Santa rememora Fita Azul obtida na excursão ao Oriente Médio



O Santa Cruz honrou o futebol brasileiro no Oriente Médio (Reprodução internet)


Reproduzimos texto do livro “Santa Cruz de Corpo e Alma” sobre a célebre façanha do Mais Querido

Partindo do Recife para uma excursão internacional, o Santa Cruz realizou um feito histórico, ao jogar 10 partidas nos países árabes, mais uma na Romênia e outra em Paris, obtendo 10 vitórias e dois empates. Foi algo de surpreendente para uma equipe do Nordeste, já que outros grandes clubes, mais badalados por estarem localizados no Sudeste, sofreram reveses diante dos mesmos adversários.
Isto aconteceu entre março e abril de 1979, tendo sido a delegação coral, chefiada pelo conselheiro José Nivaldo de Castro, que ocupava a presidência do clube, no período de 75/76.
Atendendo a convite do conhecido empresário Elias Zacour, o Santa Cruz, na época com uma respeitável equipe e o título de campeão pernambucano, organizou uma delegação capaz de elevar bem alto o prestígio do futebol brasileiro.
A comitiva tricolor estava composta pelo chefe José Nivaldo de Castro, o supervisor Edgar Campos, o técnico Evaristo de Macedo, o preparador físico Marcos Soares, o médico Bráulio Pimentel, o massagista Bernardo e o mordomo Luís.

O Santinha na Placar, com fotos e informações de Carlos Alberto Parreira


O conjunto Fita Azul (tratava-se de uma promoção do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo, sendo considerado Fita Azul o time brasileiro que permanecesse invicto por mais tempo no Exterior) do futebol nacional, contou com os seguintes jogadores: Joel Mendes e Cláudio (goleiros); Carlos Alberto Barbosa, Vassil e Pedrinho (laterais); Alfredo Santos e Paranhos (zagueiros); Givanildo, Deinha e Jadir (meio-campistas); Betinho, Gonçalves, Wolney, Neinha e  Zé Roberto (atacantes). Ainda na delegação, o narrador esportivo Roberto Queiroz.
Eis os resultados da jornada histórica:

                        1979/março,

Dia 3              Santa Cruz   5x1   Seleção do Kuwait
Dia 6              Santa Cruz   1x1   Seleção do Kuwait
Dia 8              Santa Cruz   3x0   Seleção de Bahrain
Dia 11                        Santa Cruz   4x0   Seleção de Qatar
Dia 13                        Santa Cruz   4x1   Seleção do Qatar
Dia 14                        Santa Cruz   2x1   Seleção de Dubai
Dia 17                        Santa Cruz   3x0   Seleção de Abu Dhabi
Dia 18                        Santa Cruz   3x0   Al Aim
Dia 20                        Santa Cruz   6x2   Nasser Sport Club
Dia 22                        Santa Cruz   3x0   Al Hilal
Dia 30                        Santa Cruz   4x2   Seleção da Romênia
Dia 01/04      Santa Cruz   2x2   Paris Saint Germain

Estava encerrada a campanha nos países árabes.
Para um justo e merecido repouso, a delegação do Santa Cruz viajou para a Grécia e ficou oito dias em Atenas, treinando e fazendo turismo.
Enfim, seguiu para Bucareste, onde venceu a seleção da Romênia por 4x2 e terminou a excursão de forma espetacular, em Paris, ao empatar por 2x2 com o famoso Paris Saint Germain.

l


Ainda no ano de 1979, o Santa Cruz participou de um torneio internacional em Cameroun, na África, onde venceu a seleção local por 2x1 e empatou com o Paris Saint Germain por 1x1. No mesmo ano, no Recife, vitória de 4x0 sobre a seleção da Tchecoslováquia.

PRESTÍGIO NA ÁFRICA


A viagem à República do Gabão, na África, para participar de um torneio com apenas dois clubes, era sem dúvida uma prova inconteste da fama e do prestígio que o tricolor pernambucano deixara no Oriente Médio e Europa, onde se exibira fazia pouco mais de três meses.
Estava-se em pleno campeonato de 1979, mês de julho, quando surgiu o convite por intermédio da empresa  do famoso Elias Zacour, para o Santa Cruz fazer dois jogos na cidade de Lebreville (República do Gabão), enfrentando o anfitrião Chamanaux e o Paris Saint-Germain, da França, com o qual, aliás, o time do Arruda empatara por 2x2, na volta do Oriente Médio, com destino ao Brasil.
A delegação do Santa Cruz foi comandada por Aristófanes de Andrade, tendo como médico Amilton Crócia, técnico Evaristo de Macedo, massagista João de Maria, e os seguintes jogadores: Cláudio, Fraga, Deinha, Joel Mendes, Carlos Alberto Barbosa, Lula, Alfredo Santos, Pedrinho, Givanildo, Tião, Betinho, Ademar, Carlos Alberto, Jadir, Everaldo, Sidinho e Joãozinho.
A estreia dos pernambucanos foi a 13 de  julho, no Estádio Omar Buho, na cidade de Lebreville, contra o Chamanaux, ao qual derrotamos por 2x1, gols marcados por Cidinho e Everaldo. O time esteve assim formado: Joel Mendes; Carlos Alberto Barbosa, Lula, Alfredo Santos e Pedrinho (Tião); Givanildo, Betinho (Ademar) e Carlos Alberto Rodrigues; Jadir (Everaldo), Cidinho e Joãozinho.
A despedida foi em 15 de julho, contra o Paris Saint Germain, no Estádio Omar Buho. Casa cheia. As duas equipes brindaram o grande público com excelente partida e no final o placar de 1x1 fez jus ao encontro e à atuação dos dois times. Como a decisão do torneio teria que sair nesse jogo, houve a habitual cobrança de pênaltis. O Santa Cruz perdeu por 4x3, com o Paris Saint Germain ganhando o torneio. O time tricolor dessa última partida foi praticamente o mesmo da estreia. Estava cumprida, satisfatoriamente, mais uma etapa internacional.






Comentários