FUTEBOL VISTO PELOS INTELECTUAIS


“É o reino da lealdade humana exercida do ar livre.”
Antônio Gramsci

“O futebol caracteriza-se pelo prazer da elasticidade, da surpresa, da retórica, que lembra passos da dança e fintas de capoeira.”
Gilberto Freyre

Gilberto Freyre


“Futebol, o esporte das multidões. Cada vez menos esporte e menos multidões.”
Millôr Fernandes

Millôr Fernandes


“Para os de sensibilidade, e que têm a coragem de se irmanar com o homem da rua, o futebol não é o gesto gratuito que muitos imaginam, mas um território poético, imenso manancial do poder de criação humana no retorno à pureza da infância. É um cometimento estritamente estético com os supremos ingredientes da arte: ritmo, harmonia inventiva, movimento, incursão no tempo e no espaço, equilíbrio e plasticidade.”
Wladimir de Carvalho

“O fato é que, entre nós, futebol é democracia. Todos iguais perante ele, ainda que desiguais perante as leis.”
Betty Milan

“Foi o futebol que permitiu uma visão mais positiva e generosa de nós mesmos num plano realmente nacional e popular, como nenhum livro, filme, peça teatral, lei ou religião jamais realizou.”
Roberto da Matta

Roberto da Matta


“O futebol é um aparelho ideológico do Estado. Reproduz as condições econômicas, políticas e sociais capitalistas. Trabalha em silêncio, com uma pretensa neutralidade, o que significa um comprometimento. Mistifica as relações de produção, legitimando o capitalismo.”
Roberto Ramos

“Enquanto esporte-rei, é uma das mais convincentes sínteses sociológicas do conjunto de relações dominantes na história da nossa formação.”
Maurício Murad

“Os gols que se convertem, no futebol, são os gols contra os dominados.”
Gerhard Vinnai
(Do livro 90 Minutos de Sabedoria – A Filosofia do Futebol em Frases Inesquecíveis, do jornalista IVAN MAURÍCIO)   





Comentários