Futebol e essa coisa toda


LENIVALDO ARAGÃO


“FUTEBOL PERNAMBUCANO, UMA CARICATURA"


Do Ceará, Lourálber Monteiro, que viveu muitos anos no Recife, onde estudou e fez parte do quadro de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol – atuou também na Bahia e no Ceará – manda esta mensagem avassaladora: 

“Futebol pernambucano é uma caricatura bem longe da realidade. Uma medida urgente que socorra os clubes de Pernambuco!”

Lourálber é o que a gente pode chamar de cearense-pernambucano, carimbado e aprovado como tal, por ter vivido de perto o célebre Soledade da Boa Vista, o time do desportista Urbano Serpa Brandão, recentemente falecido.

Outro dia, os treinadores Roberto Fernandes e Dado Cavalcanti promoveram um intenso debate, como Lourálber sugere, envolvendo treinadores, dirigentes, jornalistas etc. Excelente iniciativa, muitas sugestões, mas até se chegar à colheita dos frutos há uma longa estrada a ser percorrida. Porém, a semente foi plantada.

Caxito, ex-América fechou o caixão no Castelão (Divulgação)


TRIPÚDIO
Lourálber está certo, principalmente depois que o futebol de Pernambuco foi tripudiado pelo cearense nesse fim de semana.

Começou com a derrota do Central, sábado, no velho Presidente Vargas, pela Série D, a Quarta Divisão nacional. É verdade que o 1x0 sofrido diante do Atlético/CE nada tem de anormal, está inserido no contexto.

Mas poderia ter sido melhor. O quase centenário alvinegro de Caruaru segurou o 0x0 até os 41 minutos do segundo tempo, quando levou o gol.

HORROR NO CASTELÃO
É assim que se pode definir a derrota por 3 x 0 sofrida pelo Santa Cruz para o Ferroviário/CE. Dava-se para notar a alegria de Caxito, que, em duas oportunidades em que defendeu o América, no Pernambucano, mostrou sua habilidade como goleador, ao assinalar o terceiro gol do Tubarão.

Todavia, o que pesou mesmo foi o mau futebol do time. O que não é novidade. O Ferroviário foi sempre melhor e mereceu vencer.

No Santa, até o goleiro Anderson, sobrecarregado como estava, diante do envolvimento da sua defesa pelo ataque adversário, andou farrapando, não obstante ter feito uma duas intervenções daquelas de tirar o chapéu.

Ao Santa Cruz faltam jogadores de qualidade, o que se vê desde o Campeonato Pernambucano. É verdade que a caminhada da Série C é extensa e ainda há tempo para uma recuperação. Entretanto,  é necessário material humano à altura do nível dos verdadeiros candidatos ao acesso. Contratar só por contratar não leva a nada.

ARREPIANTE
Depois do desastre no Ceará, o Santa Cruz volta a jogar segunda-feira que vem (13), enfrentando outra equipe que tem causado arrepios aos pernambucanos. É o Botafogo, atual campeão da Paraíba, em jogo programado para o Almeidão, em João Pessoa, às 20h.

LÁ VEM O FERRÃO
O Náutico que se prepare. Seu jogo da terceira rodada da Série C, a Terceira Divisão, será contra o Ferroviário. O jogo será domingo (12), nos Aflitos, às 18h. Como a do Santinha, a defesa timbu também assusta. Caxito é a grande atração.

COLOCAÇÕES
Na Série C, Grupo 1:

1º) Ferroviário/CE
2º) Sampaio Corrêa/MA
3º) ABC
4º) Náutico/PE
5º) Imperatriz/MA
6º) Globo/RN
7º) Botafogo/PB
8º) Treze/PB
9º) Santa Cruz
10º) Confiança

CAMPINENSE, O TERROR
O futebol pernambucano está cercado de perigo por todos os lados. O Campinense, depois de ter derrotado o Náutico, de virada, em Campina Grande, por 2 x 1, veio a Pernambuco e venceu o Vitória por 1 x 0. O jogo foi na Arena de Pernambuco, o maior palco do futebol pernambucano, com as confortáveis arquibancadas praticamente vazias. Valeu pela primeira rodada da Quarta Divisão. Contra o Náutico foi pelo pré-Nordestão 2020.

E O LEÃO?
Descansado, o Sport volta a campo às 20h desta segunda-feira (6), pela Segunda Divisão nacional, a Série B. O campeão pernambucano, que recebeu como derrota o empate (1x1), na Ilha do Retiro, com o Oeste/SP busca a reabilitação diante de outra equipe paulista. O rubro-negro pernambucano encara o Bragantino, em Bragança Paulista.
  

Comentários