Ypiranga nos velhos tempos





Abrindo este texto, temos uma formação da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional de Pernambuco,  em tempos já distantes, ali pelos anos 50. Vemos em pé, Zé Cazuza, Cordeiro, Zé de Joventino, Til, Toinho, Val, Djalma e Dolfo; agachados, Pedrinho, Joãozinho, Afonso, Dida e Gilson.

Na época, o clube da terra das confecções nem de longe pensava em se profissionalizar. Ao mesmo tempo, o Estádio Otávio Limeira Alves era um mero campo de futebol rodeado de cercas de aveloz, arbusto abundante na Região, naquele tempo.

O Ypiranga, cujo símbolo, com a vocação demonstrada pela cidade, através dos anos, passou a ser uma máquina de costura, teve como primeiro presidente o pároco José Pereira de Assunção, padre Zuzinha, uma figura muito querida, que mais tarde se envolveria na política, tendo chegado a ser prefeito do município. Faleceu em 1988.

Pe. Zuzinha dando o pontapé inicial antes de um jogo em 1972 (Foto blog Ney Lima)


O Ypiranga foi fundado em 3 de julho de 1938, tendo, portanto, 81 anos de atividades.
Depois de uma rápida ausência do cenário estadual, está voltando à ativa, via Campeonato Pernambucano Sub- 20. Na primeira rodada, no próximo sábado, 17, o alviazulino do Agreste receberá do Clube Náutico Capibaribe, que tem uma grande torcida na cidade.



Comentários