Futebol e Essa Coisa Toda



(Do futebol ao centenário do Country, dez notas).

LENIVALDO ARAGÃO


PAUTA CHEIA – É futebol que não acaba mais. Depois dos jogos de domingo tivemos Náutico 1 x Afogadense 1, segunda-feira, e Santa Cruz 2 x Salgueiro 1, ontem, terça, 11, pelo Campeonato Pernambucano, que marca para esta quarta, 12, Petrolina x Decisão, às 20h, em Petrolina, e Central x Vitória, também às 20h, em Caruaru.

TEM MAIS – Não fica nisso, pois nesta quarta, o Sport enfrenta o Brusque, na cidade catarinense do mesmo nome, às 19h15, e o Náutico encara o Toledo, em Toledo, no Paraná, às 21h30, ambos os jogos pela Copa do Brasil. Conforme o novo regulamento, partida única. Quem vencer se classifica para a segunda fase, sendo que os visitantes só precisam empatar, como aconteceu com o Santa Cruz, na Arena Pantanal, diante do Operário de Várzea Grande. O 0 x 0 manteve a Cobra Coral na disputa.

Depois do empate com o Afogados, Náutico joga pela Copa do Brasil (radiojornal.ne10uol)


É MOLE OU QUER MAIS? – Este é um ditado que faz parte do dia a dia do carioca, muito usado pelo saudoso Adilson Couto, egresso daquelas bandas, nas transmissões de jogos. Pois, se querem mais, a tabela da Copa do Nordeste marca para amanhã, 13, Santa Cruz x ABC, no Arruda, às 20h30. Já no Vianão, o Afogadense recebe o Atlético do Acre, às 21h30, pela Copa do Brasil. E vem aí Náutico x Sport, sábado, 15, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.

ARQUIBANCADAS VAZIAS – Com tanto jogo, não surpreende o fato de em grande parte dos jogos, principalmente no Estadual, as arquibancadas estarem vazias. Noutras épocas, numa partida em que disputasse a liderança, o Santa Cruz levaria bem mais do que os 3.554 torcedores que foram ao Arruda ver a Cobrinha derrotar o Salgueiro, nessa terça-feira. Isso ocorre também noutros Estados, onde, inclusive, há programas tipos como o extinto pernambucano Todos Com a Nota, que não existe mais.

Uma enormidade de espaços vazios (Folha PE)


CRIATIVIDADE – Faz-se mister, que já pensando no campeonato do ano que vem, a FPF, através de seu setor de marqueting, pense em alguma modalidade de atrair o torcedor, com a criação de prêmios, além de banir os delinquentes que só fazem afastar os homens de bem do futebol. Para isso a gente sabe que há necessidade de leis para valer e não apenas paliativos. Quem sabe se numa época como esta, levar alguns porta-estandartes de clubes de frevo ou de outras modalidades para mostrarem sua perícia, não seria uma boa? Agora, acabar com o Estadual, como muita gente pretende, nunca!

ANFITRIÃO – Em Brusque, onde o Sport joga mais tarde, o ex-goleiro Valdir (Appel), o e escritor, certamente entrará em contato com a turma do Leão. Desde que saiu a tabela da Copa Brasil, ele espera este dia. Em 1969 defendeu o rubro-negro pernambucano num período curto, uma vez que logo foi chamado de volta pelo Vasco. Numa das vezes em que esteve no Recife, aonde tem vindo frequentemente, acompanhei-o numa visita à Ilha do Retiro. Ver o Sport jogar em sua cidade é uma alegria para Valdir. O consagrado Ivo Sutter, há muitos anos vivendo em Caruaru, também nasceu lá. Idem seu filho, que milita no rádio local. Valdir é o presidente do Clube Esportivo Paysandu, onde sua família tem tradição. Seguindo os passos do pai e dos tios, Valdir jogou lá.

(Arquivo do Blog)


BEM-ESTAR – Brusque localiza-se na região de Blumenau e tem importantes fábricas de confecções.  Conta com 134.223 habitantes e, de acordo com o Índice de Governança Municipal, é a oitava melhor cidade do Brasil para se viver.

POCILGA? – Pegou muito mal o quiproquó causado pela situação de penúria em que se encontrava o vestiário, no Lacerdão, destinado ao Sport no recente jogo contra o Decisão. O técnico Guto Ferreira taxou-o de pocilga. A FPF agiu prontamente e interditou aquela dependência do estádio, até que seja recuperada.


GOL DO BRASIL – No campo do União, no bairro da Macaxeira, houve sábado, 8, o pontapé inicial do projeto social Gol do Brasil, que visa à promoção da educação e da cidadania através do esporte. Trata-se de uma parceria entre a Federação Pernambucana de Futebol, CBF e Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Cerca de 150 crianças estiveram presentes à aula inaugural.

PRESIDENTE DO CENTENÁRIO – Novo integrante está chegando ao Grupo dos Clubes Centenários de Pernambuco. Trata-se do British Country Club, aquele que é vizinho do Náutico, e que no dia 27 de abril festejará o 100º aniversário de fundação. Aliás, a festa já começou e domingo que vem (16), o clube fundado pelos ingleses que viviam no Recife no início do século passado, entram em clima de carnaval, com um desfile rumo ao Parque da Jaqueira. Vários torneios estão programados dentro da programação centenária, envolvendo futebol, tênis, beach tênis, vôlei, futevôlei e sinuca. O sempre animado desportista José Neves Filho, ex-presidente do Santa Cruz preside o Country atualmente. Assim, o Presidente Arretado dos tricolores,  passará para a história do clube dos ingleses, como o Presidente do Centenário.
José Neves, de Presidente Arretado para Presidente do Centenário do Country (Reprodução)


para desfilar pelas principais ruas dos bairros dos Aflitos e Jaqueira, dando o pontapé inicial nas ações comemorativas. A concentração está marcada para as 12h, na sede do British Country Club, com o desfile iniciando às 14h, ao som da orquestra


Comentários