno José de Freitas, Nilton Agra Galvão, Rubem Rodrigues Moreira, Laival Vasconcelos, Alfredo Craveiro, Amadeu Dias, Antonio Pinto Ramalho e Ubiratan de Castro e Silva.



Comentários