Futebol e Essa Coisa Toda


(Vários assuntos são aqui abordados)

PRA FRENTE, BRASIL


Acompanhei atentamente o jogo em que o Brasil derrotou a Itália por 2 x 0, no Estádio Olímpico, em Goiânia, pelas quartas de final do Mundial Sub-17. A equipe nacional foi sempre melhor, porém, levou algumas fustigadas do time do ‘país da bota’, um adversário tradicional, seja em que categoria for. Deu gosto ver o desembaraço com que alguns dos nossos jogadores, como Veron, Patrick e o pernambucano Kaio Jorge exibiam seu talento natural. Quinta-feira (14) é contra a França, às 20h, valendo uma vaga na final.


(Foto CBF)

PASSO A PASSO
É assim que está sendo o percurso do Sport em busca da tão almejada volta à primeira divisão nacional. Nesta quarta-feira, às 21h30, uma parada choca, em Ribeirão Preto-SP. Em décimo lugar, com 47 pontos, o Botafogo local não tem mais pretensões de acesso, mas quer melhorar a pontuação. O Leão está desfalcado, todavia, isso faz parte, principalmente numa competição longa, de 38 jogos. Só para reavivar a memória do torcedor, aqui está o G 4 da Série B, após a 34ª rodada:
1º) Bragantino, 68
2º) Sport, 60
3º) América-MG, 55 (já jogou pela 35ª)
4º) Coritiba, 54.

FINAL DO SUB-20 NOS AFLITOS
Vem aí um Clássico dos Clássicos que se presume arrojado, valendo pelo título de campeão pernambucano sub-20. Decisão em jogo único. Nas semifinais, sábado passado (9), o Náutico derrotou o Petrolina por 2x1, nos Aflitos, e o Sport superou o Barreiros, na casa do adversário, por 3 x 0, gols de Alessandro, Pablo Pardal e Ewerthon. Nos Aflitos, os gols do Náutico foram de Juninho Carpina e Carlão. Náutico e Sport capacitaram-se para a grande final, sábado (16), às 15h, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, indicado por sorteio.



OS TRÊS NO NORDESTÃO SUB-20
Santa Cruz, Porto e Sport jogam pela quarta rodada da primeira fase da Copa do Nordeste Sub-20, às 15h desta terça-feira (12).

GRUPO D
Em jogo transferido da Arena de Pernambuco para o Ademir Cunha, em Paulista, o Santa Cruz recebe o CSA, e o Porto visita o CSP da Paraíba, no Almeidão, em João Pessoa.
1º) CSP, 7
2º) Porto, 7
3º) Santa Cruz, 3
4º) CSA, 0

GRUPO E
O líder Sport visita o Horizonte, na cidade cearense do mesmo nome. Nesta chave, Sport, Botafogo-PB (derrotou o América-RN nesta segunda, 11, por 2x0) e Horizonte têm 6 pontos. Todavia, o rubro-negro pernambucano ganha dos concorrentes no saldo de gols. O América de Natal é o último, com 3 pontos.

NOTA QUE VALE DINHEIRO



Este é o nome do novo programa de incentivo cultural que está sendo lançado pelo governo do Ceará, substituindo o Sua Nota Vale Dinheiro. É algo parecido com o extinto Todos Com a Nota, de Pernambuco, que serviu de exemplo para que promoções do gênero se espalhassem pelo Brasil, principalmente no Nordeste. Na Terra de Iracema, como não poderia ser o contrário, o futebol será o principal setor beneficiado, mas há incentivo aos frequentadores dos cinemas, teatros e por aí vai. A ajuda governamental é recebida com muita alegria, principalmente pelos times intermediários ou pequenos. Ceará e Fortaleza, mesmo entre os vinte que formam a atual linha de frente do futebol brasileiro, serão contemplados, eles que são o chamariz do programa.


PAULO GERMANO
Pelo telefone reencontro o amigo e companheiro de labutas jornalísticas Paulo Germano, durante anos encarregado de cobrir o esporte amador para o Diario de Pernambuco. Aposentado como funcionário público federal e jornalista, Paulo vai tocando a vida. Apaixonado pelo Sport já não comparece assiduamente à Ilha do Retiro, preferindo ver os jogos do Leão pela televisão. Sabe na ponta da língua quem está machucado, pendurado ou suspenso. Dotado de uma memória fantástica, recorda sem pestanejar fatos e datas já engavetados do futebol pernambucano.

ENCONTRO DE CAMPEÕES
Sábado 23 de novembro haverá o tradicional encontro da turma antiga do futsal do Náutico, nos Aflitos. É o pessoal que levantou o eneacampeonato pernambucano, de 1968 a 1976, e obteve a Taça Brasil de 1976, única conquista do gênero, até hoje, por um time de Pernambuco. Na época, os 27 Estados participavam numa divisão única.  O engenheiro aposentado Joaquim Pereira, ex-atleta, ex-treinador e ex-diretor, está envidando todos os esforços no sentido de atrair o maior número possível de eneacampeões, entre eles, o goleiro Zé Neves e o atacante Mirinda, mais tarde presidentes do Santa Cruz, o cracão João de Deus e outros, como Feu, João Chico, Paulo, Tochó, Zebu, Alberto, Helinho, Jorge, Alexandre, Ranulfo, Aluísio, Xaxá.  ]



Apesar da saúde fragmentada, o jornalista Gilberto Prado, o sempre festejado técnico Betoca, será instado a comparecer. “Vou fazer o possível para levá-lo” – disse-me Pereira, que, por outro lado, anda à procura do jornalista Robson Sampaio, o qual, entre outros esportes, incluindo o futebol, cobriu o futsal durante muito tempo.  

TRICOLOR DISCRETO

Jornalista Inaldo Sampaio


Integrando um grupo de jornalistas, entre os quais, José Neves Cabral e Claudemir Gomes, trabalhei na elaboração do livro “Santa Cruz de Corpo e Alma”, coordenado por João Caixero. Tive a missão de colher um depoimento do jornalista Inaldo Sampaio, sobre sua paixão pelo Santinha. Ri quando ele me disse que torcia discretamente e que o tricolor apaixonado da família era Ivanildo, um dos seus irmãos, na época o tampa de crush da Redação do Jornal do Commercio. “É melhor procurá-lo”, aconselhou-me, sem saber que a declaração de amor do mano ao Mais Querido já estava digitada e catalogada havia tempo. E assim, por uma questão de modéstia, o jornalista músico nos deixou sem expressar para a posteridade que tinha a asa caída pelas três cores.

O ACADÊMICO PINTO LAPA
Terça-feira 25 de novembro, o conceituado professor José Pinto Lapa tomará posse na cadeira 19 da Academia Brasileira de Educação Física, que tem como patrono, o professor Célio Cordeiro Filho, do Rio de Janeiro. Solenidade marcada para o Ginásio Wilson Campos, do Sesc, no bairro de Santo Amaro, Recife. Horário, 10h. Minhas congratulações àquele que, mesmo aposentado, ainda milita no desporto. No momento preside o Panathlon Clube de Pernambuco, instituição mundial que reúne pessoas que tenham tido uma vida dedicada a alguma modalidade desportiva.

SALVE A RETRETA
Ocasionalmente encontro-me com o consultor imobiliário Luiz Maranhão. Fui contemporâneo nos velhos tempos, na Rádio Clube de Pernambuco, de seu avô, Luiz Maranhão, e do pai, Luiz Maranhão Filho, professor da UFPE. Com este o convívio foi maior, ele fazendo um monte de coisas, e eu no Departamento Esportivo. 

Luiz Maranhão Filho (Revista Continente)


Lembro-me da apresentação de Maranhão Filho, ora com Albuquerque Pereira, ora com José Santa Cruz, do programa “Salve a Retreta, um concurso de bandas de música do Interior, do qual a Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe, quando eu ainda morava lá, participou várias vezes. As donzelas da então cidadezinha do Agreste ficavam agitadas quando ‘os locutores’ baixavam lá para gravar a participação da banda. Por falar nisso, a centenária Novo Século, fundada em 04/10/1900, estará se apresentando no Teatro de Santa Isabel, na sexta-feira 27 de dezembro. Convidados, não apenas os santa-cruzenses que moram na Capital, mas quem gosta de banda de música.

PERGUNTA
“Os clubes no Sudeste estão investindo  em treinadores emergentes. Por que não dar uma chance para Nilson Correa e Pedro Manta? (Alfredo Augusto Martinelli, radialista)

Os clubes no sudeste estão investindo em treinadores emergentes.
Porque não dar uma chance para Nilson Correia

Comentários