Nos tempos da velha e querida PRA 8



A Rádio Clube de Pernambuco, a velha PRA-8, está festejando seu centenário. Por ela já passaram muitos profissionais nas mais diferentes áreas. Convivi com muitos deles, como o saudoso Aldemar Paiva, que conhecia de nome, quando ainda morava em minha querida cidade, Santa Cruz do Capibaribe.



Seu programa Pernambuco Você é Meu, tocando frevo durante todo o ano, tinha audiência fechada em Pernambuco e outros Estados e slogan “o programa dos pernambucanos ausentes e saudosos” era sempre repetido.
Criativo o velho Dema soltava jargões como este: “É melhor chegar tarde em casa do que cedinho no cemitério”. Assim advertia os motoristas para terem cuidado nas estradas e avenidas.

SALVE A RETRETA

A centenária Banda Musical Novo Século (04/10/1900), de Santa Cruz do Capibaribe, participou em várias ocasiões do concurso Salve a Retreta, promovido pela Clube.

Houve um ano em que em vez a banda vir ao Recife o concerto foi gravado lá mesmo, com os locutores José Santa Cruz e Albuquerque Pereira apresentando o espetáculo, comandado pelo jornalista Severino Barbosa.

Sem dúvida, uma glória para a cidade, recém-emancipada de Taquaritinga do Norte, juntamente com Toritama, em 29/12/1953.

Na época, sua população sequer chegava aos três mil habitantes. Oficialmente, em 2017, já passava de 105 mil.

QUANTA GENTE BOA!

Legenda no fim do texto


Mas o assunto é a Rádio Clube, onde dei meus primeiros passos, sempre fazendo esportes. O comando da equipe era de Cleo, o narrador (chamava-se locutor esportivo) Célio Tavares, que morreu prematuramente. Entre outros, faziam parte do time da Pioneira, cujo slogan era “a que fala melhor em esportes”, os irmãos Laudenor e Itamar Pereira, mais tarde médico e desembargador, respectivamente, o plantonista Darcy Menezes, que também era médico, Fernando Castelão, Fernando Belo, Nilson Sabino Pinho, Pinto Lopes, Edécio Lopes, Walter Spencer, Armando Fraga, Humberto Barbosa, Gonzaga de Oliveira, Milton Ribeiro, Adonias Moura, o eclético Jota Soares, que tanto falava de futebol, como discorria sobre boxe e cinema, Raimundo Jorge, Cesar Brasil, Wagner Mendes, Carlos Mariz, Inaldo Carvalho – cobria o chamado futebol suburbano, com times fortes, como o Yolanda, o Elmo e o Cacique, todos reveladores de craques.

MAIS GENTE

Outros chegaram depois, como Antônio Menezes e Vicente Lemos, narradores paraibanos, Rildo Uchoa, Renato Silva, Humberto Siqueira, Estanislau Oliveira, Jota Menezes, Cabral de Oliveira, Uraquitan Lima, Edton Cavalcanti, Luís Cavalcante, Jorge Cavalcante, Jorge Costa, Ivan Lima, José Santana, Carlos Lemos, Audir Doutemant e João Batista e alguns mais.

Uns, como meu irmão Paulo Moraes, Josa Macedo, Ivo Sutter, Edvaldo Morais, Júlio José, Jaime Cisneiros etc., já não me encontraram no Palácio do Rádio Oscar Moreira Pinto. Tinha saído para me dedicar somente ao Diario de Pernambuco, que pertencia à mesma empresa, os Diários Associados, o grande complexo de comunicação que cobria todo o território nacional, com jornais, rádios, tevês e revistas, comandado pelo aguerrido paraibano Assis Chateaubriand. Do DP, depois de 18 anos no batente, segui outros caminhos.

Mesmo assim sempre estava por lá batendo um papo com a turma, principalmente com o amigo Luiz Queiroga. Este, embora nascido no Recife, considerava-se “matuto”, como eu, por causa da convivência caruaruense.

Na barraca de Neco Leobino e dona Beba, divertíamo-nos com as tiradas de Ludugero, Não se tratava do “coroné Ludugero”, mas de um motorista da Rodoviária Caruaruense, que inspirou Queiroga a criar o tipo personificado durante vários anos por Luís Jacinto, o Luís do Correio, de Caruaru, de saudosa memória, tanto a criatura, como o criador.

A todos os que fazem hoje a Rádio Clube, do mais humilde funcionário, à diretoria, passando pela exitosa equipe de Esportes, o meu abraço de congratulações.

O ANTIGO PEDRO VICTOR

A foto que ilustra este texto mostra como eram precárias naquele tempo as condições dos estádios. O cenário é o velho Pedro Victor de Albuquerque, hoje Luiz Lacerda, em Caruaru. Sentados estão a partir da esquerda, Rildo Uchoa (comentarista), Renato Silva (narrador e comentarista) e Vicente Lemos (narrador). No chão, o motorista Eduardo Fidelis, este locutor que vos fala, Lenivaldo Aragão, um funcionário da TV Clube, e João, motorista e operador.

Vez por outra ainda me encontro com Vicente Lemos para tomar uma cervejinha e relembrar os velhos tempos.

Comentários

  1. Jorge Costa - que também foi técnico de basquete, do juvenil do JET. Uma tarde, ele abandona o time durante um jogo, nos Aflitos, e nos jogadores - Newdon Vitor, Ricardo Carvalho, Rui Gordo , Maurício, Ivan e outros - mandamos ele embora e colocamos no lugar Genildo Correia - E chegamos a ser vice, perdendo apenas para o Náutico , que tinha o comando de Tude Sobrinho - que se tornou um dos grandes do basquete brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário