GOLS, TÍTULOS E RECORDES




Lucídio José de Oliveira-colaborador


(Os números e as informações estatísticas destas notas foram copiadas de artigo assinado pelo jornalista espanhol Manuel Malagón, matéria publicada recentemente no site Marca; os comentários são nossos)

Ahmed Hassan, do Egito, é o jogador que mais partidas internacionais disputou com a camisa de uma seleção, num total de 184 jogos. Cristiano Ronaldo, que já fez 163 partidas com Portugal, pode muito bem alcançá-lo.

Peter Shilton 


Quando se somam jogos de seleção e de clubes, o atleta que mais partidas oficiais disputou, segundo a Fifa, é o goleiro inglês Peter Shilton, nada menos de 1.390 confrontos pelos diversos clubes que defendeu, incluindo-se jogos da seleção inglesa.

O brasileiro Rogerio Ceni, também goleiro, e o meio-campista espanhol Xavi Hernández, completam o pódio, com 1.241 e 1.140 jogos respectivamente.
É preciso dizer que Peter Shilton, tendo estreado em jogo oficial com 17 anos, em 1966, jogou até a idade de 48 anos, em 1997! Trinta e um anos pegando bola...

O RECORDISTA FONTAINE
O maior número de gols em um só mundial pertence a Jules Fontaine, da França, em 1958, 13 gols. Para se ter uma ideia do que isso significa, quem mais se aproxima do francês é o nosso Ronaldo Fenômeno com seus oito gols assinalados em 2002, cinco a menos que o francês. Em termos absolutos, o recordista é o alemão Miroslav Klose, em atividade até 2014, com 16 gols em quatro Copas.


Cristiano Ronaldo marcou contra a Ucrânia seu gol número 701, igualando-se a Gerd Müller em números totais. Tem à sua frente somente quatro artilheiros a serem ultrapassados: Puskas (709 gols), Romário (748), Pelé (779) e Byscan (805). Esses são números da Fifa, que só leva em conta jogos oficiais, não considerando assim os 1.281 da contabilidade de Pelé, onde estão incluídos jogos de toda a natureza, até mesmo os do Rei com a camisa do Exército, como praça de pré.
Atrás de CR7 vem, num ritmo altíssimo de goleador, o eterno rival Messi com 668 gols. Não é fácil, mas Messi e Cristiano Ronaldo aspiram, sim, chegar e ultrapassar a astronômica cifra do austríaco Byscan. Vamos aguardar.

DESAFIO PARA CRISTIANO RONALDO

O recorde de mais gols com a camisa de uma seleção pertence ao iraniano Ali Daei: 109 gols. É um outro desafio ao alcance de Cristiano Ronaldo (tem 95 gols com Portugal), bem como de Messi, um pouco mais distante (69 gols pela Argentina). Nesse quesito, Neymar também tem chances de chegar lá. Tem somente 27 anos e ainda muito futebol pela frente. No momento, tem 60 gols com a camisa canarinho do Brasil.
Cristiano Ronaldo, alegria dos torcedores da Juventus


Uma marca dificilmente superável que coloca Cristiano Ronaldo e Messi em condições privilegiadas é a de maiores goleadores da história da Champion: Cristiano tem 127 gols, Messi 112. Vantagem portanto do português, 15 gols a mais.
Leo Messi porém detém um recorde mundial difícil de ser batido. O de maior artilheiro em um só ano: 90 gols em 2012, superando assim a marca do torpedo Müller, cinco gols a mais que o alemão, que havia feito 85 em 1972. Do mesmo modo, é de Messi o recorde de gols por temporada, 82 gols em 2011-12, sete a mais da marca de Pelé na temporada 1957-58 (na Europa, diferentemente do que ocorre por aqui, a temporada vai de agosto a maio do ano seguinte, não coincidindo assim com o ano regular).

PELÉ CAMPEÃO EM TRÊS COPAS
No território dos títulos internacionais conquistados com a camisa de um clube, o maioral é o espanhol Paco Gento. Lidera essa lista com seis Copas da Europa, ganhadas com o Real Madrid nos anos 50.
O espanhol Gento brilhou no Real Madrid


Mas é de Pelé a marca dos mundiais: três títulos conquistados, em 1958, 1962 y 1970. Se já é difícil ganhar um mundial, que o digam Messi, Cristiano, Cruyff, Di Stefano, Zico e outros mais, ganhar três vezes o troféu é mesmo um façanha para ser realçada.

Um recorde especial fala dos prêmios individuais, e aí os donos do pedaço são, novamente, Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino com seis Bola de Ouro, seguido de perto pelo português que tem cinco. E por falar em feitos pessoais, Messi tem 10 títulos da Liga Espanhola em 15 campeonatos que disputou, desde 2004. Tem amplas chances de bater Gento, o ponta-esquerda do Real Madrid dos anos 50-60, que tem 12 títulos em La Liga.
Messi, recordista da Liga Espanhola


Além disso, Messi é o recordista de gols na história de Liga Espanhola: 418 gols em 451 jogos disputados. Em nenhum outro campeonato nacional do planeta, um outro atacante chegou a tanto ou mesmo perto. Gerd Müller tem 365 gol em onze anos de Bundesliga, Alan Sheare 260 na Premier League, e Sílvio Piola 274 no Calcio. Roberto Dinamite, Romário e Edmundo são os nossos artilheiros, com 190, 154 e 153 gols respectivamente.

NOTA
Na história do futebol do nosso Estado, segundo Carlos Celso Cordeiro, dados tirados de Reis do Futebol em Pernambuco – Goleadores (2014), a lista dos maiores artilheiros do Campeonato Pernambucano é encabeçada por Tará (Santa Cruz/Náutico) com 294 gols, seguido de Baiano (Náutico/Santa Cruz) 243, Bita (Náutico/Santa Cruz) 226, Fernando Carvalheira (Náutico) 218, Luciano (Santa Cruz/Sport/Náutico) 213, Traçaia (Sport) 202 e Kuki (Náutico 185 gols.


Comentários