Futebol e Essa Coisa Toda


(12 notas, do Brasileirão à bandeirada de Zé Neves, o Presidente Arretado)

CRICiÚMA X SPORT
Às 16h de amanhã, 11, com transmissão da Globo, o Sport encara o Criciúma, na cidade catarinense do mesmo nome, pela Série B do Brasileirão. O Leão foi empurrado para o oitavo lugar, com 23 pontos, 5 vitórias, 8 empates e 1 derrota, enquanto seu adversário está em 19º – 13 pontos, 3 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Vai mal, mas isso não quer dizer nada. Chegará o momento em que derrubará alguém. É bom que não seja agora.

CONFIANÇA X SANTA CRUZ
Ainda amanhã, agora pelo Grupo C, o Santa Cruz encara o Confiança, em Aracaju, às 18h. O time proletário de Sergipe, que começou de forma mambembe, cresceu na hora certa e é o terceiro colocado, com 24 pontos, 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O Santa Cruz é o sétimo, com 21 pontos, 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. A situação do Tricolor não é confortável, mas enquanto há vida, há esperança.

NÁUTICO X SAMPAIO CORRÊA
Por fim, o vice líder Náutico receberá o líder Sampaio Corrêa. Este pisará o gramado dos Aflitos para o jogo de segunda-feira, 12, às 20h, já classificado. Todavia, não deve ter seu ânimo arrefecido. Interessa-lhe uma posição privilegiada para fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.   
Já a respeito do Náutico haverá muita especulação sobre a possível volta do atacante Thiago. Ele faz falta ao time e se reaparecer nesse jogo, dará um forte alento à torcida e à equipe.

Thiago

O Timbu chega ao Encontro dos Líderes em segundo lugar, com 24 pontos, 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Por dua vez, a Bolívia Querida comanda o G 4, com 30 pontos, 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

DE ORELHA EM PÉ
Com a contratação de Felipe Luiz, o ciclo de Renê, ex-Sport, no Flamengo, pode estar chegando ao fim. Quando ouviu falar na negociação, Renê deve ter ficado com a orelha em pé. Mas ele é um bom marcador e também apoia o ataque. Será uma excelente opção para o banco.

FILHO DE PEIXE
Filho de peixe, peixinho é, diz o ditado. É o caso de Gabriel, ex-Sport, que acaba de levar um gancho de 120 dias, da CBF. Seu pai é o ex-volante Flávio, campeão da I Taça Brasil, em 1959, pelo Bahia.

NA TEVÊ QUEBRA GALHO
Quem não tem cão caça com gato. O provérbio aplica-se ao Campeonato Pernambucano da Série A 2, a Segunda Divisão. Os quatro jogos da terceira rodada serão transmitidos pela TV FPF-PE, cujas imagens a gente vê na tela do computador. Veja a programação: sábado, 10 – Retrô x Centro Limoeirense, na Arena de Pernambuco, e Íbis x Decisão, no Ademir Cunha, em Paulista; domingo, 11 – Porto x 1º de Maio, no Antônio Inácio, em Caruaru; segunda, 12 – Ipojuca x Vera Cruz, em Ipojuca. Todos, às 15h.

OCTOGENÁRIO
Meu abraço ao velho companheiro Amaury Veloso, por ter apagado mais umas velinhas, como dizem os colegas da crônica social. Fomos companheiros mais de uma década no Diario de Pernambuco, onde atuei de 1957 a 1976. Depois que deixou o DP, Amaury atuou um tempão como assessor de imprensa do Sport Club do Recife.

TUDO EM CASA
A partida Vasco x CSA, domingo 4 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro, marcou um encontro inédito entre dois jogadores, ambos paulistas da Capital. De um lado, Luciano Castán (CSA), e do outro, Leandro Castán. As coincidências não param com o fato de os dois serem zagueiros e terem o mesmo sobrenome. Eles são irmãos e pela primeira vez enfrentaram-se profissionalmente. Herdaram o gosto pelo futebol do pai, Marcelo Castán, que também foi jogador profissional, tendo, inclusive, defendido o CSA, o time de Luciano. No jogo disputado em São Januário ficou tudo em casa, uma vez que houve empate de 0x0.

Luciano Castán, do CSA


PARA O RESTO DA VIDA
Neymar sobre a recomendação do Ministério Público de São Paulo de inocentá-lo da acusação de estupro que lhe foi feito pela modelo Nádila Trindade: "Esse vai ser um capítulo jamais esquecido na minha vida por muitos motivos, o principal deles "o dano" causado em mim, na minha família e nas pessoas que realmente me conhecem. Vou ser sincero e não vou dizer que estou feliz, mas sim aliviado. A cicatriz vai continuar para me lembrar o quanto o ser humano é capaz de fazer coisas boas mas também de fazer coisas ruins!"

ELE MERECE
Sem dúvida, merecido o título de Cidadão Recifense concedido a Fred Oliveira pela Câmara Municipal da capital pernambucana, atendendo proposição do vereador Romerinho Jatobá. Nascido em Limoeiro, Fred incorporou-se à cidade desde jovem. Advogado, delegado aposentado, foi dirigente do Cacique do Zumbi, antigo clube amador, tendo sido depois presidente da Federação Pernambucana de Futebol e do Clube Náutico Capibaribe. Milita na política há tempo. Depois de quatro mandatos como vereador e de ter passado por outros cargos, hoje é assessor especial do prefeito Geraldo Júlio.

Fred Oliveira


PALMAS PARA ELA
A nossa nadadora Etiene Medeiros merece todas as honras dos seus conterrâneos, depois de sua vitoriosa atuação nos Jogos Pan-americanos de Lima, Peru. Etiene está voltando para o Brasil com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

A campeoníssima Etiene Medeiros


A BANDEIRADA
O tricolor Marquinhos do Pina lembra que hoje, 10 de agosto, faz precisamente 33 anos que o presidente José Neves, do Santa Cruz, fincou a bandeira tricolor no campo da Ilha do Retiro, na comemoração de mais um título de campeão pernambucano pela Cobra Coral. A lembrança de Marquinhos é mais forte porque foi ele quem, através do alambrado, passou o pavilhão do clube do Arruda às mãos do Presidente Arretado.

Comentários