Instituído o Dia do Profissional da Imprensa Esportiva no Recife


Os profissionais de imprensa esportiva receberam uma homenagem, nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal do Recife, quando, por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 110/2019, que institui o dia 19 de agosto como o Dia Municipal do Profissional da Imprensa Esportiva.

A iniciativa é da vereadora Goretti Queiroz (PSC), que escolheu a data por se tratar do dia do aniversário do ex-presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP-PE), Luís Cavalcante, o “comentarista da palavra abalizada”.

Luís Cavalcante, o grande homenageado


A vereadora também é jornalista e acredita que os profissionais da imprensa esportiva precisam ser mais valorizados, em função do compromisso que têm com os torcedores.
– Recebemos essa sugestão do radialista André Luiz e logo resolvemos implantar. Como jornalista eu sei da responsabilidade que é trabalhar com esporte. Em apenas um jogo milhares de pessoas estão conectadas ao rádio ou televisão. Por isso, presto essa homenagem a todos os cronistas esportivos, pois sei o quanto o trabalho deles exige seriedade e, principalmente, responsabilidade na veiculação das notícias – disse Goretti.

Vereadora Goretti Queiroz, autora do projeto (Carlos Lima)

O presidente da ACDP, André Luiz Cabral, falou sobre a aprovação do PL.  
– A data é importante porque lembra e marca o cronista esportivo do Recife na sua importância e com a sua história. Pernambuco tem títulos sul-americanos e mundiais, como é o caso do hóquei do Sport Club do Recife, e há  outros pernambucanos campeões no futebol e no vôlei, como Pampa. Então, o esporte, de uma forma geral, está ligado diretamente ao Recife e a Pernambuco pela sua tradição – disse André Luiz.

André salientou a importância de se homenagear um dos grandes nomes da crônica esportiva brasileira.
– O falecimento de Luís Cavalcante, no dia 03 de novembro de 2017, causou uma série de homenagens no país inteiro, pelo nome, pelo respeito e pelo cronista que ele foi. Luiz foi o primeiro cronista de Pernambuco a ser convidado pelo governo alemão para acompanhar uma Copa do Mundo. Então, a homenagem é importante porque marca o Dia Municipal do Cronista Esportivo e, fundamentalmente, homenageia o grande nome da crônica esportiva pernambucana –  destacou o radialista.

No dia 19 de agosto, às 10h, a Câmara Municipal do Recife realizará uma sessão solene em homenagem a todos os profissionais da imprensa esportiva do Recife. O evento será aberto ao público.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

-- 

Comentários