Futebol e Essa Coisa Toda


SEU ENERGÚMENO” – Quem conheceu Argemiro Félix de Sena, o célebre Sherlock, primeiro árbitro pernambucano a pertencer ao quadro da Fifa, certamente recorda a maneira um tanto prosaica com que ele, a título de brincadeira tratava, aqueles que o cercavam, principalmente árbitros, dirigindo-lhes termos, como “seu fariseu”, “seu facínora”, “elemento deletério”, “seu energúmeno” etc. Como todos já conheciam seu jeito rebuscado por pura galhofa, recebiam o linguajar do “homem da lei” no mesmo clima de greia.



ESTADUAL – Não obstante muita gente torcer a cara para ele, vem aí mais um Campeonato Pernambucano. É verdade que os estaduais por falta de datas não têm o mesmo status de outras épocas, mas continuam valendo a pena. A rivalidade local ainda é um forte sustentáculo, mesmo no poderoso eixo RJ-SP-MG-RS.

ELITIZAÇÃO – Conversei com Luciano Velozo Filho, que até há pouco dirigiu o Pesqueira, juntando profissionalismo e sentimentalismo por se tratar da cidade natal de seu pai. As dificuldades são inúmeras, mas mesmo assim, o time da antiga “terra do doce” tem seus seguidores fieis. Para Luciano, a tendência de muita equipe pequena, Brasil afora, é sair do mapa. O futebol vai ficando mais caro e as exigências aumentam, deixando a impressão de que se caminha para uma elitização, como já existe na Europa.

AINDA OS BOLEIROS – Fui chamado a fazer uma saudação a Moacir, ex-jogador do Central, que teve uma perna amputada, mas estava no 19º Dia do Boleiro, mesmo em cadeira de rodas. Na foto-divulgação, de Genival Paparazzi, estou ao lado do ex-jogador João Luís. Atrás, Luiz Neto, Nivaldo, Zé Carlos Olímpico e Pedrinho, o ex-goleiro.    



GRANDEZA – O fato de o Náutico querer que o Fortaleza pague nos primeiros meses uma parte do salário de Kieza, caso este volte para os Aflitos, como foi noticiado, é uma prova de grandeza da parte do clube cearense.

A TAÇA NO MORUMBI – O primeiro Campeonato
Brasileiro Feminino Sub-16, realizado em Minas foi levantado pelo São Paulo. Na decisão, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte, o Tricolor do Morumbi derrotou o Santos ´por 1 x 0 e levou a taça para casa. Esses clubes entraram no futebol feminino para arrasar.

DESEMPREGADOS? – Abel Braga deixou o rebaixado Cruzeiro e se teve uma semana de repouso foi muito. Já assumiu o comando da equipe do Vasco. Vanderlei Luxemburgo, que saiu do Vasco, já está no Palmeiras, que descartou Mano Menezes. Abel e Vanderlei já passaram pelo futebol pernambucano.

TORCIDA POR MARTINA – Por intermédio do companheiro Washington Ramos tomo conhecimento do internamento médico de Alfredo Augusto Martinelli, com suspeita de AVC. Martina é da velha guarda, repórter de muito faro e de uma argúcia invejável, que ainda dá conta do recado diante dos microfones. Todos nós torcemos pela sua recuperação.





Comentários