Futebol e Essa Coisa Toda


TÁ FALTANDO ELE

Esta terça-feira é dia de Brasil x Argentina.  A partir de 21h30. O samba de Sérgio Bittencourt em homenagem a seu pai, Jacó do Bandolim – “naquela mesa tá faltando ele... – enquadra-se com a Seleção Brasileira. A ausência de Neymar desta edição do maior clássico da América do Sul é sentida. O cenário é o Mineirão, onde o Brasil nunca perdeu para a Argentina. Espera-se que mantenha a escrita.

O espetáculo teria mais brilho se houvesse o duelo Neymar x Messi. O confronto era conjeturado desde que a bola passou a rolar na Copa América. Infelizmente, Neymar se machucou logo na estreia e adeus Canarinha para ele.
Mas, trata-se de um detalhe, apenas. Há craques de um lado e de outro, prevendo-se, portanto, um jogo encardido e ao mesmo tempo fulgurante.
Os dois técnicos escondem a escalação de seu respectivo time, como se houvesse algum lance mágico a ser revelado de última hora. É apenas guerra de nervos. Como se sabe, o que vencer classifica-se para a final.
POR FALAR NISSO...
Pernambuco já vestiu a camisa do Brasil num campeonato desses. Foi quando a famosa Seleção Cacareco representou o futebol nacional na competição, ainda chamada de Campeonato Sul-Americano. Aguardem, que essa história será contada mais na frente.
CULPADO É O ASSESSOR
Comenta-se que Neymar pode ser favorecido no processo movido contra ele por Najila Trindade, no que diz respeito à publicação em seu instagram do vídeo mostrando as tapas que levou em Paris. Ele disse ao ser interrogado pela polícia, não ter sido o responsável pela exposição das ‘carícias’ nas redes sociais, o que foi assumido pelo seu assessor Alex Bernardo.

Para o professor de direito digital da Fundação Getúlio Vargas Luís Augusto D’Urso, a responsabilidade cai na cabeça do autor da ação, no caso Alex, mesmo que Neymar tenha tomado conhecimento depois.
Nesse caso, o criminoso seria o funcionário do atleta. É que Neymar, “ao solicitar a postagem, diz que desejava exclusivamente esclarecer os fatos. Portanto, não teria contribuído para o fato supostamente criminoso”, disse D’Urso numa entrevista ao UOL Esporte.
VAGALUME
Bloqueio de refletores de estádio faz lembrar vagalume, que apaga e acende. Os clubes se safam e a luz volta a brilhar. Isso não é novidade por aqui, Espero que o Sport encontre uma solução no processo em que os refletores da Ilha do Retiro foram penhorados por causa de uma questão trabalhista. Na verdade, o Leão vive um momento aziago, posto que diretores e torcedores ainda não conseguiram se recuperar do inesperado e crucial Caso Magrão. Acresça-se a isso o liseu com a queda para a Segunda Divisão.
DORVAL PEGA A RETA
Por falar em Magrão, outro veterano, o zagueiro Dorval está deixando o Sport. Com 38 anos, faria mais um contrato, porém, não se recuperou de uma lesão dentro do prazo estipulado. Apesar de ter salários atrasados, como Magrão, os indícios emanados da Ilha levam a crer que o paraibano sairá em clima de paz. Tomara!  


DESDE QUE NÃO CHOVA...
O Botafogo paraibano está voltando ao Recife para realizar o jogo contra o Náutico, adiado duas vezes por causa da chuva. Chega como vice-líder do Grupo A da Série C. Ao empatar com o líder Ferroviário/CE, o Belo empurrou o Santa Cruz para a terceira posição e sentou-se na cadeira da vice-liderança. Já o Náutico, seu adversário desta quarta, não tem aproveitado o “efeito Caldeirão”. O Timbu moureja na sétima colocação e necessita profundamente de uma vitória que o leve a avançar na classificação e fazer as pazes com a torcida.
SALVADOR DA PÁTRIA
Roberto Fernandes com a espinhosa missão de evitar que o ABC seja rebaixado para a Série D. Atualmente, o Mais Querido do Rio Grande do Norte carrega a lanterninha do Grupo A. É preciso correr. Tem sete jogos pela frente, com 21 pontos a disputar. O empate com o Náutico, nos Aflitos, deu força psicológica ao time para os próximos compromissos.


BRAÇOS CRUZADOS
Depois de derrotar o sub-23 do Corinthians por 2x0, o Central fica sem movimentação para sua equipe profissional até o fim do ano. Sinceramente, isso é profissionalismo? Acontece o mesmo com América, Vitória e Salgueiro, todos eliminados da Série D, como o Central. A culpa por ficarem de braços cruzados não é deles, mas da estrutura, Ou da falta dela!

BOM DE BOLA

O empresário de futebol Ita Francelino, hoje aposentado, já deu no couro. E como! Centroavante, vestiu a camisa do Leão XIII de Catende, sua terra, tendo defendido também o Sport e o Ferroviário. Como uma infinidade de jogadores de sua época, anos 60 a 80 do século passado, Ita cruzou o Oceano Atlântico para jogar em Portugal. Um de seus clubes foi o Castelo da Beira.



Nesta foto, ele aparece no meio da fila de agachados, na posição clássica do comandante de ataque. Por causa da sua função no time, tem também, entre os antigos companheiros, o apelido de Comandante. Como empresário foi o responsável pela ida de uma verdadeira legião de jogadores para a Europa, tendo quase todos tido Portugal como destino.

O TIME DELES
João Campos (deputado federal) – Sport
Mainha (ex-jogador) – Santa Cruz
Roberta Jungmann (colunista social da Folha de Pernambuco) - Náutico






Comentários