Técnicos estrangeiros lá e cá



De surpresa, mas não tanto, encontro o companheiro do meu tempo no Jornal do Commercio José Teles. No Manos, em Boa Viagem, seu reduto, tomava uma cerveja cuja marca eu nem me lembro, pois há uma verdadeira invasão delas no mercado. São tantas! Eu sou do tempo em que só havia Brahma e Antártica. Ainda cheguei a experimentar a Teutônia, da Brahma. Não é preciso dizer que, no restaurante, passei a acompanhar o amigo na degustação da água que passarinho não bebe, pois resistir quem há-de?

Jorge Jesus botou o Flamengo nas alturas (torcidadoflamengo.com)


Como não poderia deixar de ser, o futebol entrou em cena. Teles hoje escreve sobre música, mas seu pontapé inicial na Redação do JC foi na Editoria de Esportes.  Falou-se do barulho que se faz, com justiça até, em torno do português Jorge Jesus. O lusitano botou o Flamengo nas alturas, e o futebol brasileiro, como um todo, foi junto. E já vem outro lusitano. É Josualdo Ferreira, contratado pelo Santos.

Todavia, este intercâmbio não constitui tanta novidade assim. Em 1966, o brasileiro Oto Glória quase virou a “santa terrinha” de cabeça para baixo, ao levar Portugal ao quarto lugar da Copa do Mundo, na Inglaterra. Tratava-se, portanto, de um mar nunca dantes navegado pelos irmãos do outro lado do Atlântico.

O brasileiro Oto Glória fez sucesso em Portugal (Reprodução internet)


Daqui mesmo do Recife saiu o argentino Alfredo Gonzalez após ter sido supercampeão pernambucano com o Santa Cruz (1957) para comandar o Sporting. O também argentino Dante Bianchi, o húngaro Janos Tatrai, e gente de casa, como Leonildo Vila Nova e Adelson Vanderlei, atuaram como técnicos por lá. Idem o carioca Jorge Vieira.  E ultimamente, Felipão comandou a Seleção Portuguesa.

O fato é que com Jesus, o Flamengo saiu do baixo astral que estava vivendo. Foi uma grande sacudidela, com a conquista de dois títulos importantes e a presença na final do torneio chamado de Mundial de Clubes

Não é a primeira vez que um estrangeiro brilha na terra das palmeiras, onde canta o sabiá. Em tempos idos, o paraguaio Fleitas Solich levou o Flamengo aos píncaros da glória, e logo depois, o húngaro de origem judaica Béla Guttmann brilhava no São Paulo. Saiu do Brasil para tornar o Porto campeão português. Este ano, Béla Guttmann figurou numa lista elaborada pela revista France Football entre os 50 melhores treinadores do mundo em todos os tempos.

LEÃO NA ROLETA
O Sport foi premiado como o time do coração no teste 1422 da Timemania. Pode não ser grande coisa, mas na situação em que o clube se encontra, qualquer coisa que entrar, ajuda.

GOL NORDESTINO
Ainda se fala na decisão do torneio no Catar. Vez por outra um conhecido me pergunta sobre o jogo. Torci pelo Flamengo, como brasileiro, mas na condição de nordestino me alegrei muitíssimo com o gol marcado por Roberto Firmino, nosso vizinho, de Alagoas. O atacante, que também é da Seleção Brasileira, levou o Liverpool ao título de campeão mundial no Catar.

MUDANÇA
Não obstante a ida do volante Charles para o Remo-PA, o Santa Cruz volta a atrair jogadores. Tanto que o atacante Didira deixou o CSA para vir defender a Cobra Coral. O Azulão alagoano foi rebaixado. Mas, como integrante da Série B, continua à frente do Santa, que não conseguiu sair da C.

Didira, reforço tricolor (Walter Lins)


KIEZA EM PAUTA
Vários alvirrubros com quem cruzo na rua opinam sobre Kieza. Há uma corrente a favor de sua volta, entretanto, alguns acham que ele já deu o que tinha de dar. Acho que o atacante do Fortaleza ainda dá no couro, lembrando aos mais exigentes que o Náutico não tem dinheiro para fazer contratações mirabolantes. E um jogador experiente misturado aos jovens, sempre dá caldo.

MERCANTE
Interessante a reportagem feita pelo Jornal do Commercio, mostrando que o ex-árbitro Claudio Mercante ganha a vida como motorista do Uber. Não é só ele. Conheci vários ex-jogadores que viraram motoristas de táxi.

DEU NO JORNAL
1-Jovens valores se ‘salvam’ em temporada tenebrosa para o futebol mineiro (Hoje em Dia, Belo Horizonte)
2-Paysandu paga salário de outubro e primeira parcela do 13º (O Liberal, Belém)
3-Ídolo do Bahia, Nonato é anunciado pelo Vitória da Conquista (A Tarde, Salvador)
4-Ítalo Ferreira desembarca com festa e é ovacionado pelos fãs no RN (Tribuna do Norte, Natal)
5-Paraibano Thiaguinho é o melhor levantador de vôlei na França (Correio da Paraíba, João Pessoa)

6-Diretoria do São Paulo nega proposta de empréstimo do meia Everton Felipe ao Sport (Diario de Pernambuco, Recife)

7- Dal Pozzo projeta crescimento de Jorge Henrique no Náutico (Folha de Pernambuco, Recife)

8- Terceiro nome do dia, Toty fecha acordo com o Santa Cruz (Jornal do Commercio, Recife)

FELIZ NATAL!
Hoje é véspera de Natal, data mundialmente celebrada pela comunidade cristã. Marca a vinda do Redentor ao nosso mundo. Que o Jesus Menino continue reinando nos corações daqueles que o aceitam e procuram seguir os seus preceitos, como “amai-vos uns aos outros”. Recebi muitos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Devolvo em dobro tudo o que os leitores internautas me têm desejado. Aproveito para agradecer, embora com algum atraso, é verdade, a todos os que me cumprimentaram no dia do aniversário.


 
Hoje é o dia dele (Foto: lojaterracotta,com)


Comentários