Futebol e Essa Coisa Toda


(Dez notas e diversos assuntos)

ACESSO À SÉRIE A SAI HOJE


Uma tarde de muita emoção a desta quarta-feira (6), quando serão conhecidos os novos integrantes da Série A pernambucana. Dois jogos, às 15h, com o calouro Retrô e o Decisão pintando como os prováveis classificados. Ambos levam ampla vantagem sobre os adversários e só precisam empatar. Os jogos que encerram o quadrangular equivalente às semifinais são: Retrô x Vera Cruz, na Arena de Pernambuco, e Porto x Decisão, no Lacerdão, em Caruaru.

Arena recebe Retrô e Vera Cruz nesta quarta-feira


COMO ESTÃO
Os favoritos Retrô e Decisão têm quatro pontos e seus adversários, apenas um. Mas Vera Cruz e Porto prometem reagir e empatar na contagem de pontos. Aí vai prevalecer o maior número de vitórias ou o melhor saldo de gols, nesta fase, cuja classificação é:

1º) Retrô – 4 pontos, 1 vitória, 1 saldo de gol, 3 gols marcados
2º) Decisão – 4 pontos, 1 vitória, 1 saldo de gol, 2 gols marcados
3º) Porto – 1 ponto, 0 vitória, -1 saldo de gol, 2 gols marcados
4º) Vera Cruz – 1 ponto, 0 vitória, -1 saldo de gol, 1 gol marcado.

TAÇA E MEDALHAS
Os dois times que se classificarem ainda disputarão o título de campeão da Série A 2, com direito a volta olímpica, troféu e medalhas.

AS MULHERES E O FUTEBOL
Na foto eu converso com a desembargadora Daisy Andrade Pereira, quando da assinatura de parceria entre a FPF e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Lançamento oficial da campanha “Violência Contra as Mulheres, eu digo não: Esta é a regra do jogo”, idealizada pela Coordenadoria da Mulher do TJPE. “Nós dizemos não à descriminalização à ofensa à mulher e ao machismo”, afirmou o advogado e presidente da FPF, Evandro Carvalho. 

(Foto: Marcelo Bandeira/FPF)

O movimento, lançado no Salão Nobre da Federação, começa sábado (09), na Ilha do Retiro, antes do jogo Sport x Criciúma, pela 34ª rodada da Série B. “Uma campanha em que todos devem dizer não à violência. Essa tem que ser de fato a regra do Jogo’, sintetizou a desembargadora Daisy Andrade. No caso específico do futebol, ainda um ambiente onde prevalece fortemente o machismo, ela acompanha a adesão cada vez mais crescente das mulheres. Tem razão. Além de frequentar as arquibancadas, o mulherio vem ocupando o gramado, como praticante do esporte, que, até algum tempo era “coisa de homem”. A árbitra Débora Cecília já disse sim à causa.

DOUTOR ERNESTO E JUNINHO
Quando o novo Juninho começou a aparecer no futebol pernambucano, Ernesto Cavalcanti, já não mais empunha o apito. Agora, Juninho pede a proteção do ex-árbitro, hoje ligado ao futebol apenas como um simples torcedor alvirrubro. O advogado Ernesto Cavalcanti atua na área criminalística e foi contratado para defender o intempestivo atacante em mais um caso policial, desta vez, uma briga numa boate.

TAÍ, SÓ UMA CARTINHA
Lembram-se do soco dado por Neymar naquele torcedor francês que vinha tirando onda com ele? Quem estava esperando uma bronca pesada em cima do atacante do Paris Saint Germain pode tirar o cavalinho da chuva. O atacante brasileiro foi punido com uma advertência, via correio.

SEM ESPERAR POR TEMPO RUIM
Parece não haver escapatória para o São Bento-SP na Série B. A queda para a C, onde está o Santa Cruz, até pouco tempo dirigido por Milton Mendes, mostra-se cada vez mais iminente. Porém, antes do clube quem caiu foi o técnico, justamente MM. Não pelos resultados desanimadores do time de Sorocaba. O treinador deixou a cidade paulista a toque de caixa após uma empregada do hotel onde morava ter prestado queixa contra ele por assédio sexual. Milton diz que é mentira, mas por via das dúvidas, deu no pé. A polícia é que vai dizer se foi cantada ou cantata, esta tão comum no período natalino que já começamos a viver.


Milton Mendes em palpos de aranha (internet)


OS RUFINOS
O ex-árbitro da Fifa Sebastião Rufino, dirige a escola de árbitros da FPF, cujo nome homenageia Sherlock – Argemiro Félix de Sena –, uma figura lendária no futebol pernambucano. Agora, Sebastião Rufino Filho, que recentemente parou de apitar por vontade própria, está assumindo a presidência da Ceaf-PE, onde trabalhará em harmonia com os veteranos Francisco Domingos e Erick Bandeira. Rufino Filho é também vereador em Bom Jardim, que já teve seu como prefeito.


A FORÇA DA RED BULL
Sustentado pela Red Bull, que entrou com força na área, o Bragantino, durante décadas dominado pela família Abi Chedid, de Bragança Paulista, mostrou que a mudança foi para melhor.  Faltando cinco jogos para o encerramento da Série B 2019, o Braga já assegurou o acesso à Série A do próximo ano. Isso aconteceu nesta terça (5), na vitória, em casa, por 3 x 1 sobre o Guarani. No líder do G4 da Segunda Divisão nacional, dois conhecidos dos pernambucanos, o goleiro Júlio César (ex-Náutico) e o volante Uilliam Correia (ex-Santa Cruz). Fundado em 08/01/1928, o Bragantino foi campeão paulista em 1990 e finalista do Brasileiro em 1991.
Bragantino chegou com muita folga (Twiter Bragantino)


SEGUIDOR FIEL
Ao passar pela calçada da Delegacia de Polícia de Boa Viagem, alguém me chama. Tenho uns poucos conhecidos ali, mas não é nenhum deles. Trata-se de Fagner Rossi, a quem conhecia apenas de nome, pois está sempre fazendo comentários, com muito conhecimento de causa, neste espaço. Torcedor do Sport, sabe tudo do Leão e dos outros clubes de Pernambuco, até mesmo de alguns que não existem mais. “Diga o ano em que nasceu”, desafiou. Foi eu citar, para ele responder em cima da bucha: “O campeão foi o Náutico”. Escalações são com ele mesmo. Fiquei feliz em conhecê-lo. É um entusiasmado pelo futebol e pelo Sport, claro, mas desde 2015 não pinta nos estádios, receando a violência.


Eu e Fagner Rossi



Comentários