Futebol e Essa Coisa Toda


(Quatorze notas em todas as cores)

TIMBUZADA Tem alvirrubro se deslocando do Recife para São Luís neste fim de semana. São torcedores do Náutico, que esperam festejar o título de campeão da Série C. Pode não haver importância para clubes papa-taças, acostumados com conquistas nacionais, continentais e até mundiais. Mas para quem nunca obteve um ganho que se estenda por todo o País, é de suma importância.

EM ABERTO É bom se prevenir contra o Sobrenatural de Almeida, figura fictícia criada pelo pernambucano Nelson Rodrigues. Ele está sempre aprontando. Nessa quinta-feira (03) mesmo, baixou na Fonte Nova e tirou o Sport do sufoco diante do Vitória, no último minuto. O que quero dizer é que o Náutico tem tudo para dar a volta olímpica, domingo (06), no Castelão maranhense, mas o imponderável sempre rodeia o gramado, seja onde for.

ALVIRRUBRO ARRETADO – Neste domingo, no Castelão, em São Luís, quem estará procurando dar força à rapaziada pernambucana, é Gustavo Tiburtino, que encarou 1.500 km, do Recife a São Luís para ver a grande final entre Sampaio Corrêa e Náutico. Em certo trecho da estrada, pegou bigu num ônibus que conduzia torcedores da Bolívia Querida após a derrota de seu time, nos Aflitos. Tudo na paz.


Gustavo Tiburtino na estrada (Reprodução)


TRÊS VICES – O Náutico foi vice-campeão nacional três vezes. Uma na Taça Brasil de 1967, em decisão com o Palmeiras, e duas na segunda divisão, em 1988, decidindo com a Inter de Limeira/SP, e em 2011, nos pontos corridos, quando a Portuguesa levantou a taça.
NO CALCANHAR DO VICE – O Sport, terceiro colocado, depois do sensacional empate por 2 x 2 com o Vitória, na Fonte Nova, passou a ter os mesmos 45 pontos do vice-líder da Série B, o Atlético Goianiense. Só perde porque o rubro-negro de Goiás tem uma vitória a mais. O CRB, quarto, com 38 pontos, será o próximo adversário do Leão, Jogo nesta segunda-feira 7, no Rei Pelé, às 20h. Deve haver muito torcedor leonino na Terra dos Marechais.

Leão raçudo na Fonte Nova (Genival Fernandes/Cortesia)


DOUTOR ROMUALDO – Cabelo parecendo o daquele folião que brincou o carnaval, levou talco o tempo todo e se esqueceu de tomar banho – o mesmo ele diga de mim – encontro no Shopping Recife, um amigo de muitos anos, doutor Romualdo Veras, que trabalhou no Náutico e no Sport – neste quase uma eternidade. Não tivemos tempo de conversar, mas o prazer foi enorme ao revê-lo, depois de tantos anos.

SANTA CRUZ X SANTA CRUZ – A Copa Pernambuco está começando, e apesar de muita gente não valorizá-la, o Santa Cruz está encarando-a, como uma grande oportunidade de começar a trabalhar a turma sub-23, com uns poucos ultrapassando este limite, para o próximo ano. De saída, o Tricolor recebe neste sábado, às 10h, no Ninho das Cobras, na Guabiraba, Recife, o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe.

CT do Santa, ainda incompleto, terá o primeiro jogo oficial (Divulgação)


MAIS COPA PE
Sábado 5:
Náutico x Íbis, CT Wilson Campos, Guabiraba, 10h.
Domingo 6:
Retrô x Vera Cruz, CT do Retrô, em Aldeia, Camaragibe, 10h
Pesqueira x Cabense, Estádio Joaquim de Britto, Pesqueira, 15h.

CANTOU A PEDRA – Horas antes do jogo Vitória 2x2 Sport, cruzei com Bruno Monte, ex-kartista, rubro-negro, como os irmãos. Criticou o fato de o Leão, sob sua ótica, não saber se safar quando está sendo sufocado. E deu seu palpite para o encontro na Fonte Nova: empate. E estaria bom para o Leão da Ilha. Acertou em cheio, tanto quanto ao sufoco, como em relação ao resultado.

SINAL DOS TEMPOS – No programa esportivo Rádio Fox, na tarde desta sexta-feira (4), o tema central era o fato de Mano Menezes ter conseguido completar um mês, como técnico do Cruzeiro.

SPORT VENCE OUTRA – Estou falando no Campeonato Brasileiro Sub-20. Depois de derrotar o Grêmio por 3 x 0, como mandante, o Sport foi a Belo Horizonte e venceu o América por 1 x 0. Agora está na décima posição. O próximo jogo, pela 18ª rodada, será sábado 12, na Ilha do Retiro, contra o Cruzeiro, às 18h.

PETULANTES – Os jogadores teimam em convencer o juiz de que não cometeram determinada falta. Uma vez ou outra têm razão, mas no geral o árbitro está certo. É bom que alguém diga-lhes, na saída do vestiário para entrar em campo, que não adianta brigar com as câmeras. Terminam ficando desmoralizados.

O SUB-20 DA GENTE – Jogos da quarta rodada: Sábado 5
Salgueiro x Petrolina, no Cornélio de Barros, Salgueiro
Sete de Setembro x Serrano, Gigante do Agreste, Garanhuns
Náutico x Porto, Aflitos.
Domingo 6
Central x Ypiranga, Lacerdão, Caruaru.
Todos os jogos, às 15h.

POSIÇÕES – Primeiro e segundo colocados de cada grupo do Sub-20: 
Grupo A – 1º Petrolina, 7; 2º Sete de Setembro, 6.
Grupo B – 1º Náutico, 9; 2º Porto, 4.
Grupo C – 1º Santa Cruz, 13; 2º Barreiros, 12
Grupo D – Retrô, 9; 2º América, 8



Comentários