Futebol e Essa Coisa Toda


(Dez notas sobre os mais diferentes assuntos)


O BONACHÃO – O paulista Renato Silva, um dos meus chefes na Rádio Clube de Pernambuco, nos verdes anos, costumava elogiar as pessoas gordas, como ele, dizendo que a ‘classe’ agrada porque todo gordo é bonachão. O técnico Guto Ferreira, que acaba de receber o bilhete azul, no Sport, enquadra-se nessa categoria. Simpático, elegante no contato com os jornalistas e torcedores, fez um vasto círculo de amizades em um ano de trabalho na equipe rubro-negra, a qual levou a levantar o Campeonato Pernambucano de 2019 e a sair da não muito confortável Série B do Brasileirão para a A. Acontece que a empatia entre Guto e a torcida estava rachando, haja vista aquela atitude de um mal-educado atirando-lhe um copo – de plástico, reconheçamos – de cerveja após o empate com o Vitória baiano pela Copa do Nordeste.

Guto Ferreira não suportou a pressão (Reprodução internet)


SEM REAÇÃO – Aquilo foi uma advertência a Guto sobre o fato de o próprio já não ser mais aquele, pelo menos na questão unanimidade. O time estava cansando seu povo pela sucessão de empates, como o 0 x 0 contra o Decisão, que levara duas surras por 4 x 0 do Afogados da Ingazeira e do Náutico. O treinador esforçava-se para mudar a situação, porém, a resposta era pífia por causa de um motivo que está à vista de todos: o Leão já não dá liga como dantes. A saída de Guilherme, por exemplo, enfraqueceu muito o poder ofensivo, isso só para citar um caso.   

A GOTA D’ÁGUA – Pernambuco entrou na Copa do Brasil 2020 com Afogados, Náutico, Santa Cruz e Sport. Os três primeiros passaram da primeira fase, mas o ex-time de Guto enrolou-se diante do Brusque, de Santa Catarina. O campeão pernambucano só precisava empatar para continuar na disputa, porém, foi derrotado. Feito que entrou para a história do Brusque, já robustecida com a conquista do título de campeão da Série D 2019 e do consequente acesso à Série C. O que se esperava é que o Sport tirasse de letra, o que não ocorreu. Pelo andar apressado de Guto rumo ao vestiário, depois da partida, dava para sentir que ele já tinha uma ideia do que estava para acontecer.

OUTRAS VÍTIMAS – Houve outros clubes tradicionais que caíram logo na primeira fase da Copa do Brasil. O Bahia foi eliminado pelo River de Teresina e o Coritiba foi despachado pelo Manaus.

VIVA O AFOGADOS – Talvez não se fizesse muita fé no Afogados. Isso para quem não acompanha direito o Campeonato Pernambucano. Não era muito almejar a passagem do time de Afogados da Ingazeira, da primeira para a segunda fase da Copa do Brasil. Agora, um solene 3 x 0 em cima do Atlético do Acre, mesmo o jogo sendo no Vianão, foi de enlouquecer a galera. O artilheiro Diego Ceará – fez dois gols – e sua turma mostraram do que são capazes.

Diego Ceará (lctsoccer.com.br)


AGORA É O GALO – Com a classificação à nova etapa, a Coruja agora vai encarar o Atlético Mineiro. A essa altura, o Galo já está informadíssimo sobre a equipe sertaneja, sobre a cidade etc. Ou seja, a Coruja entra na fase chiquê e passa a ser notícia nacional.

RESPEITEM TOTY – Torcedor é movido, sobretudo, pela emoção, mudando do elogio à crítica e à ofensa, de um momento para outro. O lateral Toty viveu essa bipolaridade no curto espaço de três dias. Terça-feira (11), no jogo Santa Cruz 2 x 1 Salgueiro, ele deu uma farrapada que proporcionou ao Carcará abrir o placar no primeiro minuto de bola rolando. Viveu 90 minutos de inferno astral. Não podia pegar na bola, que era vaiado. 

Toty está reabilitado (Foto reprodução internet)

Nesta quinta (13), o Santa Cruz estava empatando em 0 x 0 com o ABC, no Arruda, pelo Nordestão. O empate já estava na contabilidade de todos, quando aos 48 minutos do segundo tempo, portanto, na última volta do ponteiro, a galera explodiu. Bola no barbante, gol do Santa Cruz. De quem? De Toty, cujo nome passou a ser gritado a plenos pulmões, de canto a canto do Mundão. Bem que dizia o poeta paraibano Augusto dos Anjos: “A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS – O reduzido (pelas autoridades competentes) Estádio Eládio de Barros Carvalho, o popular Aflitos, recebe neste sábado (15), o segundo Clássico dos Clássicos do ano. No primeiro, pelo Estadual, houve empate de 1 x 1. Agora é pela Copa do Nordeste. Jogo marcado para 18h, com arbitragem de Wagner Roway, da Paraíba. O Náutico é o terceiro colocado do Grupo B, com 4 pontos – 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. O Sport é o segundo do B, com 5 pontos – 1 vitória e 2 empates. O Timbu está empolgado com a vitória sobre o Toledo (2x0) e o Leão encabulado com a derrota para o Brusque (1x2), ambos os jogos pela Copa do Brasil.




MAIS NORDESTÃO – Sábado (15): Ceará x Bahia, 16h; América-RN x CRB, 16h; e Confiança x River, 20h. Domingo (16): Vitória-BA x Frei Paulistano-SE, 18h; e CSA x Botafogo-PB, 18h. Segunda (17): Imperatriz x Fortaleza, 20h.

SOMBRINHA E BOLA EM CARUARU – A Capital do Agreste vive um fim de semana festivo. Começa neste sábado (15) com o Carnaval da Sucata, uma prévia carnavalesca que enche de gente uma parte do centro da cidade. Começou com uma brincadeira entre frequentadores da antiga mercearia do saudoso Pedrinho Sucata, na Rua João Condé. Hoje, a Confraria Sucata é tocada pela viúva de Pedrinho, Dona Helena, e pelos filhos Byron e Brivaldo. E a festa continua.



O fim de semana festivo em Caruaru prossegue amanhã (16) com o jogo, retardado da quarta rodada do Campeonato Pernambucano, envolvendo o Central e o Santa Cruz. A Patativa ainda respira a tranquilidade causada pelo seu primeiro triunfo no Estadual, contra o Vitória, e a Cobra Coral procura manter os cem por cento de aproveitamento. O Santa Cruz é líder, com 12 pontos e 4 vitórias em 4 jogos; o Central, também com 4 jogos, está em 7º lugar, com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.



Comentários