O ‘dono’ do América



América Futebol Clube e Teófilo Sérgio da Silva. Um encarnava o outro. Durante mais de 60 anos, Seu Teófilo vivenciou o dia a dia do Campeão do Centenário. Mais da metade desse tempo, morou no clube, na Estrada do Arraial, bairro de Casa Amarela. 



Era prazeroso ouvi-lo relatar alguns dos muitos capítulos da história alviverde, que vivera ou presenciara. Certa vez eu queria saber do presidente João Antônio Moreira se no clube havia determinada foto. “Não sei não. Fale com o dono do clube. Se ele não souber, ninguém mais sabe”, disse-me o dirigente, apontando para o guardião do Alviverde, que respondia ao elogio com um recatado sorriso.

Mesmo depois de aposentado, exigia que o filho Sandro, que o substituiu, o levasse aos domingos pela manhã à sede americana. Dava uma volta pelo salão e demais dependências, voltando a respirar aquele ar que lhe fazia rejuvenescer espiritualmente. Se visse alguma coisa fora do lugar, não dispensava um esporro no coitado do Sandro.

Seu Teófilo morreu em 9 de outubro de 2017, com 93 anos. 

A foto que ilustra este texto mostra nossa última conversa, na festiva noite de 12 de abril de 2014, na comemoração do centenário do América.

Comentários