Futebol e Essa Coisa Toda


CLASSICO 0800

Em jogo de portões abertos, se a chuva der uma trégua, Sport e Santa Cruz enfrentam-se nesta quinta-feira, às 15 horas, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Os dois pertencem a grupos diferentes e estão em situação absolutamente igual, pois ocupam a lanterninha do A (Santa) e do B (Sport), com três jogos disputados e três derrotas. Horrível isso, não?



Os resultados deles:
Grupo A -  Santa Cruz 0 x 2 Ceará, Internacional 3 x 0 Santa Cruz e Santa Cruz 1 x 3 Figueirense.
Grupo B – Sport 0 x 1 Paraná, Grêmio 3 x 1 Sport e Goiás 2 x 1 Sport
No apito, a tampa de crush Deborah Cecília Correia, tendo ao seu lado Dhiogo Cavalcanti Pereira e Humberto Martins Dias Silva.
O líder do Grupo A é o Bahia e do B, o Figueirense.

FICA O SONETO
Não conhecem a célebre frase “a emenda fica pior do que o soneto”? Pois é o que está acontecendo com o Mundão do Arruda. Já apareceram na televisão e nos jornais imagens de homens cuidando do gramado. Mas a lembrança forte é de um piso estragado e esburacado, como foi mostrado no jogo do fim de semana no jogo do Santa Cruz contra o Confiança.

O YPIRANGA ESTÁ AÍ
Em Santa Cruz do Capibaribe tem havido uma grande animação em torno da volta da cidade ao mapa do futebol profissional de Pernambuco, através do Ypiranga. A Máquina de Costura está novamente na Série A 2. O Estádio Otávio Limeira Alves – o nome foi dado por mim em 1954 – passa por uma fase de recuperação, tendo contribuído para isso a campanha feita com intensidade por Carlos Augusto Balbino, o popular Carioca, que ‘incomoda’ a turma, pedindo apoio à instituição que tanto divulga a Terra da Sulanca.

SALVADOR DAQUI
Não estou querendo fazer graça, mas o técnico Roberto Fernandes, que levou o Náutico ao trono de campeão pernambucano em 2018 após uma longa espera, reaparece no Rio Grande do Norte, com a missão de tirar o ABC do sufoco. Na situação em que a equipe se encontra o trabalho é árduo, mas vale a pena tentar. O ABC carrega a lanterna do Grupo A da Série C, com 4 pontos em 7 jogos – 1 vitória (em cima do Náutico), 1 empate e 5 derrotas. Ainda haverá 11 rodadas para procurar tirar o Mais Querido da queda. Neste sábado (15), o ABC encara o Sampaio Corrêa, que foi alijado do G4 e quer voltar. O jogo é no Maranhão.

PATATIVA CENTENÁRIA
Um momento histórico para o povo de Caruaru, torcedor ou não. Neste sábado, 15, o Central Sport Club festeja o centenário de sua fundação. Lembro-me de um episódio de quando ainda era garoto em minha Santa Cruz do Capibaribe, anos 40. O Central foi realizar um amistoso lá, tendo sido recebido com discurso e banda de música. Ganhou apertado do Ypiranga e esse jogo passou muito tempo na boca do povo. A ida do famoso “Central de Caruaru” à antiga vila de Taquaritinga do Norte, com menos de duas mil almas, ficou marcada como um fato inesquecível.
Na minha vida profissional fiz uma legião de amigos entre diretores e jogadores centralistas...opa isso era antigamente, agora é centralino. Fico orgulhoso em ter dado minha pequena contribuição para a edição especial do jornal Vanguarda sobre os 100 anos da Patativa.  A comemoração oficial será num local muito apropriado, pelo lado sentimental. É a Soparia do Gordo, uma espécie de sub-sede do clube, cujas paredes são cobertas por fotografias, recortes e páginas de jornais referentes à saga alvinegra.

LOURO DOS ÔNIBUS
Almoço no hotel de Dorinho França, em Santa Cruz do Capibaribe, anos 50. O empresário do transporte interestadual de passageiros Lourival José da Silva entrega ao prefeito Raimundo Francelino Aragão uma doação de três mil cruzeiros, ou três contos de réis, para ajudar na construção de um ginásio na cidade, recém-emancipada politicamente (29/12/1953).



Nascido em Santa Cruz, mas morando em Caruaru, Louro dos Ônibus, dono da Auto Viação Princesa do Agreste, era um dos colaboradores do Central. Além de torcer, tinha dois filhos jogando, o zagueiro Edmilson e o meia Vadinho, este um dos maiores jogadores da centenária história do clube patativa, de onde saiu para defender Náutico, Sport, Santos de Pelé e São Paulo. 

Dizem que só não foi mais longe na carreira por ser rico. Privei de sua amizade e sei que, a exemplo do irmão, não recebia salário, nem bicho. É uma pena que, juntamente com Seu Louro não esteja mais neste mundo para participar da festa ao lado de ex-companheiros, como o capitão do time, Jucélio.

LEMBRANDO
NESTA quinta-feira, 13, Dia dos Namorados, tem Marta em campo, tentando levar o Brasil a uma consagradora vitória sobre a Austrália, pela Copa do Mundo de Futebol Feminino ***** DOMINGO, 16, tem Náutico x Botafogo da Paraíba, às 18h, nos Aflitos, pela Série C. ***** O SANTA CRUZ jogará segunda-feira, em Ceará Mirim/RN, com o Globo. ***** O CENTENÁRIO Central  recebe a Jacuipense da Bahia e o Salgueiro é anfitrião do Fluminense de Feira de Santana/BA. Rodada de ida neste sábado pelo mata-mata da Série D. Em Caruaru, 16h, e em Salgueiro, 20h. Na semana seguinte será fora de casa. ***** SEGUNDA´FEIRA, a Federação Pernambucana de Futebol anversaria. Foi fundada em 16/6/1915, como Liga Sportiva Pernambucana.



Comentários