Futebol e Essa Coisa Toda


CHARLES CONFIOU NO SEU TACO


As últimas rodadas vão se tornando angustiantes para Santa Cruz e Náutico. A caminhada está ficando sinuosa e o retorno à Segunda Divisão nacional é muito questionável. Sinal dos tempos. Outrora, participar da Série B significava retrocesso para essas duas centenárias equipes pernambucanas. Hoje, porém, é objeto do desejo.
Charles salvou o Santa em cima da hora (Reprodução internet)

DOS MALES, O MENOR
 O Tricolor, que empatou com o Botafogo/PB em casa por 1 x 1 evitou o pior, pois com o jogo em 0 x 0 levou um gol aos 44 minutos do segundo tempo. Uma tragédia caía sobre os 6.971 torcedores que compareceram ao Arruda. Ainda bem que aos 49, o volante Charles cobrou uma falta com muita competência e evitou a derrota.
O CERCO APERTA
O empate no Recife e os demais resultados – ABC 1 x 2 Confiança, Treze 1 x 2 Imperatriz e Sampaio Corrêa 2 x 0 Globo, faltando Ferroviário/CE x Náutico – deixou assim a classificação: 1) Ferroviário-23, 2) Confiança-21, 3) Sampaio Corrêa, 21; 4º) Imperatriz, 18; 5º) Botafogo, 17; 6º) Santa Cruz, 17; 7º) Náutico, 15; 8º) Globo, 10; 9º) ABC, 9; 10º) Treze, 9.
O FERRÃO DE NOVO
Já o Náutico visita o Ferroviário cearense, que lidera o campeonato, com folga. Jogo marcado para as 20h desta segunda-feira (15), no Castelão, em Fortaleza. Na ida, nos Aflitos, o Ferrão comeu de coco.
ETERNA VIGILÂNCIA
Daqui para frente qualquer tombo poderá ser fatal, pois só faltam seis rodadas para a definição dos quatro times do Grupo A que cruzarão com os quatro do B nas quartas de final
LEÃO NO MAR DAS TORMENTAS
Saída de Magrão, que preferiu a porta de trás, processos trabalhistas, estádio às escuras, justamente por causa das pendências judiciais. Eis um resumo do momento que o Sport está vivendo. Mas o técnico Guto Ferreira, independentemente do que vem acontecendo lá fora, confia no futuro do time no Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta segunda-feira, o campeão pernambucano, 7º colocado, visita o Cuiabá, 13º, na Arena Pantanal, na capital de Mato Grosso. Time para ganhar tem, precisa é acertar o pé.
QUEBROU NA EMENDA
Um grupo de rubro-negros estava preparando uma festa a contar com o célebre goleiro Manga, o do título juvenil que o Sport levantou sem levar gol, Magrão, que deixou o clube, Mailson, prata de casa, como Manga. Os três têm em comum, o fato de, terem seu nome ou apelido iniciado pela letra M e serem venerados pela galera. Reunir o trio num evento que marcasse o bota-fora de Magrão e que servisse para homenagear Manga e Mailson era o projeto. O desportista Cláudio Paiva chegou a obter o apoio do dirigente Wanderson Lacerda. Mas isso, antes de Magrão ter botado o clube na Justiça. Não há mais clima. A não ser que se mude o foco para a dupla prata de casa, deixando o paulista na saudade. Ou se faça com os três, sem a participação do clube, o que acho improvável.
Magrão : elo partido
A VELHA GUARDA EM CAMPO
Jogo dos caducos. Era assim que os jornais anunciavam antigamente uma partida de veteranos, os másters de hoje. Pois, João Caixero, o homem que toca as obras do CT Ninho das Cobras Presidente Rodolfo Aguiar, está anunciando para sábado (20) um jogo treino reunindo a turma antiga do Santa, comandada pelo ex-goleiro Luiz Neto, e a seleção máster de Pernambuco. Uma oportunidade para se rever os velhos ídolos e dar uma olhada nas obras do CT.
Luiz Neto comanda o master tricolor


DÁ ATÉ PENA
O Sport, que já foi potência e referência no futebol feminino, está numa situação de penúria no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (13) completou a 11ª rodada sem ganhar um só ponto ao ser goleado pelo Santos, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, por 9 x 0.  Em 11 jogos, 11 derrotas, 1 gol marcado e 46 sofridos, com saldo negativo de 45.  Seu próximo compromisso está marcado para quinta-feira (18), no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, contra o São José (SP).
DÁ PRA LEVAR
Quanto ao combinado Vitória das Tabocas-Santa Cruz, vai dando pro gasto, nada mais do que isso. Neste momento está em 11º lugar, com 11 pontos em 10 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 7 gols pró e 30 contra, saldo negativo de 23. As tricolores jogam neste domingo em Santa Catarina, enfrentando o Kindermann, 4º colocado. Quarta-feira (18) o jogo é em casa, ou seja, Chã Grande, contra o Vitória da Bahia.
GAROTADA
O Vitória-Santa ainda está no Brasileiro Feminino Sub-18 e joga neste domingo (14), às 17h45, contra o São Francisco (BA), no Ademir Cunha, em Paulista.
NOSSO CAMPEONATO
Pelo Pernambucano Feminino, 1ª fase, 2ª rodada, neste domingo (14: Ipojuca x Náutico, Estádio Antônio Dourado, Ipojuca, 15h.
O GOL MAIS RÁPIDO

No domingo 18 de outubro de 1989, o Náutico recebia o Atlético Mineiro para mais uma partida do Campeonato Brasileiro. Estádio dos Aflitos cheio. Com oito segundos de bola rolando, o time da casa passava a vencer o jogo, depois que o atacante Nivaldo marcou o gol mais rápido de todas as edições do Brasileirão. Bizu fez mais dois para o Timbu, e o Galo balançou a rede duas vezes. Placar final, Náutico 3x2 Atlético.
– É importante ser lembrado para o resto da história. Principalmente porque o gol foi feito quando eu estava no Náutico, time que praticamente me revelou – disse Nivaldo, anos depois.


Nivaldo: na história do Campeonato Brasileiro

Hoje, com 51 anos, pois nasceu em 8/2/1968, o ex-craque é lembrado pelos torcedores, que sempre lhe parabenizam quando o encontram nas ruas de Catende, sua cidade natal, onde mora ou nas vindas à Capital.
Depois do Náutico, Nivaldo, revelado pelo Paulistano, de Paulista/PE, defendeu o Cruzeiro, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil de 1993, Sport, Ponte Preta e Botafogo/PB.

Comentários