Trajetória de um prestigiado cronista baiano



Acabo de receber o livro “Martinho Lélis-Memória de um Cronista Esportivo”. Conta a trajetória de um companheiro da crônica esportiva da Bahia, a quem conheço de priscas eras, pois somos da mesma época. Começou na Rádio Cultura da Bahia, em 1962, tendo atuado nas Rádios Clube (Bahia), Excelsior, Cruzeiro e Sociedade da Bahia. Sempre se sentiu repórter – dos bons, dou meu testemunho – tendo coberto inúmeras competições dentro e fora do País, incluindo sete copas do mundo.



Torcedor do Bahia – seu acentuado profissionalismo fez com que nestes anos todos o julgasse simpatizante do Vitória – é muito prestigiado na Boa Terra, onde hoje, aos 80 anos, exerce a função de comentarista. Com tanto tempo de labuta é uma voz respeitadíssima pelos torcedores baianos. Uma das amizades pessoais que Martinho fez em sua profícua carreira, ainda hoje conservada, foi com Pelé, o rei do futebol. 

O livro, muito bem ilustrado, com fotos da exitosa caminhada do radialista na sua árdua, mas divertida missão, é prefaciado por outra figura marcante da crônica esportiva da terra de Todos os Santos, Antônio Matos, jornalista, radialista, escritor e delegado de polícia, colega de Martinho Lélis, na década 70, no Diário de Notícias, de Salvador.    

Comentários