Futebol e Essa Coisa Toda


ARENA DA SALVAÇÃO


O mundão d’água que caiu sobre o Recife e Região Metropolitana tem dificultado a recuperação do gramado do Arruda. Também provocou o veto dos Aflitos, duas vezes, domingo e segunda, para o jogo Náutico x Botafogo da Paraíba.
Santa e Náutico enfrentam-se sábado que vem (21), pela Série C. A chamada é do Tricolor, que, sem ter para onde correr – Aflitos e Ilha do Retiro, nem morto – deve utilizar, mais uma vez, a desprestigiada, mas confortável Arena de Pernambuco. Isso se seu campo não estiver em condições favoráveis. Náutico x Botafogo só para o mês.




LEVADO PELAS ÁGUAS
O América do Recife recebeu seu homônimo potiguar, segunda-feira (17), pelo mata-mata da Série D. O Alviverde, que tem o Ademir Cunha, como o habitual local de seus jogos, deixou Paulista, percorreu parte da BR-101 e enfrentou o América de Natal na Arena, no município de São Lourenço da Mata. Começou o duelo com o Dragão, vencendo por 1 x 0. Domingo, véspera de São João, tem a volta, na Arena das Dunas. Ou seja, o Periquito sai de um tapete para outro. O perigo é seu adversário se empolgar e querer repetir a fase de grupos, quando goleou a equipe da Estrada do Arraial por 4 x 0.

LÁ E LÔ
Vitória no campo e na quadra. Aconteceu terça-feira (18) nos dois duelos que o Brasil travou com a Itália. No futebol, 1 x 0 para Marta e companhia – gol dela, de pênalti – e no voleibol, as comandadas de Zé Roberto venceram por três sets a zero. Os jogos valeram pela Copa do Mundo de Futebol Feminino e pela Liga Mundial de Vôlei, idem.  

NÃO DÁ LIGA
Em 1989, na Copa América, o Brasil foi esculachado pela torcida baiana na Fonte Nova e levou uma vaia que ficou zunindo durante muito tempo nos ouvidos dos jogadores. Novamente em Salvador, 30 anos depois, outra Copa América, nova vaia da galera contra a Canarinha, depois do empate sem abertura da contagem com a Venezuela, outrora uma presa fácil para os brasileiros.

OUTRA ÉPOCA
Mas isso era no tempo em que a seleção era brasileira e não ‘estrangeira’. O jogador não era robotizado, como hoje, e tinha criatividade. A garotada aprendia o malabarismo do futebol na rua, sem ninguém para podá-lo. Logicamente, no clube era burilado, mas não tolhido na sua inventividade.

SEGURA O HOMEM

Garrincha e Pelé, dupla infernal


Contam que Garrincha chegou a ser vetado pelo técnico Gentil Cardoso, ao tentar uma brechinha no Botafogo, por causa da má formação dos membros inferiores. Mas depois que deu um banho, num treino, em seu marcador, o célebre Nilton Santos, este convenceu Gentil a aceitá-lo, com uma frase mais ou menos assim: “É melhor ter esse homem ao nosso lado do que como adversário.” O mais tarde Anjo das Pernas Tortas, tinha levado em sua ‘bagagem’ alguns dribles espetaculares aprendidos livremente.

SÉRIE A2 EMAGRECE
Nessa quinta-feira (20) serão tomadas as medidas finais a respeito da Série A2 pernambucana, que só terá estes oito clubes: 1º de Maio, Porto, Íbis, Ipojuca, Retrô, Decisão e Vera Cruz de Vitória de Santo Antão.

Ficaram de fora por não terem tido seu estádio aprovado, Ypiranga, Timbaúba, Atlético Pernambucano, Cabense, Ferroviário do Cabo, Pesqueira e Sete de Setembro.

Estádio do Ypiranga reprovado pelo Batalhão de Vistoria


SEM EIRA NEM BEIRA
O pior é que hoje exigem-se vários itens de segurança sem levar em consideração que o tal Padrão Fifa é inadequado a muitos estádios. Por sua vez, as prefeituras bem sempre ajudam, embora os municípios sejam divulgados pelos seus representantes.

E a CBF, que poderia dar uma mãozinha, pelo que a gente sabe, ou não sabe, também não se habilita. Pelo Brasil afora há uma infinidade de times condenados ao desaparecimento. No caso de Pernambuco nem a Série A3, ou Terceira Divisão, existe, ao contrário de outros Estados, como o Ceará, para botar a turma para jogar bola.

A verdade é que do Oiapoque ao Chuí o futebol vai perdendo seu lirismo, e só se pensa naquilo. No caso do Nordeste, por exemplo, os torcedores vão se deixando influenciar pela televisão e fazendo seu coração pender para outras plagas.

PERNAMBUCO X BAHIA
Nesta quinta, Central e Salgueiro fazem o jogo de volta pelo mata-mata da Série D. A Patativa encara o Japicuiense/BA, fora de casa, depois de tê-lo derrotado, em Caruaru, por 2 x 0. Pode até perder por umj gol de diferença.

Já o Salgueiro empatou em seu domínio por 1 x 1 com o Fluminense de Feira de Santana e busca a classificação no Joia da Princesa. Difícil? Sem dúvida. Para os dois.

VÍTIMA FATAL 
Todo mundo na localidade sabia que o zagueiro do Araçatuba, Marcos Timbó, tinha um dos chutes mais fortes da localidade. Quando ia cobrar um pênalti ou infração próxima à área, o goleiro ficava gritando, pedindo barreira, como forma de escapar do tirambaço de Marcos Timbó. Porém, houve uma  vez que foi de arrepiar. Na cobrança de uma penalidade máxima, Timbó chutou com tamanha violência, que a bola foi pra fora, mas uma bezerra que, inocentemente comia uma graminha, foi atingida em cheio pelo chute de Timbó. Morreu na hora...


Comentários