Teleconferências, uma novidade para os árbitros

Ex-árbitro Sebastião Rufino Filho, presidente da Ceaf-PE (Reprodução internet)




Não se sabe quando, mas espera-se que um dia a bola volte a rolar institucionalmente em Pernambuco. E quando isso acontecer, os árbitros não serão pegos de surpresa. Embora cumprindo o isolamento determinado pelas autoridades e pelo bom senso, a turma do apito está em plena atividade, aperfeiçoando-se teoricamente e evitando aumentar de peso por causa da ociosidade.

O presidente Sebastião Rufino Filho e os outros dois membros da Ceaf (Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol), Erick Bandeira e Francisco Domingos realizam teleconferências semanais, nas quais diversos lances, principalmente os mais polêmicos são analisados.

– Há aquela situação de bola na mão e mão na bola, por exemplo. Então, o assunto é discutido – afirma Erick Bandeira, ex-assistente da Fifa.

Afora isso, vídeos de jogos são colocados à disposição de todos, via internet, para que eles procurem se aperfeiçoar e possam apresentar suas dúvidas ou interpretações nas teleconferências.

A preparação física não está esquecida e os árbitros recebem instruções emanadas da CBF sobre a realização de exercícios em espaços reduzidos.

Comentários