SELEÇÃO CACARECO 02: De Sul-Americano para Copa América




Brasil no primeiro Campeonato Sul-Americano (Pintenet)

O Campeonato Sul-Americano foi disputado pela primeira vez em 1916, na Argentina, incluído que foi na programação do primeiro centenário da independência do país, proclamada em 9 de julho de 1816. Participaram Uruguai (campeão), Argentina (2º), Brasil (3º) e Chile (4º).

Todos os jogos foram realizados no estádio do Gymnasio y Esgrima, em Buenos Aires, tendo o Brasil obtido dois empates e sofrido uma derrota em três jogos. O torneio apresentou estes resultados:
Uruguai 4 x 0 Chile
Argentina 6 x 1 Chile
Brasil 1 x 1 Chile
Brasil 1 x 1 Argentina
Brasil 1 x 2 Uruguai
Argentina 0 x 0 Uruguai

Foi a primeira competição de futebol, no mundo, reunindo seleções nacionais.
Aproveitando a oportunidade, por sugestão do jornalista e político uruguaio Héctor Rivadavia Gómez foi criada a Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol. Isso aconteceu 44 anos antes do surgimento da Uefa, a entidade que agrupa o futebol europeu e que só foi fundada em 1960.

A partir de 1975, com a inclusão de países das Américas do Norte e Central, o Sul-Americano passou a ser chamado Copa América. Sua disputa ocorre a cada dois anos.

FRUSTRAÇÃO E ALEGRIA
Em 1957, a Argentina sagrou-se campeã do Sul-Americano realizado no Peru e deixou seu público animado para a Copa do Mundo, na Suécia, programada para o ano seguinte. Fracasso total, uma vez que nossos vizinhos não passaram da primeira fase e viram o arquirrival Brasil sagrar-se campeão mundial pela primeira vez.

Organizadora do Sul-Americano seguinte, o de 1959, após o triunfo no Peru, a Argentina carregou nos ombros a responsabilidade de dar uma resposta a seus “hinchas”, em função do desastre no Mundial de 1958.

Os campeões sul-americanos de 1957 passaram uma borracha na hecatombe em gramados suecos, e passaram a alimentar o sonho do bicampeonato continental, aproveitando o fato de jogarem em casa.

Objetivo alcançado. Assim, a dona da festa, depois de um empate por 1 x 1 com o Brasil, deu a volta olímpica no Estádio Monumental de Nuñez. Vantagem de um ponto (11 x 10) para o vice-campeão, Brasil. Vejamos a classificação final:
1º) Argentina, 11
2º) Brasil, 10
3º) Paraguai, 6
4º) Peru, 5
5º) Chile, 5
6º) Uruguai, 4
7º) Bolívia, 1

Os jogos da seleção campeã:
Argentina 6 x 1 Chile - V
Argentina 2 x 0 Bolívia - V
Argentina 3 x 1 Peru - V
Argentina 3 x 1 Paraguai - V
Argentina 4 x 1 Uruguai - V
Argentina 1 x 1 Brasil - E

Jogos do vice-campeão:
Brasil 2 x 2 Peru - E
Brasil 3 x 0 Chile - V
Brasil 4 x 2 Bolívia – V
Brasil 3 x 1 Uruguai - V
Brasil 4 x 1 Paraguai - V
Brasil 1 x 1 Argentina – E

O Brasil participou com praticamente a equipe que tinha conquistado a Copa do Mundo no ano anterior. Para se ter ideia, na estreia contra o Peru, empate de 2 x 2, gols de Didi e Pelé (BRA), e Seminário (2) (PER), a equipe canarinha, comandada por Vicente Feola, o técnico campeão mundial, tinha esta escalação:
Ataque do Brasil em 1959, na Argentina: Dorval, Didi, Henrique, Pelé e Zagallo (CBF)


Castilho/Fluminense) – no decorrer da competição perdeu a posição para Gylmar/Santos
Paulinho de Almeida/Vasco Bellini/Vasco, Orlando/Vasco
Nilton Santos/Botafogo (Coronel/Vasco)
Zito/Santos
Didi/Botafogo
Dorval/Santos – mais tarde entrou Garrincha/Botafogo
Hennrique/Flamengo
Pelé/Santos (Almir/Vasco)
Zagallo/Botafogo.

POR QUE CAMPEONATO EXTRA?
No mesmo ano em que a Argentina sagrou-se bicampeã ao levantar o XXVI Campeonato Sul-Americano, em 24 de julho, Guayaquil, o centro   comercial   do   Equador, inaugurou o Estádio   Modelo, hoje chamado de Alberto   Spencer, em homenagem a um dos maiores ídolos do futebol do país, o qual, curiosamente, defendeu as seleções de sua Pátria e do Uruguai, onde ainda hoje é lembrado.

Com capacidade para 42 mil pessoas, foi entregue ao público com um quadrangular envolvendo o Emelec (campeão) e o Barcelona, locais, o uruguaio Peñarol e o argentino Huracán.

Todavia, os dirigentes locais acharam que a nova praça de esportes merecia um evento mais significativo. Propuseram à Conmebol a realização de um Campeonato Sul-Americano em caráter extraordinário, tendo sido atendidos. Foi aí que Pernambuco entrou. Esta história será contada na próxima reportagem.

Comentários