Futebol e Essa Coisa Toda


NEM UMA COISA NEM OUTRA

A dinâmica Sabrina Rocha, da TV Globo Nordeste, ao apresentar o Globo Esporte de sábado, lembrou que o Santa Cruz tinha feito uma campanha para encher o Mundão, e com a ajuda do povão procurar derrotar o Ferroviário Cearense. Terminou dizendo que a Cobra Coral não havia conseguido “nem uma coisa nem outra”. Pura verdade!
O trabalho do marketing tricolor merece elogios. A publicidade foi bem bolada, a distribuição das cobrinhas plásticas, idem, mas só 25.084 pagantes passaram pelas catracas, que os mais antigos chamam de borboletas.
Vale lembrar que anos atrás, quando o Clube das Multidões estava nas séries D e C, o Arruda lotava porque de saída havia a presença dos 15 mil torcedores, beneficiados pela troca de notas fiscais por ingressos do programa governamental Todos Com a Nota, que não existe mais.
Quanto a ganhar, barulho só não resolve, é preciso jogar bola e. Como disse um atleta do Ferroviário antes da partida, “torcida não joga.”

(Foto CBF)
 AIJADO DO G4
A derrota para o Ferroviário Cearense por 2 x 0, aliada a outros resultados da 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, empurraram o Santa Cruz, pela segunda vez, para fora do G4. Vejamos como ficou a classificação, faltando computar o jogo Imperatriz x Náutico, a realizar-se nessa segunda-feira (8), em São Luís:
1º) Ferroviário, 23
2º) Confiança, 18
3º) Sampaio Corrêa, 18
4º) Botafogo/PB, 16
5º) Santa Cruz, 16
6º) Náutico, 15
7º) Imperatriz, 12
8º) Globo, 10
9º) ABC, 9
10ª) Treze, 9

O FERRÃO E MAIS TRÊS
Não sou chegado a profetizar em futebol. Mesmo porque, pense numa coisinha imprevisível... Mas, pelo andar da carruagem, as evidências de que o Ferroviário Cearense caminha firme para o mata-mata da Série C, como um dos quatro times a saírem da Grupo A, vão ficando bastante claras. A vitória por 2 x 0 sobre o Santa Cruz mostrou isso. O próximo jogo do Ferrão será em casa, contra o Timbu a quem o time do atacante Caxito, ex-América PE. derrotou nos Aflitos por 1 x 0. Por sinal, o Tubarão da Barra está ótimo na fita, no confronto com os pernambucanos. Até agora vai comendo de coco: Ferroviário 3 x 0 Santa Cruz, Santa Cruz 0 x 2 Ferroviário e Náutico 0 x 1 Ferroviário. Em três jogos, três vitórias sem levar um gol.  
 OLHA O YPIRANGA AÍ
Depois de algum tempo de inércia, o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe, que acaba de completar 81 anos de atividades, está sendo reativado. É um dos 16 times que participarão do Campeonato Pernambucano Sub-20, a começar no sábado 3 de agosto. O esforço que vem sendo realizado por lá para colocar a Máquina de Costura novamente em evidência, começa a dar frutos.
AGOURENTOS
Tem uma porção de gente querendo a queda de Tite. Antes, o clima desfavorável acontecia quando a campanha era negativa. Agora, aparece muito “douto”, como dizia o técnico Gentil Cardoso, fazendo corrente negativa em momentos favoráveis. Vote! Tite chega à decisão da Copa América 2019, com 83,74% de aproveitamento. Em 41 jogos foram 32 vitórias, 7 empates e 2 derrotas.
(Reprodução internet)
CEBOLINHA – Há atitudes pessoais que levam os exegetas a criticar o técnico da Seleção, como a permissão feita ao jogador Everton para tratá-lo pelo apelido de Cebolinha. Isso é excesso de fidalguia. Cebolinha, como se sabe, é um personagem da Turma da Mônica, com quem os profissionais do Grêmio achava o cearense parecido, quando ele estava subindo da base para o elenco principal.
POR FALAR NISSO...
Aos 23 anos, o atacante Raniel, revelado pelo Santa Cruz, foi negociado pelo Cruzeiro com o São Paulo por R$ 13 milhões, mas o clube estrelado só recebe o dinheiro no próximo ano. Raniel foi aquele jogador, que ainda jogando por uma das equipes básicas do Tricolor do Arruda foi flagrado num exame antidoping por uso de cocaína. Foi suspenso e passou a ser acompanhado de perto pelo clube. Conseguiu dar a volta por cima.
Raniel

O LEÃO SAI DA TOCA
Após as férias forçadas causadas pela Copa América, o Sport volta à cena na Série B, jogando nessa segunda-feira, às 20h, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, contra o São Bento, pela nona rodada da Série B. O time leonino está animado após vitória e empate com o CSA, uma equipe da Série A.

O Sport é o quinto colocado na B, com 15 pontos, estando, portanto, com um pé no G4, que tem: 1º) Bragantino/SP-19; 2º) Botafogo/SP, 16; 3º) Londrina/PR, 16; 4) Ponte Preta/SP, 15.
A equipe leonina tem a mesma campanha da Ponte Preta, que fecha o quarteto de ouro, com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. O clube de Campinas/SP ganha no saldo de gol; 5x4.
GOL DE PLACA – Este é o nome do Todos com a Nota da Paraíba, que este ano recebeu uma mexida para evitar as ações de cambistas, por exemplo. A nota fiscal para a troca por ingressos deve ter o CPF do interessado.
MESSI INCONFORMADO
Antes mesmo da nova derrota para o Brasil, vestindo a camisa da Seleção Argentina, Messi vinha reclamando de tudo e de todos. A primeira restrição foi ao mau estado do gramado do Grêmio, no que tinha razão. Depois disse que a Alviceleste foi prejudicada pela arbitragem no jogo contra a Canarinha, acrescentando que tudo foi armado para dar a Copa América aos brasileiros. Com isso, o craque do Barcelona tem procurado justificar seu novo insucesso diante da equipe verde e amarela.
Espero que a Conmebol faça algo, embora creia que não faça nada, porque o Brasil controla tudo, é muito complicado – disse o camisa 10 ao informar que tinha feito uma reclamação à entidade que dirige o futebol na América do Sul.

Messi: mais uma decepção

FALTOU O CAPITÃO
Para completar sua desdita na Copa América de 2019, na decisão do terceiro lugar em que a Argentina derrotou o Chile por 2 x 1, Messi foi expulso. Terminado o jogo, ele não voltou para o cerimonial da entrega das medalhas de bronze aos argentinos. Como, na condição de capitão do time, ele não se encontrava para receber o troféu a que a Argentina teve direito, foi substituído por Di Maria.
PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO
Aos chilenos foram entregues medalhas de cobre pelo quarto lugar. Para mim, uma novidade, que pode não ser grande coisa, mas que dá para enganar.
LOURÁLBER
Foto feita em tempos idos na redação do quase bicentenário Diario de Pernambuco, onde comecei na imprensa escrita, egresso da Rádio Clube. No DP trabalhei durante 18 anos. O jovem repórter (E) é visto entrevistando o também jovem Lourálber Monteiro, cearense, na época residente no Recife, iniciante na carreira de árbitro. Convivemos durante anos e fizemos uma sólida amizade, cada um na sua. Que eu me lembre, Lourálber jamais me fez uma reclamação a respeito de alguma crítica que por acaso eu tenha feito sobre essa ou aquela sua atuação. Anos a fio eu estava na FPF todos os dias, fazendo a cobertura da “casa do futebol” para a velha PRA 8, e para o jornal mais antigo da América Latina. Tempos depois apareceu Geraldo Freire, que vivia agourando Rubem Moreira. Mas essa é outra história, que só tem graça, contada por Geraldo.



O TIME DELES

Estácio Mariano (coronel aposentado da
 PMPE) – Náutico
Moacir Veloso (advogado ) Sport
Paulo Câmara (governador de Pernambuco) – Santa Cruz





Comentários