O Caldeirão dos Aflitos dá e tira



“Time sem vergonhal!” Já dizia o paraibano Augusto dos Santos, o ‘poeta do absurdo’: “A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

Os jogadores do Náutico, muitos ainda ganhando experiência, devem ter se assustado ao ouvir o coro proferido por uma parte da torcida, de quem têm recebido aplausos e vaias, só que estas sem tanta virulência.

Náutico 1x1 ABC (Reprodução do site do Náutico)


Na Arena de Pernambuco, os gritos da galera se dissipavam, porém, nos Aflitos chegam com muita intensidade aos ouvidos dos atletas.

O quarto-zagueiro Fraga, ex-Náutico, Sport e Treze tinha uma frase de advertência para os companheiros que se empolgavam muito com o sucesso momentâneo: “Cuidado, que futebol dá e tira”.

Eu sempre brincava com ele, chamando-o de “o filósofo Fraga”, mas sua sentença aplica-se ao badalado Caldeirão dos Aflitos, que eleva ou condena o time, dependendo do que esteja acontecendo lá dentro.

A timbuzada esperava festejar o 80º aniversário do Eládio de Barros Carvalho, o tradicional Estádio dos Aflitos, ocorrido terça, 25, com uma vitória reabilitadora, depois da derrota por 1x0 para o Santa Cruz.

Por isso, o empate por 1 x 1 com o ABC (no turno, em Natal, ABC 1 x 0 Náutico) teve um sabor amargo.

A frustração foi maior entre os 5.264 que desafiaram a incerteza do tempo e esqueceram o restinho de festejos juninos, porque antes de levar o gol de empate, marcado por Ivan aos 14 do segundo, o dono da casa tinha desperdiçado algumas boas oportunidades.

Time que cai de divisão e quer voltar ao pelotão de onde saiu, e tem condições, precisa alinhavar uma equipe melhor do que as que vai enfrentar.

No entanto, com o Náutico em crise financeira, fazer contratações de peso não tem sido possível.

Então, o centenário e tradicional clube dos Aflitos nivela-se aos seus rivais do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, e em alguns casos, nem isso.

O calo começa a apertar porque a virada, ou seja, o returno, já começou. Para os 20 participantes da Terceira Divisão nacional, depois desta rodada, a décima, faltarão oito jogos na batalha pela presença no  mata-mata, que apontará os quatro que ascenderão à Série B em 2020.

É verdade que há tempo de recuperar os pontos perdidos, porém, essa possibilidade vale para todos.

O Náutico tem um jogo a menos por causa do adiamento de seu encontro de volta com o Botafogo da Paraíba, marcado para a próxima quarta-feira, 3 de julho, às 19h, nos Aflitos. Será mais uma chance de botar fogo no caldeirão.

No momento, a classificação da Série C é esta:
1 Ferroviário/CE, 19
2 Santa Cruz, 16
3 Botafogo/PB, 15
4 Confiança, 14
5 Sampaio Corrêa, 14
6 Imperatriz, 12
7 Náutico, 12
8 Globo, 10
9 Treze, 9
10 ABC, 6

Neste domingo há dois jogos que podem mexer com a posição do vice-líder Santa Cruz: Ferroviário x Botafogo e Sampaio Corrêa x Confiança.

Comentários