Carateca de comunidade carente vai ao México, visando o Mundial


MARCELO ARAGÃO


Morador de uma comunidade carente do bairro da Várzea, no Recife, o carateca pernambucano Thulyo Gabriel representará o Brasil na Youth League, competição a ser realizada entre os dias 27 e 29 próximos, no México, e que conta pontos para os rankings internacional e nacional

Aos 16 anos, Thulyo deixou de ser uma promessa para virar uma realidade do caratê nacional. Recentemente conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano do Equador, mas não teve muito tempo para comemorar, pois o principal objetivo no momento do jovem lutador, o mais velho de seis irmãos, é garantir vaga para o Campeonato Mundial do Chile, que vai acontecer no próximo mês.

Após o bronze no Equador, Thulyo (D) espera brilhar no México (Foto Divulgação)


TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
Integrante da equipe de um projeto que trabalha com a inclusão social, Thulyo agarra com força todas as oportunidades que surgem. Para ele, o pódio significa transformação de vida e chance de melhorar as condições em que vive.
– Meu sonho é medalhar no Mundial e servir como exemplo para os jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Quero ser o espelho deles, da mesma forma que a sensei Vanessa Araújo foi para mim, e poder ajudar mais ainda a minha família – afirmou o carateca.

Vanessa comanda o caratê do projeto social que Thulyo integra e é técnica da seleção pernambucana. Apesar da pouca idade, Thulyo já sente responsabilidade de ”gente grande”, uma vez que desde 2016, quando passou a fazer parte da Seleção Brasileira, é o principal responsável pelo sustento da humilde casa em que mora com a mãe, padrasto e irmãos. O dinheiro que recebe do programa Bolsa Atleta é a principal receita da família, grande e carente.
– Ele é um exemplo de atleta e de homem. Estou muito confiante de que vai se dar bem no México e carimbar a vaga para o Mundial, pois é merecedor, pela sua garra e determinação – ressaltou Vanessa Araújo.

Comentários